Alerta: os sucos de caixinha podem trazer graves problemas ao seu filho

Os sucos de caixinha, presentes em muitas lancheiras de crianças e nas mesas de refeições pelo mundo todo não são saudáveis como aparentam ser. Por trás daquelas embalagens coloridas, com ilustrações de frutas e mascotes fofinhos, existe uma bomba de açúcar que é muito prejudicial à nossa saúde. Confira esse e outros alimentos com alto teor de açúcar e saiba por que eles merecem nossa atenção.

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alerta ao sucos de caixinha

Já falamos aqui no blog o quão importante é uma alimentação saudável, seja para as gestantes, mães que estão amamentando, crianças, enfim todo mundo, né? Já demos dica de lanches saudáveis para colocar na lancheira das crianças e em como o transtorno alimentar muitas vezes tem início ainda na infância, tudo isso para deixar vocês mais informadas e hoje não seria diferente, vamos falar de algo que costuma estar presente nos itens da dispensa da cozinha e na lista de compras de muita gente por aí, principalmente quando tem crianças em casa: os sucos de caixinha.

 

Falando nele, você deve estar se perguntando, depois de ler o título do post, o que afinal seria tão alarmante nos sucos de caixinha, não é? Mas saiba que por trás de uma embalagem fofa, com desenhos de frutas e indicação de vitaminas e nutrientes pode estar escondido, com letras bem pequenas, informações que são muito importantes quando o quesito é alimentação saudável, como por exemplo, o nível de açúcar que ele contém.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou, no último dia 4 de março, uma guia com recomendações de como reduzir o consumo de açúcar e alerta que por dia devemos ingerir no máximo 50g. E quando falamos em 50g não podemos pensar apenas no açúcar que colocamos nas nossas refeições, mas também no açúcar que já está presente em muito outros alimentos.

 

Grande parte do açúcar que consumismos diariamente estão “escondidos” nos mais variados alimentos ultraprocessados, como refeições prontas, temperos, refrigerantes, mel, xaropes e afins. Além deles outros alimentos já possuem açúcar, como frutas, verduras, legumes e leite fresco, mas se você já está se perguntando se vai ter que diminuir a quantidade destes alimentos também pode ficar tranquila, pois esses alimentos não precisam ser restritos, muito pelo contrário, esse alimentos são benéficos a nossa saúde e seu consumo deve ser estimulado pelos papais e mamães de plantão aos seus filhos.

 

A OMS criou o guia “Ingestão de açúcares por adultos e crianças” , pois possui dados alarmantes sobre as causas de mortalidade que mostram que má alimentação e falta de exercício físico são a causa de muitas delas e para tentar combater essa estatística fez um estudo sobre quão prejudicial é a ingestão excessiva de açúcar para nossa saúde.

 

Conheça os problemas causados pela ingestão excessiva de açúcar

• Aumento de peso;
• Maior risco de contração de doenças não transmissíveis;
• Cáries dentárias.

 

Voltando ao suco de caixinha e nosso alerta, fomos pesquisar mais a fundo sobre o queridinho das lancheiras escolares e verificamos que o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) realizou um teste com 31 marcas de sucos e verificou que a maioria deles contém doses exageradas de açúcar – cerca de 27g – e ainda, grande parte deles possuem rótulos atrativos para crianças e pouca dose de fruta.

 

O suco de caixinha é apenas um exemplo de alimento que contém alto de teor de açúcar, mas ele não é o único, conheça mais alguns.

Alimentos com alto teor de açúcar

 

Agora acho que vocês entendem o motivo da nossa preocupação e alerta, não é? Os sucos de caixinha, aparentemente, parecem ser uma opção saudável, pois são de frutas, mas como deu para notar eles são bombas de açúcar que fazem muito mal para a saúde dos pequenos. Maaaas agora que vocês já sabem e estão bem informadas sobre o assunto poderão pensar em outras opções de bebidas para os pequenos, como sucos feitos com polpa de frutas, trocar o suco artificial por água+fruta, ou então preparar uma boa quantidade de suco natural e congelar, retirar o suco da geladeira uma hora antes do pequeno ir para a escola irá garantir que até a hora do recreio o suco esteja descongelado. Se você tiver mais alguma ideia de bebida saudável que podemos colocar na lancheira do pequenos nos conte, iremos adorar saber.

 
Fontes: OMS, Guia de Ingestão de açúcares por adultos e crianças, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Lab São Matheus e Jornal O Globo.

 
 
 
 

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