O esporte ideal para cada idade da criança

Pintou aquela dúvida na hora de escolher em qual esporte matricular seu filho? Separamos aqui algumas dicas para te ajudar a tomar a decisão certa e conhecer o esporte ideal para cada idade da criança.

Share Button

esporte ideal

A prática de exercícios físicos é muito importante em todas as fases da vida e, durante a infância, ensina as crianças a se esforçarem e a lidarem com fracassos, além de desenvolver a coordenação motora.

No entanto, as atividades devem ser praticadas com moderação para não afetar o desenvolvimento e crescimento dos pequenos. Pintou aquela dúvida na hora de escolher em qual esporte matricular seu filho? Separamos aqui algumas dicas para te ajudar a tomar a decisão certa e conhecer o esporte ideal para cada idade da criança.

Até os três anos

Nessa fase, o mais importante é ensinar as crianças a brincarem. Ou seja, quanto mais naturais forem os movimentos, melhor. Vale pular corda, caminhar, correr e dar muita cambalhota! Outra opção é a natação: o esporte pode ser praticado desde os primeiros meses de vida e permite que o bebê tenha uma sensação similar com aquela do útero da mãe.

Dos três aos cinco anos

Para essa faixa etária, o ideal é evitar esportes coletivos ou com muitas regras. Como as crianças ainda não conseguem se concentrar numa coisa por muito tempo e ainda não possuem todas as funções motoras formadas, vale investir nas artes marciais: Judô, Caratê e Tae-Kwon Do. Atletismo, balé, ginástica artística e bicicleta (com ou sem rodinhas) também são ótimas escolhas.

Dos seis aos onze anos

Ótima hora para matricular os pequenos nas escolhinhas de esportes! Nessa fase, é importante que as crianças aprendam técnicas e regras, além de conhecerem suas aptidões e estimular a competitividade. Esportes que usam bola, como vôlei, futebol, basquete e handebol, são ótimos para ensinar como trabalhar em equipe.

Dica: Os especialistas sugerem que as crianças não foquem em apenas uma prática esportiva. Vale aplicar um rodízio de atividades, assim, seu filho vai poder experimentar e descobrir exatamente o que gosta, além de ter a oportunidade de desenvolver todas as suas habilidades. Antes de matricular o pequeno, preste atenção para ver se os equipamentos são seguros, se há instrutores suficientes para a quantidade de crianças e faça aulas-teste para ver como ele (e você) se sente.

Gostaram? Confira aqui a nossa seleção de tênis esportivos para a criançada se exercitar com muito conforto e segurança:

[easingslider id=”13365″]

Btn_Veja-mais

Fonte: Baby Center; Revista Crescer

Share Button