Abaixo a obesidade infantil

Fique por dentro de dicas simples e turbine a qualidade de vida do pequeno

Share Button
obesidade infantil
Foto: Shutterstock

No dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, conversamos com a nutricionista funcional Marcela Marques. A profissional traz dicas para proporcionar uma alimentação adequada e garantir a qualidade do desenvolvimento e da vida do pequeno.

O aumento da obesidade infantil no país é preocupante. Os dados do Ministério da Saúde mostram que entre três crianças de 5 a 9 anos, uma está acima do peso.

 

Sem neura
Se o pequeno estiver com sobrepeso, incentive a prática de atividades físicas –- isso pode acontecer por meio de brincadeiras, por exemplo.

Além disso, faça uma troca gradual dos lanches industrializados e doces por frutas, preparações caseiras e aumente o consumo de legumes e verduras nas principais refeições do dia.

Apresente os alimentos integrais e desenvolva momentos focados na alimentação: sem distração de desenhos animados, brincadeiras ou videogames. Assim, a criança fica atenta ao que está comendo.

Dose as possibilidades
Não apresente a comida como recompensa. Oferecer um doce à criança caso ela conclua alguma tarefa escolar, por exemplo, é perigoso. Apesar disso, flexibilize o cardápio no fim de semana ou em ocasiões especiais como aniversário e refeições em restaurantes.

Outra dica bacana para as crianças muito seletivas é que os pais incentivem a descoberta de novos alimentos, deixando claro que elas podem não gostar, mas que devem experimentar.

A batata frita tipo snack pode ser substituída por chips de batata doce preparados em casa. Já a pipoca de microondas, pela pipoca de panela. Uma dica é o bolo de banana integral com tâmaras: um sucesso entre os pequenos.

Invista em lanches saudáveis para a criança levar à escolinha. Victor Chirichella, do Fresh Club, restaurante especializado em alimentos saudáveis, leves e focados no bem-estar (confira as gostosuras aqui) sugere algumas alternativas nutritivas para rechear a lancheira da criançada. Dá uma olhada!

Share Button