O que você sabe sobre ter medo de escuro?

Entenda quais atitudes dos adultos que podem contribuir para aumentar o medo do escuro dos pequenos e de onde surge esta insegurança.

Share Button

O que você sabe sobre ter medo de escuro?

 

Todas as pessoas têm medo de alguma coisa, seja de animais como aranhas, baratas, cobras, tubarões, de situações com muita gente, de altura, de avião, de doenças, do escuro, entre muitos outros. O medo de escuro é o mais comum entre as crianças e até mesmo alguns adultos não sentem-se a vontade num ambiente assim. Por isso a maioria dos quartos infantis tem iluminadores noturnos que são encaixados na tomada não deixam o quarto muito claro, apenas com uma iluminação suave para que a criança sinta-se segura para dormir sozinha, afinal esta é a queixa de muitas quando pedem para dormir com os pais.

 

O medo que nós seres humanos temos pela escuridão surgiu quando ainda não existia energia elétrica e principalmente camponeses ficavam sabendo ou vivenciavam situações de perigo durante a noite. Ficar no escuro é sinônimo de vulnerabilidade para muitos pois não se enxerga o que tem por perto e qualquer barulho é entendido como uma ameaça, deixando a pessoa bastante tensa. O maior problema do escuro, na realidade, é que cria um ambiente propício para imaginar coisas, principalmente as ruins como imaginar monstros, bruxas ou outras coisas e personagens que amedrontam as crianças. As sombras, por exemplo, podem tomar forma de muitas coisas dependendo da imaginação de cada um.

 

Deve-se prestar atenção se o medo persiste ou intensifica, pois pode atrapalhar a vida da criança ao longo do seu crescimento. O medo é normal quando surge de estímulos reais de ameaça à vida já que nada mais é do que uma reação do corpo para nos deixar atentos ao perigo, tanto que todos os sentidos ficam aguçados, o batimento cardíaco fica mais forte e a respiração acelerada. Se isso virar uma obsessão é interessante procurar ajuda de um especialista.

 

Os pais, para confortar o filho que não consegue dormir, acabam acolhendo-o porém esta não é a melhor opção para acabar com o medo do pequeno, pois pode deixá-lo mal acostumado e criar uma necessidade de dormir na cama dos pais diariamente. Esta característica pode ser decorrente de traumas inconscientes que a criança sofreu quando menor ou pode ser passada de geração para geração por meio de musicas de ninar falando de bicho papão, boi da cara preta, histórias do homem do saco e outras coisas que fazem com que as crianças obedeçam aos pais. Isso tudo é um erro porque a criança fica insegura e pode acarretar um trauma que pode ser levado para a vida adulta.

O que você sabe sobre ter medo de escuro?A melhor coisa a fazer é conversar com seu filho para saber a razão do medo de ficar sozinho em seu quarto infantil e explicar que nada de ruim vai acontecer com ele com você por perto. Passe segurança para ele e ensine-o a confiar em si mesmo. Se for o caso, crie personagens do bem ou identidades secretas para que ele sinta-se poderoso contra os vilões imaginários. É uma maneira divertida e eficaz de lidar com o problema.

Share Button