Amamentação: livre demanda ou rotina?

Conheça mais sobre os dois métodos

Share Button
Foto: Shutterstock

As mamães de primeira viagem ficam cheias de dúvidas quando o assunto é amamentação. Por isso, explicamos aqui como funcionam os dois métodos mais populares de aleitamento materno: a rotina e a livre demanda.

O que é livre demanda?

A amamentação por livre demanda consiste em amamentar o bebê sempre que ele ou a mãe quiserem. Às vezes, as mães podem ficar com os seios muito cheios de leite e, nesses momentos, elas podem oferecê-los ao pequeno.

Além de não controlar a frequência da mamada, na amamentação por livre demanda também não é controlado quanto tempo a criança ficará em cada seio. A orientação é que o bebê esgote um seio e só depois passe para o outro.

* Preços sujeitos a alteração.

Como é a rotina?

A rotina rígida é determinada pelos pais e especifica exatamente quando e durante quanto tempo o bebê deve mamar. Os horários podem ser decididos por você, com base nos ritmos naturais do pequeno, ou podem obedecer a uma rotina sugerida por um especialista. A amamentação nesse caso acontece a cada três horas e a duração de cada mamada é determinada pelo pediatra.

Por impor uma certa ordem e ritmo, a rotina acalma e dá segurança ao bebê, pais e cuidadores. Para os papais e mamães de primeira viagem, a rotina oferece a promessa de que a criança dormirá, comerá e brincará o suficiente. Além disso, os pais terão horários previsíveis de sono e descanso.

* Preços sujeitos a alteração.

Qual é melhor?

Por partirem do princípio de que cada criança tem seu ritmo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde recomendam a prática da amamentação em livre demanda.

Alguns pais optam pela rotina mista. Ou seja, apesar dos horários determinados para as mamadas, banho e dormir, eles não precisam ser seguidos à risca. Esse método pode ser o meio-termo ideal para os pais que tentaram seguir rotinas fixas e acabaram relaxando, ou que começaram com a livre-demanda, mas sentiram falta de mais regras.

* Preços sujeitos a alteração.

btn_veja-mais

Share Button