10 dicas para criar meninas confiantes

Criar uma menina hoje em dia exige um pouco de atenção, afinal os tempos mudaram desde a época em que fomos criadas por nossas mães. Para que sua filha seja confiante e mostre ao mundo a que veio separamos 10 dicas de coisas simples que você pode fazer no dia a dia que fazem a diferença .

Share Button

Face_Desenvolvendo_Autoestima_00

Criar uma menina hoje em dia exige um pouco de atenção, afinal os tempos mudaram desde a época em que fomos criadas por nossas mães. Nossas filhas estão crescendo em um mundo em que a igualdade entre os sexos está cada vez mais presente, ainda bem! Seja na escola, na faculdade ou no ambiente de trabalho, as mulheres precisam ter coragem para mostrar sua opinião e não apenas cumprir ordens ou cuidar da casa. Cada vez mais as mulheres assumem cargos de grande relevância em empresas e buscam autonomia tanto na vida profissional quanto pessoal.

Antigamente nossas mães e avós, se preocupavam demasiadamente em ensinar às filhas os serviços domésticos e como se portar delicada e solicita perante a sociedade. Hoje ainda é preciso ensinar as filhas os serviços domésticos para que elas possam ter autonomia, porém os meninos precisam ser ensinados igualmente sobre o quão importante são os cuidados com a casa. Gentileza e educação são coisas que mães e pais precisam ensinar, e ser exemplo, aos filhos desde cedo, independente se são meninas ou meninos.

Estudar e se desenvolver são outros quesitos que as mães de meninas precisam estar atentas, afinal aprender coisas novas e evoluir é sempre bom. Por isso, é sempre bom incentivar que sua filha leia livros sobre diferentes culturas, vá ao teatro e museus, pois tudo isso a enriquecerá culturalmente e a tornará uma menina com conteúdo e segura de si desde pequena.

Para criar meninas confiantes, que mostrem ao mundo para o que vieram, separamos algumas dicas de coisas simples que fazem a diferença no dia a dia.

Face_Desenvolvendo_Autoestima_01

Carinho é bom e todo mundo gosta! Crescer em um lar afetuoso é tão simples quanto 1 + 1 é igual a dois. E sabem por que? Meninas que sentem que são amadas desde cedo são mais confiantes e por isso enfrentam problemas muito bem.

Face_Desenvolvendo_Autoestima_02

 

Mulheres já sofrem tanto com padrões de belezas impostos pela sociedade e pelas capas de revista, por que fazer com que sua filha já passe por isso tão cedo? Crianças são bonitas naturalmente, usar salto e maquiagem só a deixarão com cara de mais velha, além de ser prejudicial a pele e saúde. Mostre para sua filha que a beleza dela está em suas atitudes. Uma dica para que ela note que a beleza não é tão importante, é não elogiá-la sempre que ela estiver com roupas e cabelos impecáveis, mas sim quando ela tira boas notas na escola ou aprende uma coisa nova, por exemplo.

Face_Desenvolvendo_Autoestima_03

Sua filha ainda é pequena para querer se tornar uma renomada cientista ou rock star, mas não é bem disso que estamos falando no momento. Coisas simples, como amarrar seu próprio cadarço ou preparar seu café da manhã são pequenos sonhos diários que ela deseja alcançar, para isso a estimule e mostre que tudo o que ela realmente deseja depende do esforço dela e que você estará sempre ao seu lado para auxiliá-la.

Face_Desenvolvendo_Autoestima_04

Você gostaria que alguém debochasse por que seu chefe te deu um bronca? Menosprezar os sentimentos alheios é algo que ninguém gosta, e o que pode parecer bobagem para você pode ser muito importante para sua filha. Como uma amiguinha que a chamou de chata na escola, por exemplo. Nesse tipo de situação o mais indicado é mostrar que você se importa com o que ela está sentindo e tentar ajudá-la a superar esse momento é essencial.

Face_Desenvolvendo_Autoestima_05

Se importar com os sentimentos de sua filha é essencial, mas nada de querer ir lá você mesma falar com a menina que a chamou de chata. Sua pequena precisa aprender a vencer seus próprios dilemas e enfrentar dificuldades fará com que ela evolua como pessoa.

Face_Desenvolvendo_Autoestima_06

Elogiar é importante, mas na medida certa! Uma criança que é muito elogiada cresce achando que será sempre assim e não receber esse tipo de tratamento em sua escola ou trabalho a deixará com a auto-estima em baixa e pode até causar depressão.

Face_Desenvolvendo_Autoestima_07

Muitas coisas pela qual sua filha está passando só serão notadas se vocês estiver presente em sua rotina, por isso procure sempre se inteirar de como foi o seu dia e aconselha-lá no que for necessário.

Face_Desenvolvendo_Autoestima_08

“Futebol é coisa de menino”, “Meninas não podem falar de boca cheia”, “Isso não é coisa que uma menina diga”… Preste atenção no que fala para sua filha, muitas vezes nós mesmas acabamos criando rótulos que não fazem sentido algum. Afinal meninas e meninos são livres para jogarem futebol ou praticarem ballet, o importante é ser feliz e respeitar as escolhas do próximo.

Face_Desenvolvendo_Autoestima_09

Escovar os dentes, tomar banho todos os dias e comer alimentos saudáveis são cuidados essenciais no dia a dia, por isso mostre à sua filha que cuidar de si faz bem. Cuidado apenas para não compará-la com outras crianças, pois sua filha pode levar um tempo um pouco maior para aprender a gostar de alface do que a filha da sua amiga.

Face_Desenvolvendo_Autoestima_10

Não são bens materiais que farão sua filha feliz e realizada. Essas coisas são legais, mas mostre que consumismo exagerado não faz bem,  e que a felicidade está em outras coisas como momentos felizes em família, preparar bolinhos de chuva junto com a vovó ou uma tarde nos cinemas com os amigos.

Gostaram das dicas? Compartilhem com suas amigas mães de meninas e nos conte nos comentários sua opinião!

Fonte: Revista Crescer

Share Button