Vida Organizada: dicas para deixar o quarto do seu filho organizado

Uma vida organizada é sinônimo de uma vida mais tranquila, afinal todos sabem o quanto a organização facilita a nossa vida. E para te ajudar nessa missão, hoje vamos dar algumas dicas de como organizar o quarto das crianças, desde os brinquedos até as roupas. Você verá como um ambiente organizado facilitará a sua vida e a de seu filho.

Share Button

vida organizada

Uma vida organizada é sinônimo de uma vida mais tranquila, afinal todos sabem o quanto a organização facilita a nossa vida. E para te ajudar nessa missão, hoje vamos dar algumas dicas de como organizar o quarto das crianças, desde os brinquedos até as roupas. Se você seguir as nossas dicas irá notar como é mais fácil encontrar tudo e como é importante delimitar o espaço de cada coisa.
Para começar algumas dicas básicas para manter um ambiente organizado:
1. Limpeza
Esse é o ponto inicial para um local organizado. Mantenha o quarto limpo e arrumado todo dia, para que a bagunça não se acumule com o tempo.
2. Harmonia
Retire do quarto tudo que não seja necessário ou supérfluo, fazendo isso o ambiente já ficará mais harmonioso. Separe o quarto por áreas como: cantinho de estudo, de brincadeiras e Tv. Assim ficará mais fácil organizar os objetos, deixando-os próximos de suas respectivas áreas.
3. Iluminação
Um quarto bem iluminado transmite leveza e ainda facilita para que as coisas fiquem a vista. Na hora da brincadeira e dos estudos a iluminação é essencial.
4. Aproveitamento de espaço
Crianças tem muita coisa, são briquedos, roupas, material escolar e mais uns infinidade de objetos que necessitam de espaço, mas nem sempre é o que temos em casa, portanto saiba aproveitar o espaço que tem como utilizar as paredes com prateleiras, nichos e ganchos, eles ajudam a organizar objetos menores como livros, bonequinhos e dvds. Caso a cama tenha espaço na parte de baixo aproveite o espaço para armazenar objetos que não são tão usados em caixas com rodinhas.
5. Comunicação
Não adianta nada você se preocupar em organizar tudo e não avisar o restante da família onde as coisas estão. Portanto, mostre para seu filho onde cada coisa está e explique que no fim da brincadeira tudo deve ser guardado em seu devido lugar.

 

Agora vamos para as dicas mais práticas e mostrar opções que irão facilitar na hora da organização.

vida organizada caixas1. Caixas organizadoras
Nem sempre cabe tudo dentro dos armários e é nessa hora que aparecem as salvadoras da pátria, caixas organizadoras! Elas irão facilitar muito a sua rotina. Cada caixa poderá armazenar itens por grupos. Dica: como muitos brinquedos tem peças pequenas que se perdem facilmente, separe uma caixa para isso, essa caixa será uma espécie de achados e perdidos dos brinquedos.

 

vida organizada roupas2. Roupas
Estabeleça setores no guarda-roupa de seu filho, crie grupos de peças e deixe-as sempre juntas, como uniforme escolar, camisetas e regatas, shorts e saias, calças
e blusas de manga comprida. Dica: separar as peças
de acordo com a estação do ano. Aproveite a arrumação
e se desfaça do que já não serve mais no seu filho, além
de abrir espaço para o que realmente precisa, você ainda poderá ajudar outras crianças fazendo doações.

vida organizada 33. Escrivaninha
Esse local deve ser reservado para estudo, leitura e arte. Portanto, nada que não seja necessário para a realização dessas atividades deve ir para outro lugar. Na escrivaninha, utilize potes e baldinhos para guardar canetinhas, giz
de cera, lápis de cor e afins. E lembre-se de que esse
lugar precisa de boa iluminação.

 

vida organizada estante4. Praleteiras e Estantes
Ideal para organizar livros, cds e dvs, ambos podem ser organizados por gêneros e irão facilitar muito na hora
da busca. Se a quantidade for muito grande, e não couber nas prateleiras, a dica é guardá-los em caixas etiquetadas, assim eles ficaram organizados e num local apropriado para conservação.

vida organizada sapatos5. Calçados
O ideal é reservar uma parte do guarda roupa só para
os calçados, se o quarto tiver espaço para uma sapateira
é melhor ainda.Dessa forma eles ficam bem organizados
e terão uma durabilidade melhor por estarem armazenados corretamente. Além do que, ficarão mais fáceis de ser visualizados.

vida organizada objetos6. Objetos mais usados e menos usados
Objetos que as crianças usam com mais frequência devem ficar em locais baixos, para que eles consigam guardar tudo de volta sem dificuldade. Já os objetos pouco utilizados podem ficar em lugares mais altos.

 

 

vida organizada etiquetas8. Etiquetas
Use e abuse das etiquetas. Coloque-as nas caixas, indicando o que dever ser armazenado nelas. Isso facilitará muito na hora de procurar algo. Dica: uma forma bacana para substituir as etiquetas comuns por outra mais moderninha é comprar etiquetas que imitam quadro negro, nelas você poderá escrever com giz e se a caixa mudar
de utilidade é só apagar e renomeá-la.

 

vida organizada papei9. Papéis
Mostre para seu filho a importância de utilizar os dois lados do papel sulfite na hora do desenho, além de ecológico isso irá diminuir o acúmulo de papeis e consequentemente deixar o quarto mais organizado. Coloque um lixinho perto da escrivaninha ou mesa para que restos de recortes
e papéis não fiquem jogados no chão.

vida organizada irmaos10. Quarto para mais de uma criança
Se seus filhos dividem o mesmo quarto, é melhor não misturar as coisas de ambos e estipular o espaço de cada um. Dê preferência por lugares baixos para o filho mais novo e lugares mais altos para os mais velhos. Mantenha uma ou mais áreas para convivência dos dois, como
o cantinho das brincadeiras, isso estimulará o convívio
dos irmãos e os ensinará a dividir seus brinquedos
com o outro.

 

Com essas dicas, a missão que antes parecia impossível ficou mais fácil de ser realizada, não é? Dedique um tempo para colocar tudo isso em prática e você verá como valerá a pena. Um ambiente organizado facilitará a sua vida e a de seu filho. Ensinar ao pequeno, desde cedo, o quão importante é cuidar de seu espaço o tornará um adulto mais cuidadoso, que sabe dar importância ao que é seu.

Share Button