Bullying: um problema mundial

O Bullying é o maior problema vivido por crianças e adolescentes. E nesse momento é que precisam do apoio de toda família, para que essa fase seja superada. Confira!

Share Button

bullying-tricae

O que é Bullying

 
O Bullying é o termo mais temido pelas crianças e está presente não só em escolas, mas em situações cotidianas. No Brasil a palavra “Bullying”, que tem origem no idioma inglês (Bully = “valentão”), é utilizada para descrever principalmente atos agressivos entre alunos ou grupos de alunos nas escolas. Durante muito tempo o Bullying era tido como “briguinha de criança” e tanto as famílias quanto as escolas não tomavam nenhuma providência mais enérgica em relação a este tipo de comportamento. Porém, toda essa hostilidade vem se tornando um grande problema crônico para as vítimas e agressores.

 

As formas de agressão são das mais diversas entre alunos: como empurrões, pontapés, insultos, apelidos pejorativos e umas das piores, a exclusão. Na maioria das vezes, algumas dessas situações são motivadas por preceitos preconceituosos como: cor da pele, forma física e até mesmo pela personalidade da criança em questão.

 
Tido como um problema mundial, o Bullying pode ocorrer praticamente em qualquer contexto no qual pessoas interajam, como escola, faculdade, família até mesmo em locais de trabalho. E somente com o apoio dos familiares e amigos é possível acabar com todo esse problema, a solução está mais próxima do que todos pensam. O simples ato de conversar com alguém serve de apoio contra essas agressões. Não tenham medo, conversem com seus pais e professores.

bullying-tricae

 

Bullying na escola

A prática do Bullying se tornou comum pelos corredores das escolas ao redor do mundo. Esses tipos de agressões causam medo, porque as vitimas acreditam que se contarem para alguém sobre o que acontece, a situação vai ficar ainda pior.
Na escola o Bullying acontece quando não existe supervisão de adultos e responsáveis por manter a segurança das crianças. O problema nas escolas chegou a níveis globais e não só os alunos passam por isso, em alguns casos até mesmo os professores se tornam vítimas. E sem saber o que fazer, as crianças acabam por deixar que tudo aconteça, se acostumando de certa forma com a situação, achando tudo comum, pensando que o problema é justamente com ela e que ninguém pode ajudar. E não pior das hipóteses, faltar nas aulas não é uma opção e sim uma obrigação a fim de evitar novas agressões. E no pior dos casos para a pessoa o suicídio é uma alternativa.

 
A origem do Bullying está nos lugares onde menos se espera, como em casa por exemplo. As crianças que cometem essas agressões com outros alunos podem ter em casa um ambiente totalmente hostil que cause grande sofrimento e com isso, acaba descontando todos esses problemas em um colega de classe, que é menor ou mais fraco. Para o agressor isso funciona como uma válvula de escape. Quando acaba machucando física ou verbalmente outra pessoa, ele se sente bem consigo mesmo. E não podemos nos esquecer que ambos, vitimas e agressores necessitam de muito amor e carinho dê seus familiares. para que no futuro não levem a violência como aprendizado.

 
A melhor atitude a ser tomada é conversar, entender ambos os lados é muito importante para que problemas futuros não aconteçam. Amenizar a situação e reeducar o pensamento dos alunos é primordial para que esse cenário de violência não se torne um ciclo já que vítima e agressor possuem uma convivência diária. Afinal, são crianças, e precisam entender que o convívio em uma sociedade deve ser feito de harmonia.

bullying-tricae

 

Bullying virtual

 

O Bullying virtual conhecido também como Cyberbullying é o uso da tecnologia da informação com finalidade de prejudicar ou molestar outras pessoas de forma aleatória.A tecnologia está presente na vida das pessoas constantemente e seu uso aumenta a cada clique. A era tecnológica começou com a internet que diretamente abre muitas janelas para o mundo, por possuir uma democracia com livre uso de expressão para todos. Porem muitas portas acabam se fechando e algumas pessoas transformam a internet em um verdadeiro problema. Problemas que não envolvem o Bullying somente, mas a pedofilia, por exemplo, uma grave ameaça que infelizmente é constante, mas deve ser erradicada. Assim como qualquer outra forma de agressão. A prática do Bullying Virtual possui um único objetivo, criar mentiras, provocações, ameaças e imagens usadas para difamar as vítimas diante de milhares de pessoas.

 
O Cyberbullying é uma extensão do que é feito nas escolas, é como se a vítima não tivesse paz por um único minuto, a partir daí a perseguição ultrapassa todos os limites. Usando sempre de perfis anônimos a crueldade é sempre presente em comentários com ameaças e os efeitos podem muito graves. Essa é   uma questão muito delicada, pois qualquer um pode passar por momentos assim, ou já passaram. E como tudo possui uma solução, o Cyberbullying não ia ficar fora disso.
Todos os casos relacionados a Bullying precisam receber os cuidados necessários, a escola deve sempre abrir suas portas para essa questão criando debates entre os alunos, mostrando a todos que certos tipos de provocações aparentemente inofensivas podem literalmente destruir a vida da vítima. . bullying-na-escola-tricae

 

Volta as aulas

 

As férias já estão chegando ao fim, e em diversos lugares as aulas já se iniciaram. E você sabe como seu filho está na escola? Procure saber mais sobre o dia a dia do seu filho, é de extrema importância que o diálogo entre os pais e filhos, seja mantido com frequência. Mostre aos pequenos que a violência não é  a  solução para resolver seus problemas. Incentive as crianças em suas amizades, fazer amigos pode ajudar e muito durante essa fase. Dessa forma seu filho seja criança ou adolescente vai conseguir perceber que todo esse problema é passageiro e que sempre haverá pessoas ao seu lado para ajuda-lo em qualquer situação. Assim todos vamos resolver a questão do Bullying e qualquer outro tipo de violência que envolva os pequenos.

 
Espero que tenham gostado pessoal. Compartilhem conosco suas experiências, conte se você já sofreu Bullying, como conseguiu se livrar dessa situação, fique totalmente a vontade para se expressar. Depois você pode curtir e compartilhar nosso post. Até a próxima!

 
 

Share Button