Livros Infantis: como formar grandes leitores?

Os livros infantis são extremamente importantes na vida de todas as crianças, já que além de incentivarem no desenvolvimento dos pequenos eles também ajudam na criatividade e estimulam a imaginação. Venha descobrir qual é a idade ideal de incentivar os baixinhos a lerem e como fazer com que o seu filho tenha este hábito incrivelmente benéfico. Você poderá ter um grande leitor em casa e, quem sabe, um grande escritor também!

Share Button

Livros Infantis - TricaeA leitura é uma porta de entrada para o conhecimento e para a criatividade, possibilitando o ser humano de criar personagens, cenários e outros pontos presentes em nosso cotidiano. Ler não é só um passatempo, mas um hábito essencial para o desenvolvimento do campo intelectual. É um prazer que se adquire com a prática e por isso é muito importante que os pais incentivem a criançada a ter este hábito. Quanto mais cedo a criança começa a apreciar a leitura, maior a probabilidade de que ela leve este hábito rico para o resto da vida.

No caso dos livros destinados às crianças, as vantagens são maiores ainda, já que o cérebro está mais disposto a absorver conceitos novos. Ler na infância ou ouvir histórias lidas pelos pais pode ser muito mais compensador do que as pessoas imaginam. Os pequenos ficam submersos em um mundo de alegria e fantasia, fazendo com que a inocência da infância seja preservada e, ao mesmo tempo, sabendo que o mundo não é só uma grande festa. Grande parte dos livros infantis mostram as dificuldades dos personagens ao longo do caminho e terminam com a superação. Isso faz com que os mais novos entendam que é inevitável passar por dificuldades antes do final feliz. A absorção de valores morais e éticos não fica de fora e em pouco tempo eles já estão preparados para desbravar o mundo.

Os temas variados de livros infantis fazem com que grande parte das crianças se interessem por determinada história. É possível encontrar narrativas destinadas a diferentes idades e gostos, para que todos os baixinhos consigam encontrar uma grande variedade de livros que os interessem.

Fazer com que a leitura se torne um hábito não é uma tarefa muito difícil. Uma boa dica é que os papais e as mamães leiam para as crianças desde cedo. Com o tempo, eles ganharão um interesse cada vez maior pelas histórias surpreendentes que se desenrolam e, quando aprendem a ler, podem devorar os livros em poucas horas.

Livros para bebês

Livros para bebês - TricaeTodos os pais procuram incentivar as crianças à leitura, mas poucos sabem que isso já é possível desde muito cedo. O momento mais indicado para a inserção dos livros no dia a dia dos bebês é a partir do segundo mês de vida, em qualquer situação que exista um momento de afeto entre os pais e a criança. Afinal, quanto antes melhor. Quando o bebê atinge o seu primeiro ano, o cérebro já está mais preparado para absorver narrativas e o costume da proximidade com os livros já está firmado, garantindo sua interação com a leitura.

Nesses primeiros livros, cada página conta uma pequena história, sem uma trama elaborada. Com o tempo, a criança consegue adquirir conteúdo para começar a falar. Os livros destinados aos bebês são muito interessantes para que o bebê aprenda alguns conceitos básicos e por isso é muito comum chamá-los de “livros educativos para bebês”. Além de muito divertidos e interativos, os pequenos podem aprender o nome dos bichinhos, das cores, a contar, entre outras coisas. Os mais variados temas e conceitos são abordados de forma objetiva, acelerando o aprendizado e deixando-o muito mais prático. A alfabetização e a matemática, por exemplo, invadem a cabeça da molecada quase que imperceptivelmente, fazendo com que os livros se tornem essenciais para o desenvolvimento intelectual dos pequenos.

Para as crianças, os livros são sempre confundidos com o mundo dos brinquedos e por isso é muito interessante que eles sejam apresentados como parte deste universo. O mais importante é deixar claro que ler pode ser tão divertido quanto brincar com outros brinquedos. Dar o exemplo destes hábitos dentro de casa também é uma forma de incentivar a molecada. Por isso, crie o hábito de reservar uma parte do dia para ler um pouquinho!

