Dia Internacional da Educação

Dia 28 de abril é o Dia internacional da Educação, uma data importante para repensar o valor da escola e dos professores. Saiba mais aqui no Blog da Tricae sobre este tema tão importante para todos nós e o porque desse dia ser tão importante para todas as pessoas do mundo. Confira!

Share Button

Dia Internacional da Educação header - Tricae

Uma das características que difere o ser humano dos demais animais é sua capacidade de aprender ao longo de toda a vida. Aprender é algo natural para o homem, que possui esta capacidade até o último dia de sua vida. Mas, grande parte da bagagem que nós acumulamos ao longo de nossa existência, tem início na época em que estamos na escola. As crianças possuem uma enorme capacidade de aprender e assimilar novas coisas e, grande parte desse conhecimento provém da escola e de nossos professores.

 

Hoje, dia 28 de abril, é o Dia Internacional da Educação, uma data estabelecida pela UNESCO para reforçar a ideia de que é preciso extinguir o analfabetismo em todas as regiões do globo, principalmente em países carentes que possuem um alto índice de habitantes que não possuem a capacidade de ler e escrever. A alfabetização é fundamental para que um indivíduo se desenvolva por completo e consiga se relacionar com o mundo moderno, onde esta habilidade é fundamental para qualquer atividade e, consequentemente, para ser remunerado.

 

Professor

Dia Internacional da Educação professor - Tricae

Para alfabetizar uma pessoa com coerência, a presença de um professor é fundamental, pois, além de ensinar a ler e escrever, é este profissional que estimula a coerência, os argumentos e o pensamento crítico do indivíduo, além de diversas outras habilidades. Este profissional, pelo menos em nosso país, merece muito mais reconhecimento e melhores condições de trabalho do que se vê por ai, afinal, os professores são a base de uma nação desenvolvida e que trata seus habitantes com respeito e igualdade.

 

Por isso, o Dia Internacional da Educação é mais do que uma data em nosso calendário, é uma oportunidade de reconhecermos as pessoas que fizeram a diferença em nossa formação e, também, para reforçar a ideia de que o ensino é a base de tudo, para qualquer pessoa, para qualquer região. Mais do que dar uma maçã, é uma oportunidade de reconhecer todo o trabalho feito por esses profissionais, que são verdadeiros heróis.

 

Além disso, esta data é uma chance para parar e refletir sobre a situação educacional de nosso país, pois, mesmo com todos os avanços econômicos e a melhora na qualidade de vida de muitas pessoas, a educação do Brasil ainda é precária e muitas crianças abandonam a escola para trabalharem, muitas vezes em situações semelhantes a escravidão, para ajudarem na economia doméstica.

 

Vamos fazer do dia 28 de abril, assim como o dia 15 de outubro (Dia do Professor), uma data para nos conscientizar da importância da educação, afinal, sem ela, nada seriamos. Trabalhemos para que a situação das escolas brasileiras melhore, à ponto de formarmos líderes e personalidades influentes e agregadoras oriundas de escolas públicas de diversas regiões, algo que não se vê nem nos estados mais ricos de nossa nação.

 

Share Button