Doulas: um guia básico para as grávidas

Presentes há muito tempo na vida das grávidas, a doula é uma pessoa que auxilia a mulher antes, durante e depois do trabalho de parto. É um ponto de apoio para sanar dúvidas, acalmar as angústias e medos. “É uma profissão?”, “A doula pode ir ao hospital comigo?”, “Onde posso encontrar uma doula?”. Respondemos essas dúvidas e muitas outras nesse post, é só clicar para conferir.

Share Button

As doulas estão presentes há muito tempo na vida das grávidas, apesar de só terem ganhado “fama” nos últimos anos. Isso se deve ao fato de que as mulheres estão buscando alternativas para ter um parto o mais confortável possível. Para as mamães que buscam um parto humanizado, as doulas são uma ótima ajuda.
 
Pensando principalmente nas mamães de primeira viagem, que têm muitas dúvidas e receios na primeira gestação, reunimos nesse post todas as informações necessárias para que você conheça tudo sobre as doulas, que estão sendo cada vez mais valorizadas e procuradas por gestantes.

 

Quem são as doulas?
A doula é quem auxilia a grávida antes, durante e depois do parto. Ela é um ponto de apoio, além do médico. Tira dúvidas, orienta e oferece as melhores opções para um parto tranquilo. Durante o trabalho de parto ela acalma a gestante e usa técnicas de massagem para alívio da dor – algumas também utilizam de aromaterapia, cromoterapia e afins. Após o parto a doula ajuda nos cuidados nos primeiros dias com o bebê. Vale salientar que ela não realiza nenhum procedimento médico, nem toma decisões pela mulher.
 
É uma profissão?
“Doula” não é reconhecida como uma profissão e sim como ocupação. Mesmo com seu acompanhamento, é necessário ir ao médico, visto que a doula observa a evolução da gravidez apenas por fora. Ela não pode pedir exames de ultrassonografia, por exemplo.
 
Qualquer pessoa pode ser uma doula?
Sim e não. Não é preciso ter formação na área da saúde para praticar essa ocupação, mas é preciso fazer um curso preparatório. Nele a pessoa vai aprender na teoria e na prática como é acompanhar a grávida durante todos os momentos.
 
Preciso de uma doula?
Essa é uma decisão que depende apenas de você. A doula é uma pessoa que estará disponível 24 horas por dia para resolver suas dúvidas, mas não é um requisito obrigatório nem uma garantia de que você tenha o parto que sempre sonhou. As chances são maiores e é ela quem poderá te dar mais amparo na hora da dor, do medo e da insegurança. Por mais que seu companheiro ou companheira esteja ao seu lado, é difícil imaginar qual o apoio que você precisa naquela hora, já a doula tem experiência no assunto e pode fazer a diferença.
 
Onde posso encontrar uma doula?
Assim como o seu médico, a doula precisa ser uma pessoa em quem você possa confiar. Se você conhece alguém que teve esse tipo de ajuda, peça o contato. Se não, existem sites especializados que podem te indicar uma doula mais próxima de você.
 
Quanto custa ter esse acompanhamento?
Não existe um valor médio. Cada doula estipula um preço e existem até aquelas que são voluntárias.
 
A doula pode ir ao hospital comigo?
Se você deseja ter seu bebê no hospital, é preciso verificar qual é a política interna. Alguns hospitais proíbem a entrada de doulas na sala de parto, outros permitem com restrições e outros não veem problema. No Brasil não há uma lei federal que libere o acompanhamento da doula no trabalho de parto, por isso cada lugar tem um regra diferente. Procure saber se no seu estado ou na sua cidade existe alguma lei a respeito disso.
 
Atenção: Lembre-se sempre que o acompanhamento da doula não substitui o do médico.
Ficou com mais alguma dúvida? É só deixar aqui nos comentários, vamos procurar te ajudar.
 
 

Share Button