Leia para uma criança

Leia para uma criança, pois ao manter o contato com os livros desde cedo ela será beneficiada por diversos fatores: aprenderá a se comunicar melhor, a maneira correta de pronunciar as palavras, desenvolverá a criatividade, a imaginação, compreensão, concentração e acima de tudo irá adquirir cultura e valores inestimáveis. Saiba também como estimular o hábito pela leitura e qual é a relação que a criança tem com a leitura dos 0 ao 5 anos.

Share Button

leia para uma criança

 
A criança que mantém contato com os livros desde cedo é beneficiada por diversos fatores, pois ela aprende a se comunicar melhor, a maneira correta de pronunciar as palavras, desenvolve a criatividade, a imaginação, compreensão, concentração e acima de tudo adquire cultura e valores. E os benefícios não param por aí, ler para uma criança ajuda a fazê-la entender o prazer e importância da leitura no dia a dia, além de facilitar no momento da alfabetização.

 

Os pais podem começar a contar histórias para os filhos desde bem pequenos, respeitando a capacidade de entendimento de cada fase das crianças, assim você estimula a imaginação dos pequenos e aguça seu senso de criatividade. As crianças que são acostumadas com a leitura desde bebezinhas estarão mais preparadas para os estudos e para a vida.

 

De acordo com a Children Reading Foundation (Fundação Nacional de Leitura Infantil), os momentos cruciais para a linguagem infantil e alfabetização ocorrem a partir do nascimento e vão até os cinco anos, pois este é um momento em que as primeiras experiências formativas com a linguagem acontecem, e as histórias lidas para as crianças terão um efeito duradouro sobre toda sua aprendizagem e para isso o apoio dos pais e adultos é essencial. O simples ato de reservar 20 minutos do seu dia para ler para uma criança trará muitos benefícios e para isso a Fundação desenvolveu a campanha “Leia para uma criança” que tem a intenção de conscientizar a população dessa importância. O tempo é curto, mas a qualidade desse tempo será muito importante para seu filho, o momento da leitura será um momento de ligação importante entre vocês, faça disso uma rotina diária.

 

Ao ler palavras novas, explique seu significado e tire as dúvidas das crianças. Aponte no livro os objetos, pessoas e animais citados no livro para que ela consiga ligar a palavra à forma. Permita que a criança faça perguntas e estimule sua imaginação ao perguntar o que ela acha que poderá acontecer na história.

 

Saiba como é a relação das crianças com a leitura de 0 aos 5 anos:

 
leia para uma criança bebe

 

0 a 6 meses

– Escuta e reage aos sons.
– Gosta do som da voz dos pais.
– Sorri com sons engraçados.

 

6 a 12 meses

– Coloca os livros na boca.
– Emite sons quando você lê.
– Mexe os braços e pernas para mostrar emoção.
– Gosta do momento da leitura em voz alta dos pais.

 

12 a 18 meses

– Entende e fala palavras simples
– Se lhe perguntarem “onde está?” ele aponta para responder.
– Entende as diferenças na entonação da voz.
– Elege os livros preferidos.

 
Dicas para essas fases: ao ler, segure o bebê no seu colo de forma aconchegante, mantenha o contato visual com ele, sorria, relaxe e desfrute desse momento. Isso irá mostrar ao bebê que o momento da leitura é algo agradável. Leia as palavras pausadamente e de forma clara, para que o pequeno conheça seu idioma e ritmo de fala. Nesta fase o bebê gosta de interagir, por isso é importante ler livros curtos e com poucas páginas. Caso o bebê se afaste ou fique agitado, pode parar a leitura e voltar ao livro mais tarde. Além disso:

 
– Escolha livros coloridos, com muitas ilustrações e de plástico para que o pequeno possa pegar e senti-lo a vontade.
– Escolha temas próximos ao seu cotidiano, com animais de estimação, brinquedos, objetos de casa e alimentos.
– Recite poemas e rimas.

 

18 a 24 meses

– Leia palavras novas todos os dias.
– Deixe os livros em lugares de fácil acesso à criança.
– Ele irá reconhecer a história dos livros preferidos pela capa.
– Fala várias palavras e conta histórias dos livros lidos para ele.
– Entende como deve os livros são manuseados.

 

24 a 36 meses

– Formula frases.
– Responde e faz perguntas simples.
– Gosta de participar da leitura, seja imitando as vozes dos personagens ou fazendo movimentos que vê nos livros.
– Pede que leiam para ele e já entende a rotina e o horário da leitura.
– Gosta de ouvir sua história favorita várias vezes.

 
Dicas para esta fase: Comece a separar vinte minutos por dia para a leitura, que pode ser dividido em grupos de 5 minutos ao longo do dia. Converse com o pequeno sobre a história e lhe faça perguntas para que ele interaja na leitura, como por exemplo “Que animal é este?” “O que será que vai acontecer agora?”. De o tempo necessário para que ele responda essas perguntas e assimile tudo em sua mente, isso mostra respeito com o pensamento da criança que ainda está em desenvolvimento e com sua habilidade ao falar.

 

3 anos

– Presta atenção nos diferentes sons das palavras e gosta de repeti-las e ouvi-las muitas vezes.
– Finge ler e escrever.
– Jogos com palavras simples irão ajudá-lo.
– Mostra uma maior compreensão através de comentários e perguntas.

 
Dicas para esta fase: Fale sobre os personagens e como eles são. Faça perguntas sobre a história lida, como “quando, o quê, por que”. Esta é uma boa fase para inserir livros com números, cores e formas geométricas. Eles adoram livros com rimas e vocês podem começar a decorar algumas rimas simples. Além disso:
 
– Faça perguntas mais complexas para que ele precise formular frases.
– Quando passearem ou fizerem algo conversem sobre a experiência.
– Use livros com frases que se repitam para que ele comece a ler junto com você.
– Criem rimas e falem juntos.
– Levo sempre que possível a livrarias e bibliotecas para que ele tenha contato com mais livros.

 

4 anos

– Já conhece alguns sons do alfabeto.
– Reconhece algumas letras e números.
– Já sabe que as histórias têm começo, meio e fim.
– Já sabe algumas histórias de cor.
– Reconhece palavras que rimam.

 
Dicas para esta fase: se você dedicou 20 minutos para leitura com seu filho todo dia, desde o nascimento até agora, já são 400 horas de experiência de pré-alfabetização. E nesta fase a criança já está inserida na rotina diária de leitura. Agora ele já possui seus temas favoritos e continua querendo que elas sejam lidas várias e várias vezes.

 

5 anos

– Compreende que a leitura acontece da esquerda para a direita.
– Reconhece letras do alfabeto.
– Já conhece as vogais e consoantes.
– Reconhece palavras simples como “ele”, “a”, “e”.
– Ja escreve seu nome.

 
Dicas para esta fase: durante a pré-escola você pode ajudá-lo com exercícios que ajudem-no a reconhecer sons e letras. Brinquem de criar rimas e misturar letras.

 

Irá chegar um dia em que seu filho poderá ler sozinho, mas é importante continuar lendo em voz alta para ele, a fim de desenvolver seu vocabulário e ajudá-lo a conhecer novas palavras e assim partir para uma leitura mais avançada.

 

Agora que já sabe da importância em ler para as crianças, siga nossas recomendações e comece hoje mesmo. Estimule o hábito da leitura nos pequenos e ajude a formar futuros adultos excepcionais. Os livros transmitem valores e bagagem cultural que possuem valores inestimáveis e quando seu filho crescer irá te agradecer por ter o apoiado e incentivado sempre.

 
 

Fonte: Children Reading Foundation

 
 

Share Button