Pirâmide Alimentar Infantil

Share Button

Pirâmide Alimentar Infantil

O desenvolvimento saudável de uma criança necessita de diversos fatores para acontecer, como o sono, o estímulo às mais diversas habilidades, o estudo, o aprendizado e, claro, a alimentação. A dieta perfeita para o amadurecimento das crianças é diferente da dieta ideal para os adultos, que, em uma fase da vida diferente, necessitam de alimentos diferentes para se manterem saudáveis. A pirâmide alimentar infantil é a forma mais simples e explicativa de saber quais alimentos são fundamentais na dieta dos pequenos.

 

O que é Pirâmide Alimentar?

Pirâmide Alimentar InfantilMas, afinal, o que é de fato a pirâmide alimentar? Nada mais é do que uma divisão dos diversos tipos de alimento em seis diferentes grupos, sendo que os alimentos da base devem ser ingeridos com frequência, enquanto que aqueles que estão no topo devem ser consumidos em menor quantidade, indicando a maneira mais correta de se alimentar de uma forma balanceada, nutrindo o corpo com tudo o que é necessário para uma vida saudável. Para as crianças isto é ainda mais importante, já que seus corpos estão em pleno desenvolvimento e necessitam das mais diversas vitaminas para que isso se dê da melhor forma possível. Confira abaixo os seis grupos alimentares e os nutrientes presentes em cada um deles.

 

Alimentos Energéticos

 

Carboidratos

Pirâmide alimentar carboidrato - TricaeOs alimentos com carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo humano, com isso, eles devem ser consumidos em várias refeições ao longo do dia. Alguns exemplos desses alimentos são: cereais, arroz, macarrão, batata, mandioquinha, lentilha e maçã.

 

Os carboidratos podem ser divididos em dois grupos, os carboidratos simples, que são aqueles alimentos que rapidamente são absorvidos pelo organismo, como açúcar refinado, arroz, mel e pães. O outro grupo são os carboidratos complexos, que ao contrário dos simples, são digeridos mais lentamente e oferecem uma sensação de satisfação por mais tempo. Estes carboidratos estão presentes em alimentos como bananas, grão de bico, maçãs e outros, além disso, são mais nutritivos e ricos em vitaminas e fibras.

 

Gorduras

Pirâmide alimentar gordura - TricaeApesar de, em nossa cabeça, a palavra gordura remeter a alimentos de baixo valor nutritivo e que possuem características negativas para o nosso corpo, é importante consumir uma pequena quantidade ao longo do dia, pois ela também é responsável por fornecer energia para o crescimento e ajudam na formação dos hormônios. Como a gordura é um alimento muito calórico, ela não deve ser consumida em excesso, pois pode causar obesidade. Os principais alimentos ricos em gordura são: manteiga, óleo, açúcar, chocolate, amêndoas, castanhas e outros.

Alimentos Reguladores

 

Vegetais

Pirâmide alimentar vegetais - TricaeUma das fontes alimentícias mais importantes em uma dieta, os vegetais são responsáveis por fornecer fibras, vitaminas e minerais, fundamentais para o desenvolvimento e crescimento adequado do corpo dos pequenos. O ideal é que os vegetais sejam ingeridos nas três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e janta). Alguns exemplos desses alimentos são: Alface, cenoura, pepino, couve, rúcula e etc.

 

Frutas

As frutas também são alimentos fundamentais na dieta de qualquer pessoa, principalmente as crianças, já que fornecem fibras, vitaminas e minerais para o corpo. As frutas devem ser consumidas diariamente, desta forma, o corpo absorve todas as vitaminas necessárias. São a melhor opção para lanches, sobremesas e sucos. Existem diversos tipos de frutas, que podem agradar aos mais diversos tipos de gostos, alguns exemplos são: laranja, maracujá, morango, melancia, uva e outras.

 

Alimentos Construtores

 

Laticínios

Os laticínios são fundamentais no crescimento das crianças, já que são ricos em cálcio e oferecem os nutrientes necessários para uma boa formação dos ossos. Algumas crianças apresentam certa intolerância à lactose, por isso, os laticínios podem ser substituídos por outros alimentos ricos em cálcio, como folhas verdes, sardinha, salmão, brócolis e outros. Além disso, alguns suplementos específicos podem suprir a ausência dos nutrientes providos pelo leite, mas, tudo deve ser feito sob os cuidados de um especialista, nunca por conta própria.

 

Proteínas

Pirâmide alimentar proteína - TricaeEstes alimentos são a principal fonte de proteína para a nossa alimentação. As proteínas são fundamentais por fornecem nutrientes que ajudam no crescimento e no fortalecimento do nosso corpo. As principais fontes de proteína de nossa dieta são carnes, ovos e feijões e devem ser consumidas nas principais refeições do dia, como o almoço e jantar, por exemplo.

Alimentação Saudável

A alimentação das crianças deve ser rica em todos os nutrientes citados acima e, como as crianças sempre se espelham em seus pais e em suas atitudes, os responsáveis também devem se esforçar para manter uma dieta saudável, afinal, as crianças vão observar a alimentação dos pais e vão desejar comer as mesmas coisas. Por isso, a educação alimentar é fundamental dentro de casa.

 

Evitar alimentos industrializados é a melhor maneira de prevenir a obesidade, por isso, opte por alimentos mais naturais, como vegetais e frutas, por exemplo. Mantenha as frutas frescas e lavadas em casa, para facilitar o acesso dos pequenos aos alimentos. Faça refeições à mesa, com horários definidos, para manter uma rotina sadia para a criança. Por fim, incentive que seu filho faça atividades físicas regularmente para equilibrar a ingestão e a queima destes nutrientes, além de colaborar para o desenvolvimento dos ossos, dos músculos e da coordenação motora.

 

Uma infância saudável é garantia de um adulto feliz e perfeitamente formado, que vai ter todas as condições de realizar suas tarefas e atividades tranquilamente. E você, mamãe e leitora, costuma planejar a alimentação dos seus pequenos? Sabe se ele está ingerindo os nutrientes necessários para seu desenvolvimento? Comente abaixo como funcionam as refeições no seu lar. Até a próxima!

 

Share Button