Dia do Teatro – Teatro e o desenvolvimento infantil

Entenda os benefícios que a atividade proporciona aos pequenos

Share Button
teatro e o desenvolvimento
Foto: Shutterstock

Dia 15 de setembro é o Dia do Teatro. Você sabe quais os benefícios que a atuação teatral pode trazer aos pequenos?

Brincar é coisa séria

Participar de peças de teatro na escola ou reuniões familiares de domingo são brincadeiras valiosas para as crianças. “Os contextos lúdicos permitem que elas se exponham e sejam acolhidas e compreendidas por um grupo. Isso ajuda a enfrentar a vergonha ou o medo de ser imperfeito, por exemplo”, afirma a terapeuta cognitiva Ana Carolina Diethelm Kley.

Por isso, vale a pena estimular a imaginação da criançada. Mantenha uma gaveta com fantasias e outros brinquedos que possam compor uma encenação! 😉

*Preços sujeitos a alteração

Que tal inscrever as crianças em aulas de teatro?

Recomenda-se que os pequenos comecem as aulas de atuação aos 5 anos. Inseri-los em uma atividade que demande interação social pode ser uma maneira de treinar a comunicação. “Quanto mais nos expomos, melhores ficamos nisso e a situação se torna menos desagradável, deixa de ser um motivo para ansiedade”, explica a profissional.

O teatro não só permite como exige que os envolvidos lidem com circunstâncias engraçadas ou pouco convencionais. “A criança começa a perceber que nada de ruim acontece quando ela está exposta, muito pelo contrário. Fortalece a autoconfiança porque ela pode ser quem é e as pessoas vão aceitá-la.

Já pensou em desenvolver um teatro de sombras? Apesar de não contar com a desenvoltura corporal dos pequenos, também abre espaço para inventarem histórias e contá-las em voz alta.

Share Button