A importância dos avós no desenvolvimento das crianças

A relação com os netos é muito benéfica: do afeto aos ensinamentos

Share Button
importância dos avós
Foto: Shutterstock

A relação dos avós com seus netos pode fazer um bem danado. Mais do que chocolate quente, pipoca e filmes durante a tarde, os momentos que os pequenos passam com eles pode render bons frutos.

Você sabia que as vovós foram diretamente responsáveis pelo crescimento da população mundial? Desde os comecinho da vida humana no planeta, elas cuidam dos netos, garantindo que os papais engravidassem novamente. Essas mulheres também marcaram presença no cuidado das crianças enquanto mamães e papais saíam em busca de alimentos. Apesar de já fazer muito tempo, algumas coisas não mudaram, não é mesmo?

 

Rotina dos pais

 

Hoje em dia, mais do que nunca os pais têm rotinas atribuladas e muitas vezes estão ausentes devido ao trabalho. Assim, surge a necessidade de recorrer à ajuda de babás ou, em muitas vezes, avós para tomar conta da criançada. Isso os aproxima e contribui para que as relações entre eles se estreite. Seja no apoio e consolo prestados aos pequenos durante o divórcio dos pais, na hora de trocar referências antigas com pessoinhas que nasceram em meio à tecnologia ou na hora de ensinar algo, a interação com os avós é muito benéfica.

A função que eles assumem é nada mais, nada menos que de continuidade na educação da criançada, além de reforçarem a formação da identidade. São os avós que trazem consigo as histórias da família, repassam e solidificam raízes. Embora é possível perceber sozinho, é legal contar que pesquisas comprovam os benefícios ao desenvolvimento da criança! Muito legal, né?

 

Comprovação científica

 

Uma pesquisa realizada em 2011 na Universidade de Oxford, Grã-Bretanha, confirmou a importância dessa interação no desenvolvimento infantil. Entre as 1,5 mil crianças e adolescentes de 11 a 16 anos observadas, aquelas que tiveram avós presentes cresceram mais felizes.

Além da felicidade, que por si só já é um ponto altíssimo para essa relação, a formação do caráter dos pequenos recebe um bônus. Isso porque os avós se preocupam com o futuro dos netos na sociedade e, consequentemente, se esforçam para estimular e dar forma aos ideais e à personalidade enquanto as crianças estão descobrindo o mundo. Outro benefício que configura um dos mais relevantes e também tem a ver com a propagação da espécie, é a passagem de ensinamentos. Cozinhar, costurar e pensar – sim, ler, escrever, fazer lição da escola… tudo isso recebe influência direta deles. É o encontro entre passado e presente!

Se existe alguma coisa mais gostosa que amor de vô e vó, a gente está para descobrir! 😉

*Preços sujeitos a alteração

Share Button