Como ensinar as crianças a escovar os dentes

Estimule-as a criar o hábito indispensável desde cedo

Share Button

No comecinho, gaze e fraldinha molhadas dão conta dos dentes que surgem na boca do pequeno. Depois disso, você sabe como ensinar as crianças a escovar os dentes? Confira 5 dicas que vão ajudá-lo a estabelecer esse hábito indispensável.

como ensinar o seu filho a escovar os dentes
Foto: Tricae

Ambiente

  1. É superimportante que a criança disponha de um local seguro para escovar os dentes. Isso, porque se os utensílios, espelho ou torneira estão fora de seu alcance, ela pode ter medo de cair – e consequentemente, evitar a escovação. Deixe um banco firme em frente à pia.
  2. É mais fácil para os pequenos entender que a escovação faz parte dos hábitos saudáveis quando o ambiente familiar demonstra isso com naturalidade. Por isso, logo após as refeições, não marque bobeira: chame a trupe toda para cumprir o hábito. Não se esqueça do fio dental, viu? O item, que configura o primeiro passo da higienização, garante melhor remoção das sujeirinhas da boca. Dê o exemplo.

Supervisione a criançada até que tenha desenvolvido bons hábitos de escovação. A recomendação é que o processo dura aproximadamente dois minutos, focando nos dentes mais usados na mastigação, assim como nos dentes posteriores, propensos ao desenvolvimento de cáries.

Educação + brincadeiras

  1. Transformar o momento em diversão é uma ótima pedida. Que tal criar um enredo em que super-heróis salvam o mundo das bactérias, por exemplo? Vale criar uma musiquinha ou apostar em canções que o pequeno já ama durante o processo e até mesmo usar fantasias para tornar o momento um símbolo de boas memórias ao lado da família. Deixe a criança inventar uma história superlegal: eles vão pedir bis!
  2. Utensílios que remetam ao universo lúdico infantil, como escovas de dente coloridas, que piscam, se mexem, com desenhos e personagens são um atrativo certo. Pastas de dente cheirosas e brilhantes também!
  3. Invista em músicas e livros com histórias sobre a saúde bucal. Os materiais, além de educativos, provavelmente irão prender a atenção dos pequenos pelo momento descontraído que proporcionam.

*Preços sujeitos a alteração

Preparados?

Share Button