Como fazer o bebê arrotar

Descubra os mitos e verdades

Share Button
como fazer o bebê arrotar
Foto: Shutterstock

Você sabe como fazer o bebê arrotar? Algumas posições podem te ajudar nessa tarefa caso a criança frequentemente vomite após mamar, tenha cólica ou refluxo, o que pode indicar ingestão de ar.

Sinais

Antes de mais nada, nunca interrompa o processo do bebê. Ele é quem manda. Apenas quando ele soltar naturalmente o seio ou a mamadeira, coloque-o para arrotar.

Alguns pedidos de ajuda de uma pessoinha que está engolindo muito ar têm a ver com parar de tomar o leite, não querer alternar o seio enquanto mama, se contorcer, chorar e jogar a cabeça para trás. Coloque o neném para arrotar e não se esqueça de que o leite pode voltar: fralda à mão!

*Preços sujeitos a alteração

Adote estratégias para auxiliar crianças que usam a mamadeira. Experimente mantê-la em uma posição que permita que o bico se preencha com o leite e o ar não roube seu espaço. Também existem bicos específicos que diminuem a retenção de ar.

*Preços sujeitos a alteração

Como fazer o bebê arrotar

Três posições são indicadas para esse processo: apoiado em seu ombro, sentado ou no seu colo. Na primeira, coloque-o em seu ombro, apoiando o bumbum com seu braço enquanto dá tapinhas em suas costas com a outra mão. Na segunda, sente-o de costas para você e incline-o para frente, apoiando-o pelo ombro e queixo. Já na terceira, coloque-o em seu colo de frente para você. Em todos os casos, basta dar tapinhas ou massagear as costas da criança.

Teste as posições por cerca de cinco minutos. Experimente o que for melhor para o seu filho e, caso ele apresente desconforto e não consiga arrotar, estenda o tempo de tentativa. Vale lembrar que a criança pode estar tensa, então tentar relaxá-la vai ajudar. Que tal um banho morno, bater um papo com ela ou massagear sua barriga?

Se a criança não arrotar, não se preocupe. Nem todas as crianças arrotam. Só vale insistir se realmente a criança estiver incomodada, ok?

 

Share Button