Dia do Livro Infantil: apresente os clássicos para seus pequenos!

O Dia do Livro infantil, comemorado em 2 de Abril, possui as características de incentivar a leitura nos pequenos e homenagear o grande escritor dinamarquês Hans Christian. Suas histórias são clássicos da literatura infantil que seduzem crianças há várias gerações, além de trazer valores éticos e morais. Venha saber um pouco mais sobre essa data e conheça os livros deste escritor!

Share Button

Dia do Livro infantil - TricaeO Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado no dia 2 de Abril em mais de 60 países com a finalidade de incentivar a leitura na rotina de todas as crianças, já que esse simples hábito pode trazer incontáveis benefícios para os pequenos. O mundo da fantasia, representado por livros clássicos ou ilustrativos, faz com que os baixinhos desenvolvam o lado cognitivo e criativo do cérebro e, ademais, contribui para que a infância dos pequenos se torne mais divertida e animada, fixando lembranças inesquecíveis na vida de cada um deles.

Livro infantil - TricaeA comemoração do Dia do Livro infantil acontece anualmente e é celebrada pela iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens. Além dos propósitos citados anteriormente, esta data também possui uma outra intenção especial: homenagear o dinamarquês Hans Christian Andersen, que faz aniversário neste mesmo dia. Escritor aclamado no universo infantil, Hans contribuiu na formação da infância de milhares de pessoas com as suas incríveis narrativas que até hoje são passadas de geração em geração, tais como “O Patinho Feio” e “A Pequena Sereia”.

Sua importância na literatura infantil mundial foi tão grande que todos os anos a Internacional Board on Books for Young People (IBBY) honra os melhores escritores do gênero com o troféu chamado de “Hans Christian”. Algumas escritoras brasileiras inclusive já receberam esse reconhecimento, como Lygia Bojunga, em 1982, e Ana Maria Machado, em 2000.

As histórias de Hans Christian abrangem um universo de incríveis valores éticos e morais que são admirados e respeitados pelas pessoas do mundo todo. Levam as crianças a pensar sobre as suas atitudes em relação ao mundo e, principalmente, em relação às outras pessoas.

A literatura infantil, querendo ou não, dá mais sentido aos fatos que se sucederão ao longo da nossa vida. A criança que brinca com uma boneca ou com um posto de gasolina irá rever essas situações na fase adulta, quando se tornar uma mãe ou indo abastecer o carro. Da mesma forma, a leitura com valores éticos apresenta o melhor caminho para a criança que, mais tarde, também poderá contribuir com o mundo da melhor forma possível. Por isso, é essencial saber a melhor forma de incentivar a leitura desde cedo, para que as crianças se tornem cada vez mais desenvolvidas e cheias de virtudes para espalhar pelo mundo.

Livros infantis de Hans Christian Andersen

Como a Tricae não poderia deixar essa data tão especial passar em branco, separamos alguns livros infantis que foram escritos por Hans Christian e adaptados para o nosso idioma. São histórias clássicas da literatura infantil com narrativas apaixonantes e, por isso, elaboramos uma pequena resenha de cada um deles! Se seu filho ainda não conhece alguma dessas histórias, não perca mais tempo e apresente o livro a ele. Temos certeza que seu pequeno vai adorar!

As Roupas Novas do Imperador

Dia do Livro infantil - TricaeHavia um Imperador em um reino distante que adorava comprar roupas novas – ao ponto de ter uma para cada momento do dia – e gastava todo o dinheiro que tinha com elas. Ele faz um contrato com dois vigaristas que fingiam ser tecelões e afirmavam que só os inteligentes conseguiam ver suas roupas. Antes de prová-las, o imperador mandou várias pessoas para darem a sua opinião, e todas fingiam vê-las só para não passar por uma pessoa tola. A moral da história é que muitos tem medo de se revelar diante dos outros, mesmo sendo inteligentes.

Polegarzinha

Dia do Livro infantil - TricaePolegarzinha é a história de uma pequena e charmosa menina que nasceu de uma flor e foi retirada de sua casa quando era muito nova. A narrativa se desenrola enquanto ela procura o caminho de casa e passa por vários apuros. Apesar do tamanho miúdo, Polegarzinha é uma menina com um coração enorme e que ajuda todas as pessoas que passam pelo seu caminho. Quando ela mais precisa, encontra alguns amigos dispostos à ajudá-la na sua grande missão, provando que quem se preocupa com os outros também terá um retorno positivo.

A Pequena Sereia

Dia do Livro infantil - TricaeUma pequena sereia se apaixona por um homem mortal que vive na terra junto de outros seres-humanos. Pensando em encontrar seu grande amor, ela recorre à uma bruxa para se transformar em humana mas, no processo, ela abre mão de sua imortalidade e não consegue mais falar. Para que o encantamento continuasse, Ariel deveria conquistar seu amado, mas isso não acontece. Ela recebe uma segunda chance, mas falha novamente. No final, seus amigos a ajudam, quebram o encanto e ela se casa com o príncipe em um navio.

O Patinho Feio

Dia do Livro infantil - TricaeHavia uma pata que teve vários filhotes e percebeu que um deles era diferente dos outros. Sua reação foi desprezá-lo. Os dias foram passando e todos tratavam o patinho feio com desprezo, até que um dia a pata o mandou embora. Ele saiu rumo pelas proximidades de um lago, encontrou alguns cisnes e começou a conversar. O patinho percebeu que eles eram seus irmãos e, no mesmo momento, se transformou em um lindo cisne. Junto de sua nova família, o patinho feio voltou para casa. A pata lhe pediu desculpas e todos viveram felizes para sempre.

O Soldadinho de Chumbo

Dia do Livro infantil - TricaeEm seu aniversário, um menino ganha uma caixa com 25 soldados e resolve alinhá-los em cima de sua mesa. O último dos soldados tem apenas uma perna e, próximo a ele, encontra-se uma bailarina de papel equilibrando-se em um pé. O soldado cai pela janela e é encontrado por dois meninos que o colocam em um barco de papel, jogando-o esgoto abaixo. Ele é engolido por um peixe mas, um dia, esse mesmo peixe é aberto na casa em que a história se iniciou. O soldado finalmente volta a ficar próximo da bailarina, seu grande amor.

Espero que tenham gostado das dicas e que aproveitem este post para incentivar a leitura dentro de casa.
O que vocês acham desses famosos contos? Venham contar pra gente aqui nos comentários!

Share Button