Garoto de 12 anos cria impressora braille feita com Lego

Um projeto de ciências, feito por uma garoto de 12 anos com peças de Lego, pode mudar a vida de milhares de deficientes visuais. Conheça Braigo, a impressora braile feita com peças de montar que chamou a atenção do mundo para um assunto muito sério.

Share Button

Garoto de 12 anos cria impressora braille feita com Lego - Shubham Banerjee - Braigo

Já falamos muitas vezes aqui no blog o quanto brincar é importante na vida das crianças, pois ajuda os pequenos a desenvolver o lado cognitivo, físico, social, seu bem-estar emocional e também de comunicação. Uau! Quem diria que brincar envolve tanto aprendizado, né? Pois é, e isso é apenas o começo! Tem muita criança por aí levando a brincadeira muito mais a sério do que a gente imagina. Esse é o caso do Shubham Banerjee, de 12 anos de idade. Porém antes de contar essa história, gostaria que vocês conhecessem alguns dados.

 

Garoto de 12 anos cria impressora braille feita com Lego

Shubhan, é filho de indianos, nasceu na Bélgica e aos 3 anos de idade se mudou para a Califórnia. E agora, com apenas 12 anos, ele mostrou ao mundo que é possível fazer uma Impressora Braille muito mais barata do que as vendidas atualmente, e tudo isso usando peças de Lego. O nome dado à sua impressora foi Braigo (junção das palavras Braille e Lego), para sua construção ele gastou cerca de US$350, que foi o valor do LEGO Mindstorms e de algumas peças adicionais, como o rolo de papel de calculadora.

 

Como funciona a impressora braille Braigo

 

Braille - Garoto de 12 anos cria impressora braille feita com Lego

 

Fui pesquisar quanto custa uma impressora Braille no Brasil e cheguei a duas conclusões:
1. São poucas as empresas que vendem esse tipo de impressora e elas não colocam o valor no site, é preciso solicitar um orçamento. Haja burocracia, né?!
2. Lá fora essas impressoras custam em torno de $4.500, com isso já temos uma ideia de que aqui no Brasil o valor deve no mínimo duplicar. Triste realidade.

 

Com base no valor de uma impressora Braille já podemos notar o quão importante foi a invenção de Shubhan, ele não apenas conseguiu baratear esse tipo de produto, como disponibilizou, para quem quiser aprender, o código que criou para sua impressora. Não preciso nem dizer que sua ideia foi um sucesso e repercutiu no mundo todo, né? E o sucesso foi tanto que a notícia chegou ao Grupo Lego que parabenizou o garoto em seu Twitter não só por sua ideia como pela bela causa.

 

A Braigo não está sendo comercializada, mas quem tem interesse em fazer a sua pode, pois Shubhan compartilha com todos não só a programação da Braigo, como suas pesquisas atuais em sua página no Facebook. No momento Shubhan, além de pesquisas, está fazendo novos testes para aperfeiçoar sua invenção. E tudo leva a crer que suas ideias ajudem milhões de pessoas com deficiência visual, garantindo-lhes mais acessibilidade e autonomia.

 

Como fazer uma das partes da Braigo

 

E nós ficamos aqui com a sensação de que existe muita gente bacana nesse mundo, pessoas que se preocupam com questões muitas vezes esquecidas e essa pessoa pode estar muito mais perto de você do que imagina, quem sabe não esteja brincando no quarto ao lado? 😉
Fontes: Associação Nacional dos Inventores, Fundaçâo Dorina Nowill, Gente que Educa.

Share Button