Dicas na hora de deixar seu bebê na escolinha

Precisar voltar ao trabalho e terá que deixar seu bebê na escolinha? Apesar de parecer difícil, muitas mamães já passaram por isso e você também irá conseguir, ainda mais se seguir todas as nossas dicas. Confira nosso post e escolha a escola ideal para você e se pequeno, e volte ao trabalho em paz!

Share Button

Dicas na hora de deixar o seu bebê na escolinha

 

A grande dúvida de todas as mamães que precisam voltar ao trabalho é: onde deixar o bebê? Perdem-se noites de sono e vem aquele frio na barriga só de pensar quem vai cuidar daquele serzinho inocente enquanto a mamãe estiver no trabalho. E quando a única opção é a creche ou a escolinha? Como fazer?

 

Mamãe, não é hora de se desesperar, mas sim de ficar atenta a algumas dicas na hora de escolher onde deixar seu maior tesouro.

 

Atenção individualizada e acesso irrestrito

 

Uma boa dica é fugir das escolas ou creches que marcam horário para visitação. Escola boa é aquela que está sempre com os portões abertos. Você, mamãe, tem que ser reconhecida e atendida toda vez que precisar entrar em contato com o espaço onde está seu bebê. Só assim terá segurança e confiará na equipe que cuida dele.

 

A Distância

 

Uma creche perto de casa é importante, principalmente, nos dias de chuva e frio. Mas se ficar muito longe do seu trabalho, certifique-se de que haverá alguém disponível para buscar seu bebê num momento de emergência, caso você não consiga chegar a tempo. Algumas escolinhas têm horários flexíveis e é importante considerar que as emergências vão existir.

 

Instalações

 

Se o seu bebê já estiver engatinhando quando ingressar no berçário ou creche, verifique se existe local adequado e exclusivo para ele, longe das crianças maiores, das escadas; veja também se o chão é protegido por EVA (um tipo de borracha macia) ou material semelhante. Dê preferência para lugares arejados e, se possível, com áreas verdes. Espaços lúdicos para brincadeiras e atividades recreativas são fundamentais. Mesmo um bebê com apenas 5 meses precisa mudar de ambiente e receber estímulos externos.

 

A segurança

 

Segurança na hora da entrada e da saída é fundamental. Creches ou escolinhas com muitas crianças precisam de alguém monitorando as pessoas que vêm buscá-las. Oriente os profissionais que cuidam do seu bebê sobre quem são as únicas pessoas autorizadas a buscá-lo.

 

Agenda como forma de comunicação

 

A maioria das escolinhas registram em agendas as atividades do dia realizadas com cada criança. Desde troca de fraldas, número de refeições, quais atividades foram desenvolvidas, tudo o que aconteceu no dia deve ser reportado para o responsável. Muitos espaços dedicados às crianças omitem estas informações, o que pode ser sinal de algum descuido. É um direito da mamãe e do papai obter registros por escrito do dia a dia do seu filho(a).

 

A Higiene dos coleguinhas

 

Empurrões, arranhões, mordidas. Se o seu bebê já estiver engatinhando ou aprendendo a andar ele irá conviver com crianças que podem demonstrar algum tipo de comportamento mais agressivo. Algumas situações em grupos são inevitáveis e, neste momento, é ideal prestar atenção na conduta da escola. Você pode ser muito asseada com o seu bebê e sempre cortar as unhas dele, por exemplo. Entretanto, ele vai conviver com crianças que nem sempre têm este mesmo tipo de cuidado. Verifique se a escola pede anualmente a carteirinha de vacinação atualizada e se o cuidado com a higiene é tratado nas reuniões com os outros pais.

 

Cuidado com Carinho

 

Criança precisa de carinho sempre, mas é bom prestar atenção a alguns cuidados. Verifique bem a limpeza do local escolhido. Uma boa indicação é a aparência dos outros bebês; é fácil perceber se alguém está chorando sem atenção, se há cheirinho de xixi no ar e se tem criança esquecida entre as demais. Se o seu filho(a) toma banho na escola, peça para que a banheira seja esterilizada e observe também a condição dos utensílios da cozinha. Você não vai querer seu tesouro descuidado, vai?

 

Estas são apenas dicas básicas que podem ajudar na escolha sobre onde deixar o bebê antes de voltar ao trabalho. Se você tem fácil acesso à internet, existem bons sites que trazem diversas orientações, o site www.lambendoaminhacria.com.br é um deles. Boa sorte e bom retorno ao trabalho!

 

Post por Regiane Chiereghi, jornalista, mãe de 2 meninas e autora do blog www.meninasazuis.blogspot.com.br, que fala sobre maternidade, educação e escola.

 
 
 

Share Button