Como fazer a criança parar de mentir

Você sabe por que seu filho mente? Sabe reconhecer quando ele está mentindo? Nós falamos sobre isso e damos sugestões de como o fazer parar de mentir. A educação desde cedo é importante para não prolongar maus hábitos durante a vida adulta. Ser uma pessoa honesta promove um bom convívio social, além de manter amigos e familiares sempre por perto.

Share Button

post
As mentiras preocupam muitas mamães e papais, que ficam sem saber o que fazer por acharem que a criança é ingênua demais para entender o que está fazendo. Mas é bom compreender que se os pequenos não forem ensinados, desde cedo, que mentir é algo errado, eles irão continuar a fazer sempre e isso pode piorar ao longo do tempo, chegando ao ponto em que eles não saberão mais o que é verdade e o que não é.
 
Por que as crianças mentem?
Geralmente as crianças mentem pelos mesmos motivos que os adultos, mas a principal motivação é que muitas vezes mentir é mais fácil do que contar a verdade. Confira as situações mais comuns:

  • Encontram-se “sem saída”.
    Como quando você vê a criança toda molhada e pergunta “Foi você que molhou todo o banheiro?”. Essa é uma pergunta que você já sabe a resposta, então ela sente-se pressionada a mentir. Em vez disso tente falar que sabe que foi ela que fez aquilo e que ela tem que ajudar a desfazer, mostrando que há consequências pelo que aconteceu.
  •  

  • Sentem-se ameaçadas/Têm medo de serem punidas.
    Elas sabem que fizeram algo errado e que vão receber um castigo, por isso mentem para evitar a punição. Prefira conversar com elas e explicar a situação em vez de simplesmente castigar.
  •  

  • Para que os outros gostem dela.
    Isso costuma acontecer com crianças maiores, que sentem a necessidade de inventar coisas que a façam parecer mais legal para os colegas. Isso pode ser melhorado ensinando seu filho que as pessoas vão gostar dele por quem ele é e não pelo que finge ser.
  •  

  • Seguem exemplo dos pais.
    Se os pais mentem, estão ensinando as crianças que essa atitude é certa. Então não há como repreender o pequeno por mentir para você ou outras pessoas.

 

10 sinais de que seu filho está mentindo:

1. Contato visual fora do comum
Os pequenos tendem a evitar o contato visual na hora de mentir, porém os grandes fazem o contrário, fixando os olhos na pessoa. Ambas as situações são indicativos de que aquela história está mal contada.
 
2. Repetição
Um ato muito comum é repetir a pergunta na hora de responder, assim a criança tem mais tempo para enrolar e pensar em uma resposta.
 
3. Tocar o rosto
Se o seu filho está coçando repetidamente a orelha ou mexendo no nariz, isso pode indicar que o que ele está te dizendo não é verdade.
 
4. Inconsistências
Quando a criança fala uma coisa e depois se contradiz, é sinal de que está mentindo. Provavelmente a criança está inventando a história na hora e o que ela conta pode não fazer sentido algum.
 
5. Reações defensivas
É normal que a criança fique na defensiva quando for acusada de fazer alguma coisa ruim, mas se essa defesa toda for demais, desconfie. Se fazer de coitado é um bom exemplo disso.
 
6. Gestos incomuns
Procure por gestos incomuns no pequeno quando ele estiver contando uma história. Se ele fica o tempo inteiro com as mãos para trás ou usa as mãos demais, tentando desviar sua atenção do problema, é sinal de que o que ele está falando não é verdade.
 
7. Piscar demais ou de menos
O nervosismo na hora de mentir faz com que a criança pisque demais enquanto fala ou “se esqueça” de piscar.
 
8. Não parar quieto
Seu pequeno está inquieto, mexendo nas mãos, nos pés, contorcendo como se quisesse fazer xixi. Isso é sinal de que o que ele está contando pode não ser verdade e, por isso, ele está desconfortável.
 
9. Tagarelar
Se o seu filho já é tagarela, você vai ter mais dificuldades de perceber esse sinal, mas se ele não é você vai perceber que ele vai começar a falar sem parar, tentando fazer com que você acredite na mentira adicionando detalhes.
 
10. Mudar o jeito de falar
Falar muito agudo, hesitar e fazer pausas para pensar indicam que a criança não está sendo verdadeira.
 
Como fazer para terminar com as mentiras?
Não peça para a criança mentir. Como falamos mais acima, o pequeno segue o exemplo dos adultos, por isso pedir que ele atenda o telefone e diga você não está em casa só o incentiva a fazer mais.
 
Ensine para a criança que os erros que ela comete são oportunidades para aprender e não precisam ser escondidos. Ela pode mentir por ter medo de decepcionar os pais com a verdade, por isso explique que ela é amada mesmo quando erra, porque até os pais erram às vezes, mas isso não dá motivo para que ela esconda as coisas. Parabenize sempre quando ela contar a verdade, porque o reconhecimento vai incentivá-la a ser honesta.
 

Você já passou por alguma situação do texto ou tem mais alguma dica para nos passar? Conte pra gente nos comentários.
  

Share Button