Psicomotricidade na Educação Infantil

A psicomotricidade é fundamental na educação infantil. Conheça mais sobre esta ciência que é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, aqui na Tricae. Tire suas dúvidas, aprenda sobre o assunto e participe deixando seu comentário com sugestões, críticas e questionamentos. Confira!

Share Button
Psicomotricidade na educação infantil header - Tricae
Foto: Shutterstock

A psicomotricidade estuda o ser humano por meio do movimento de seu corpo em relação ao seu mundo interno e externo. Três pilares a constituem: o movimento, o intelecto e o afeto.

O que é?

Apesar de a palavra psicomotricidade causar estranhamento, já que não é ouvida todos os dias, essa ciência se faz presente diariamente na vida dos pequenos. Um exemplo? As amadas ou temidas aulas de educação física na escola.

Andar, correr, saltar, noções espaciais e outras habilidades são desenvolvidas na infância. E é aí que a psicomotricidade entra para estimular as percepções do pequeno. Muito além de diversão! 😉

Ofereça espaços e oportunidades para a criança realizar atividades e experimentar novas sensações e situações. Isso irá contribuir para a saúde da criança, além de torná-la independente e confiante logo em seus seus primeiros passos para organizar seu próprio mundo através de seu corpo.

A importância da psicomotricidade

A psicomotricidade age na parte física, mental e afetiva dos pequenos. Algumas crianças apresentam dificuldades em assimilar certos conteúdos e a causa desses problemas pode estar relacionada ao desenvolvimento inadequado de suas capacidades psicomotoras.

Os aspectos sociais, biológicos e psicológicos envolvidos nessa ciência, realizando transformações qualitativas para os pequenos. Ou seja, o desenvolvimento psicomotor envolve diversos tipos de aprendizagem, aprofundando e expandindo a experiência individual de cada criança.

Estimule o pequeno

Esquema Corporal

  • Trabalho com espelho: as crianças ficam lado a lado de pé, observando e nomeando as diversas partes do corpo e dizendo suas funções.
  • Desenhar partes do corpo, recortar e montar bonecos com elas.

Lateralidade

  • Telefone sem fio.
  • Pegar um cone ou um papel e transformá-los em binóculos.
  • Conduzir uma bola com os pés e chutá-la.

Orientação espacial

  • Mímicas.
  • Correr em diversas direções, para o lado, para trás etc.

Orientação temporal

  • Fazer o uso de cartazes com dias do mês e também da semana.
  • Atividades rítmicas.
  • Dança das cadeiras.

 

* Preços sujeitos a alteração.

btn_veja-mais

 

Share Button