Livros infanto juvenis

Livros Infanto Juvenis - TricaePor meio da leitura de livros infantis, as crianças são capazes de entender, expor e assimilar os medos e os desejos, o que é essencial para o equilíbrio emocional e para a formação da personalidade de cada uma delas. Além disso, os livros garantem conhecimento, educação e muita cultura. É claro que tudo em excesso faz mal, inclusive a leitura. A partir do momento que a criança deixa de fazer qualquer atividade para ficar lendo, é necessária uma boa conversa para mudar esses hábitos. Afinal, o convívio social também é extremamente importante para o desenvolvimento dos pequenos.

Por outro lado, existem muitas crianças que não gostam de ler por estarem obcecadas pela tecnologia e que, infelizmente, são a maioria. Atualmente temos um número enorme de livros infanto juvenis acessíveis, mas muitos pais ainda preferem incentivar a utilização da TV e da internet. Os games e a televisão ganham cada vez mais espaço, mas não há sombra de dúvidas de que a maior culpa é dos pais. Por mais que a tecnologia invada as residências e escolas, é essencial incentivar a molecada à leitura e a outras atividades. Sendo assim, os pais devem mostrar que um bom livro pode ser tão interessante quanto ficar o dia todo no computador.

Para incentivar as crianças que não tem o hábito de ler, você pode procurar pelos livros mais vendidos. Provavelmente eles irão trazer assuntos agradáveis e de interesse do seu filho, garantindo que a criança tenha a curiosidade de folhear para saber o fim da história. As coleções de livros que trazem as narrativas clássicas também são bem interessantes, já que abordam temas divertidos e que encantam pessoas de várias gerações, independentemente do gênero ou do gosto do leitor.

Resumindo, os pais não devem permitir que as crianças fiquem o dia todo no video game, ou no computador, ou sem sair de casa para ler um livro. Afinal, todas essas atividades são interessantes para o crescimento dos pequenos, desde que não interfiram umas nas outras..

Livros infantis em inglês

Livros infantis em inglês - TricaeAprender inglês é muito importante para o desenvolvimento cultural dos pequenos e certamente traz excelentes benefícios futuros na vida profissional. O mais legal de tudo é que para aprender outra língua não é necessário fazer infinitas aulas cansativas, já que os livros infantis em inglês são capazes de dar uma base excelente para as criançada, tornando o aprendizado muito mais divertido.

Eles são desenvolvidos de acordo com a faixa etária de cada criança e, se inseridos desde cedo no dia a dia dos pequenos, são capazes de ensinar muita coisa para a molecada. Os baixinhos possuem uma facilidade muito maior do que os adultos para aprender coisas novas e guardar informações. Afinal, o mundo todo é uma grande novidade e é necessário aprender aos poucos. Por isso, incentive os livros infantis em inglês no dia a dia do seu filho desde cedo. Eles irão ensinar muito em um curto prazo de tempo, sem deixar a diversão de lado.

Livros infantis para baixar

Livros Infantis para baixar - TricaeAs crianças vivem em um mundo repleto de tecnologia e muitas vezes fica difícil deixá-la de lado. A internet é utilizada constantemente dentro das escolas e nos momentos de diversão, já que oferece uma imensidão de conteúdo, inclusive para as crianças. Por isso, ler livros infantis online pode ser uma boa saída para chamar a atenção da molecada. Eles estão muito acostumados com tablets e computadores, o que gera uma interação mais prática e intensa.

Os pais podem pesquisar sites que disponibilizam livros infantis para baixar e deixá-los dentro da memória do computador ou tablet. Assim, quando chega a hora da leitura, podem acompanhar a criançada nesse universo moderno repleto de diversão e alegria. As crianças adoram!

No caso dos pais que não sabem manusear esses aparelhos, é muito interessante que solicitem ajuda das próprias crianças. Os pequenos tem muito mais coisa para nos ensinar do que podemos imaginar e, juntos, vocês podem ganhar muito.

Melhores livros infantis

Conheça os melhores livros infantis para a meninada e aproveite esses momentos maravilhosos com muita diversão, criatividade e conhecimento. Eles vão adorar!

Clique nas imagens para mais informações sobre os livros abaixo!

Livros Infantis - Os três porquinhos - TricaeLivros Infantis - A pequena Sereia - Tricae

Livros Infantis - A birthday party for elefun - TricaeLivros Infantis - Volante bi biii ! - Tricae

Share Button