Aprender com brinquedos é bem mais divertido!

Conheça os brinquedos que ajudam a melhorar o raciocínio, a memória, a coordenação motora e muito mais, levando em conta a idade da criança.

Share Button

brinquedos

Uma das principais palavras que melhor caracterizam a infância é o aprendizado, pois os pequenos estão constantemente aprendendo sobre tudo em sua volta: diferentes cores, formas, sabores, texturas, sons, aromas, palavras e muitas outras coisas. Com isso, os brinquedos são ótimos companheiros da criançada, ainda mais se forem educativos já que unem diversão com conhecimento. Cada dia é uma longa aventura para eles e é o momento certo de tirar proveito das experiências, principalmente das que são boas. E o uso de muitos destes brinquedos reflete diretamente no desenvolvimento da criança, deixando-a mais ágil mentalmente.
Qualquer tipo de brincadeira é válida para a evolução da criança ainda mais quando são atividades em grupo pois interagir com outras crianças, por exemplo, é fundamental para desenvolver as habilidades comunicativas e a respeitar o próximo. Aprender a dividir os brinquedos, a pedir desculpa quando errar ou machucar alguém são algumas das coisas que se aprende com estas interações. Para complementar as brincadeiras, a criançada inclui os brinquedos que colaboram ainda mais para deixar a imaginação fluir e a diversão ser ainda maior.

 

Como escolho um brinquedo apropriado?

 

Existem diversos tipos de brinquedos que incentivam as crianças e estimulam sua criatividade, além de trabalhar também a coordenação motora e o raciocínio. Os materiais utilizados costumam ser madeira, algodão e feltro que têm texturas agradáveis e também não quebram, fazendo com que a criança se machuque. Por isso é importante conferir se os brinquedos são comprovados pelo INMETRO e seguem os padrões de segurança e qualidade exigidos. A classificação etária é outra questão que deve ser respeitada na hora de comprar qualquer brinquedo, por isso listamos algumas opções de acordo com a idade dos pequenos. Confira alguns dos preferidos deles:

De 1 a 3 anos: nesta fase, as crianças já sabem se expressar de forma bem clara então brinquedos que estimulam a coordenação motora e os sentidos são perfeitos. Os brinquedos costumam ter cores fortes para chamar a atenção dos pequenos que estão desenvolvendo a visão e começando a distinguir as cores primárias, principalmente.
Opções: quebra-cabeça, blocos de montar e outros brinquedos de encaixe que não são muito difíceis e as peças são grandes para que a criança não corra o risco de engolir.
De 3 a 5 anos: os brinquedos e jogos com regras são muito importantes para que a criança tenha disciplina e aprenda a conviver com outras crianças. Os que exercitam a memória e melhoram o raciocício também são ótimos.

Opções: jogo da memória e quebra-cabeça, porém são um pouco mais complexos para desafiá-las.

brinquedos

De 5 a 7 anos: tudo que ajude a melhorar as capacidades matemáticas e de comunicação encaixam-se perfeitamente nas necessidades dos pequenos, já que a maior parte dos aprendizados na escola estão relacionados às estas áreas. Jogos e brinquedos que estimulem o pequeno especificamente nestas áreas são perfeitos.

Opção: tablet e laptop para criança já que os aparelhos poder ter mais de 20 atividades diferentes para a criança brincar a vontade.

De 8 a 12 anos: jogos com grau de dificuldade maior são a preferência da meninada já que são constantemente desafiados intelectualmente na escola, principalmente com atividades que envolvem números e imaginação. A competitividade também começa a aflorar e atividades em grupo tendem a conquistar os pequenos, inclusive é por isso que eles escolhem praticar esportes.

Opções: jogos de tabuleiro ou qualquer esporte que conte com mais de uma pessoa.

 brinquedos

 

Mas e os livros?

 

Eles também são essenciais! É muito importante que a criança crie o hábito de ler desde pequena pois os livros ajudam a expandir o vocabulário, o conhecimento da língua e o raciocínio lógico. Assim, quando ela crescer não haverá problemas de adaptação à leitura e ela terá mais facilidade para ler livros cada vez mais difíceis com termos e palavras mais complexas. Há também livros e cadernos de atividades onde a pode-se encontrar jogos como caça-palavras, palavras cruzadas, jogo dos 7 erros, desenhos para colorir e alguns outros passatempos divertidos.

Vale destacar que brincar de carrinho ou de casinha também inclui o uso de brinquedos educativos porque as crianças passam a perceber as responsabilidades de um adulto ao copiá-los em atividades como cuidar da casa, dos bonecos que se passam por seus filhos e dirigir com responsabilidade. Desta forma, tudo fica mais interessante e mais fácil pois além de aprender o que é ensinado pelos pais, a criança tem exemplos reais de diversas situações no cotidiano. Afinal a imaginação é a melhor amiga da infância, que se desenvolve com a ajuda de brinquedos divertidos e brincadeiras saudáveis.

Share Button