Casa segura: evite acidentes

Olhe ao redor e nós diremos como proteger o ambiente para os pequenos

Share Button

A imaginação das crianças é uma coisa boa que só, mas acidentes na infância têm mais a ver com falta de prevenção do que com histórias para contar sobre o período. Por isso, esteja atenta às peças que a criatividade pode criar e invista em uma casa segura a fim de evitar acidentes que os pequenos não conseguem prever.

casa seguro
Entenda como a imaginação dos pequeno funciona e preveja (e evite) acidentes Foto: Shutterstock

Cabecinha mirabolante

O cenário clássico é esse: enquanto os papais enxergam uma tomada, os pequenos veem um um porquinho e decidem brincar com ele. A dica é pensar e enxergar como a garotada.

Se a finalidade de uma cadeira lhe parece óbvia, busque outras formas de usá-la: sob a perspectiva infantil, o assento pode tornar-se os galhos de uma árvore no meio da floresta ou a Batcaverna. Não há limites para a imaginação, mas para os riscos, sim! Crianças de 01 a 06 anos mergulham em diferentes fases em que a adaptação de objetos toma à frente em suas brincadeiras. Estimule a sua imaginação e pense em soluções.

Casa segura

Considere os perigos que não são aparentes e tome medidas para evitá-los. Invista em:

  • Grades protetoras para escadas;
  • Grades para camas;
  • Travas para gavetas/gabinetes, trava portas;
  • Protetor de espuma para quina/protetor de cantos.

*Preços sujeitos a alteração

Cuidados na rotina

  • Mantenha os pequenos longe do vapor e do fogo para evitar queimaduras escaldantes e térmicas, respectivamente. Isso significa que a cozinha não deve ser atrativa para os pequenos, principalmente durante o preparo das refeições. Vale cozinhar nas bocas de trás do fogão com os cabos das panelas virados para dentro e usar protetores de fogão;
  • Estabeleça limites nos locais em que alguém está secando o cabelo, passando peças de roupas ou utilizando outros aparelhos que produzam calor. Não se esqueça de desligá-los e retirá-los da tomada. Se já for hora do pequeno secar os próprios fios, por exemplo, mantenha sempre a supervisão;
  • Proteja tomadas com tampas apropriadas, esparadrapos, fita isolante ou as esconda com móveis;
  • Mantenha a tampa do vaso sanitário fechada. Se possível, lacrada com algum dispositivo de segurança ou tranque a porta do banheiro. Medicamentos e produtos tóxicos devem estar em armários com chaves ou acima do alcance dos pequenos.

*Preços sujeitos a alteração

Share Button