O que colocar no berço do bebê recém-nascido?

Ao montar o quarto do bebê, as mamães ficam muito animadas e compram diversos itens de decoração. Por mais que tudo seja bonitinho, deve-se ter cuidado com os acessórios que são colocados no berço até os 3 meses do bebê, como almofadas laterais, bichos de pelúcia ou muitos cobertores. Esses itens são recomendados quando o bebê já é maiorzinho e tem mais coordenação motora. Entenda os motivos aqui.

Share Button

A resposta para essa pergunta é simples: nada ou quase isso.
 
Tirando a roupa de cama, quanto mais vazio estiver o berço do bebê, menores são as chances dele sofrer morte súbita. É o que indicam os pediatras de todo o mundo. Um recém-nascido não tem os reflexos que o impedem de sufocar durante o sono, portanto cobertores ou bichinhos de pelúcia dentro do berço podem ser um perigo, já que qualquer item solto pode acabar obstruindo as vias aéreas do pequeno. O ideal é colocar bichinhos e outros apetrechos na cama do seu pequeno, quando ele for um pouco mais grandinho, por volta dos 4 meses, combinado?
 

 
Mesmo com muitas pesquisas, os médicos não conseguem apontar a causa exata para a morte súbita de bebês. Não há um motivo aparente para um bebê saudável de repente parar de respirar. A maioria dos casos acontece durante a noite em bebês recém-nascidos e as chances aumentam se ele for prematuro ou se tiver contato com fumantes. E, para que tanto o bebê quanto você tenham um sono tranquilo, algumas recomendações são muito importantes:
 

  • Colocar o bebê para dormir de barriga para cima Isso vale para qualquer hora do dia ou da noite. Dormir de bruços aumenta muito as chances de sufocamento.
  • Evitar qualquer contato com fumantes – Seja a mãe, o pai, parentes ou amigos. A fumaça pode enfraquecer os pulmões do bebê.
  • Usar colchões e travesseiros firmes – Evite as espumas muito moles, que podem afundar quando o pequeno é colocado no berço.
  • Não agasalhar demais o bebê – Uma dica para saber se o seu filho está quente demais é colocar a mão na barriguinha dele. Se estiver muito quente ou você notar que ele está suando, tire uma camada de roupa.
  • Evitar muitos cobertores – Por mais que esteja frio, o excesso de cobertor pode acabar ficando no rosto do bebê, que não tem força e coordenação para afastar o que está atrapalhando.

 
Não é necessário verificar o seu bebê de hora em hora. Dormir na mesma cama é algo comum feito por muitas mamães, mas acaba prejudicando o pequeno. Se você estiver muito insegura, coloque o berço do seu filho no seu quarto ou mude-se por um período para o quarto dele. Outra opção é utilizar uma babá eletrônica. Seguindo as recomendações acima, as chances de seu bebê sofrer morte súbita são mínimas. Só é necessário prestar mais atenção durante os dois ou três primeiros meses, depois desse período o bebê desenvolve um pouco mais de autonomia e vai gostar de ter bichinhos de pelúcia como companhia.
 
Se ainda estiver com dúvidas e incertezas, converse com o pediatra e resolva todos os seus questionamentos. Ele vai te indicar qual é a melhor estratégia para quando o bebê dormir e você não vai precisar ficar preocupada e acordada durante a noite inteira.
 
 

Share Button