Pedagogia da autonomia

É normal que os pais queiram estar sempre ao lado de seus filhos, auxiliando-os em suas atividades diárias. Mas, muitas vezes, esse excesso de zelo pode não ser tão positivo para o desenvolvimento das crianças. Veja aqui no blog da Tricae algumas dicas para estimular a independência dos seus filhos através da pedagogia da autonomia. Aproveite e conheça alguns métodos para fazer com que seu filho seja cada vez mais independente. Confira!

Share Button

pedagogia-da-autonomia-header-tricae

Separar as roupas, vestir a criança, preparar a papinha, o tetê, dar banho, enfim, tudo isto é comum na vida de qualquer pai e qualquer criança, não é mesmo? Mas, os pais precisam estar atentos para não exagerarem na dose e na “super proteção” em relação a seus filhos. A verdade é que pensamos que devemos fazer tudo para nossos filhos, mas nem sempre isto é saudável para o desenvolvimento deles.

 

Estimular a independência deles é fundamental e, caso seu filho já tenha maturidade para realizar algumas tarefas do seu dia a dia, por que não dar mais liberdade a ele? Essa pedagogia de autonomia pode colaborar, e muito, para o desenvolvimento das crianças, fazendo-as mais ativas, independentes e capazes de tomarem decisões que vão afetar diretamente suas vidas.

 

O termo “pedagogia da autonomia” também é aplicado a uma forma de lecionar desenvolvida pelo educador e pedagogo Paulo Freire, mas não é deste tema que trataremos neste post.

 

Crianças independentes

pedagogia-da-autonomia-dois-tricae

Dar permissão para que a criança realize certas atividades por conta própria estimula o aprimoramento de algumas habilidades, como a coordenação motora, por exemplo. Mas, o que é mais importante é que sua autonomia e independência também serão estimuladas, o que dá uma ótima base para que a mesma se torne um adulto responsável e capaz de ir atrás de seus próprios sonhos e objetivos.

 

Sujar as mãos é um excelente primeiro passo. Permitir que as crianças entre 1 e 3 anos manuseiem seus alimentos e sintam os sabores e texturas dos mesmo é fundamental para que ela desenvolva melhor seus sentidos. A princípio ela vai sentir dificuldades, mas, com o tempo, ela vai aprendendo como realizar esta tarefa. Acertar, errar, se frustrar e perseverar até atingir o objetivo de se alimentar sozinha são alguns dos benefícios que elas podem tirar desta prática.

 

Outra atividade que vai aos poucos estimular a independência do seu filho é deixar que ele escolha suas roupas, as vista sozinho e também que ele as dispa e separe-as para serem lavadas. Claro que os pais devem dar suporte, principalmente em relação à roupa ideal para o clima do momento, já que as crianças ainda não sabem ao certo qual a roupa indicada para cada estação.

 

Ir ao banheiro sozinho também é uma excelente forma de estimular a independência das crianças. Assim que seu filho aprender a usar o penico ou troninho corretamente, por volta dos três ou quatro anos de idade, você pode incentivar ele a usar o banheiro “adulto”. Claro que a sua supervisão é indispensável, mas, com o tempo, ele aprende a dominar a situação e em pouco tempo não precisará mais da sua ajuda.

 

Crianças Organizadas

pedagogia-da-autonomia-um-tricae

Além de estimular a autonomia e independência, estimular que as crianças organizem seus pertences é fundamental para que elas sejam, claro, organizadas no futuro. Procure insentivar que seus filhos guardem seus brinquedos, e isso pode começar de maneira muito simples, com ela recolhendo os objetos do chão e dando aos responsáveis que vão efetivamente guardá-los. Conforme o tempo vai passando, isso vira uma rotina e a criança vai realizar a tarefa naturalmente.

pedagogia-da-autonomia-tres-tricae

Parecem tarefas simples, e são, mas deixando que os pequenos tenham contato com essas atividades banais do dia a dia, a sua evolução se dá de maneira mais ágil e natural, o que é desejo de 11 em cada 10 mães, não é mesmo?

 

Por isso, não tenha medo! Deixe que seu filho descubra o mundo ao seu redor e comece a dá-lo as primeiras noções de responsabilidade e organização, os resultados são fantásticos, vale a tentativa.

 

Para vocês mamãe, o que é importante estimular nos pequenos e como vocês lidam com o incentivo a independência de seus filhos? Participe deixando sua opinião abaixo.

 

Até a próxima!

 

Share Button