Como estimular a memória das crianças

Share Button
como estimular a memória
Foto: Shutterstock

Brincar também pode fazer um bem danado para a saúde dos pequenos. Entenda como estimular a memória das crianças a partir da construção de alguns hábitos. A melhor parte? Eles podem ser aprendidos com jeitinho de infância: com muita diversão! <3

Truques: como estimular a memória das crianças

Associar o que se quer lembrar com uma imagem é um truque daqueles. Em um papo descontraído com os pequenos, que tal começar a criar histórias divertidas que os ajudem a lembrar das informações? Na hora da prova de história, por exemplo, incentive-os a transformar os colonizadores portugueses em pessoas conhecidas ou desenhos animados e deixe os fatos mais acessíveis na cachola.

Isso, porque a associação de imagens é mais rápida que a de palavras e colocar aquilo que é necessário ser lembrado dentro de um cenário conhecido faz toda a diferença. Outra ideia é usar e abusar de jogos da memória. Se a temática for ‘’animais’’, por exemplo, ensine a criança a associar os animais em um mosaico pode ser uma mão na roda. Imagine que os bichos em ordem são macaco, girafa e pássaro. Criar um rascunho de um animal inexistente com cabeça de macaco, pescoço de girafa e asas de pássaro pode auxiliar o cérebro a lembrar-se, de cima para baixo, da ordem do jogo.

É importante “guardar’’ as imagens em diferentes locais do cérebro. Por isso, ensinar seu filho a estabelecer diferentes lugares para realizar cada tarefa pode ajudar a memória. Isso permite que ao deitar-se na cama, seu cérebro entenda que é hora de dormir.

*Preços sujeitos a alteração

A ordem é cada coisa em seu lugar

Que tal acomodar o macaco-girafa-pássaro do lado da escrivaninha? O lugar, conhecido pelo pequeno, torna a memória mais acessível. É que ter um cenário ou plano de fundo torna-se relevante para compartimentar as informações na mente. Até dá para projetar o dia em que o pequeno questione se você se lembra daquele dia em que criaram um animal supercurioso, que fica ‘’ali ao lado da escrivaninha”, não?

Experimente. Para descobrir o que funciona melhor para a criança é preciso treino. De quebra, turbine sua memória também. Nunca é tarde para construir hábitos saudáveis! 😉

*Preços sujeitos a alteração

 

Share Button