Como elogiar seu filho corretamente

Afinal, todo mundo gosta de ser reconhecido! Confira aqui as nossas dicas para motivar e incentivar o esforço dos pequenos.

Share Button

princiapl

As crianças adoram receber elogios (quem não gosta?) e saber o quão orgulhosos estamos delas. Mas não se trata apenas de elevar a autoestima dos baixinhos, é preciso fazê-lo da maneira correta.

Além de ser uma maneira de ensinar aos pequenos quais comportamentos são adequados e quais não são, as crianças consideram o elogio em si uma vitória. Portanto, ao invés de ressaltar a inteligência do seu filho, foque nas ações e esforços dele.

Enalteça o processo, não o resultado

Uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psicologia mostra que crianças que são elogiadas apenas por sua inteligência não lidam tão bem com o fracasso quanto as que recebem elogios pelo esforço e empenho. Por isso, ao invés de dizer “parabéns pelo gol que você fez”, diga “eu gostei da maneira que você correu atrás da bola pelo campo!”

Olho no olho

Fale com os pequenos mantendo o contato visual. De preferência, abaixe-se para ficar na mesma altura da criança. Usar um tom de voz calmo e acolhedor ajudará seu filho a se tornar mais confiante e absorver o que você diz.

Cada um é cada um

Crianças estão sempre se comparando com os outros. Por isso, se o seu pequeno nota que alguém realiza uma atividade melhor do que ele, mude o foco. Por exemplo, no caso de dois irmãos jogando futebol juntos, você pode dizer “sim, seu irmão chuta a bola bem longe, mas eu percebi que você corre muito rápido!” Assim, eles aprendem que são pessoas diferentes, com habilidades distintas.

Preste atenção nos detalhes

Se o seu filho cumpre uma tarefa sem que você tenha que dar ordens, note e recompense! Crianças que se preparam para ir para a cama espontaneamente podem ganhar mais uns minutinhos de leitura antes de dormir. Agradeça pelo gesto e incentive-as a repetir a ação.

Sem excessos

Elogiar demais pode fazer você perder a credibilidade e as crianças não precisam que tudo seja motivo de enaltecimento. Fale de maneira específica e descritiva, para que o baixinho entenda o porquê do elogio. Se você oferecer encorajamento com frequência e guardar os elogios para os momentos mais importantes, seu filho crescerá mais resiliente e confiante!

E você? Já elogiou seu pequeno hoje?

Confira a nossa seleção de produtos que te ajudarão a estreitar a relação com seu filho:

CLIQUE E COMPRE

12 3

5 76

btn_veja-mais

Fonte: Parents

Share Button