Dia do amigo: como construir relações saudáveis na infância

As amizades são importantes no desenvolvimento dos pequenos. Entenda como ensiná-los a construir laços positivos.

Share Button
 relações saudáveis infância
Foto: Shutterstock

As amizades têm que ser celebradas. Além de contribuir com a socialização das crianças, de acordo com estudos, esses laços são capazes de influenciar na qualidade de vida das pessoas.  Essas relações se desenvolvem na infância da mesma forma que na vida adulta: por afinidade. A diferença é que as crianças tendem a ser mais curiosas e observar o outro, chegar perto e interagir com espontaneidade.

Uma forma de aprender a cultivar amigos é observando os próprios pais – como eles lidam com as amizades? Basicamente, observar as interações é a primeira forma de se aprender na infância.

Relações saudáveis na infância

Para que as crianças conquistem relações saudáveis é importante ensiná-las que elas têm que ser baseadas em trocas: é uma via de mão dupla. Em determinados momentos uma das partes precisa ceder.

Quando há um desentendimento entre as crianças, incentivar os pequenos a resolver a situação por meio do diálogo ou mudando o tipo de atividades em que interagem. De qualquer modo, a validação dos pais é muito relevante na infância. Quando os pais entendem a necessidade da criança, ela se sente incluída, importante e ouvida. Isso reforça sua autoestima.

Guiar os pequenos para identificar situações de agressão e exclusão é fundamental para que aprendam os limites de suas interações.

Alguns exercícios podem ajudar as crianças a discernir essas situações. Por exemplo: separe um potinho diferente que representará cada amiguinho do seu filho. A cada atitude positiva, ela deverá colocar uma bolinha verde, por exemplo, dentro do pote. Da mesma forma, a cada situação desconfortável, uma vermelha. Após um tempo, analise cada pote com as crianças. Esse pode ser um jeito de demonstrar que nem todas as pessoas são iguais, têm os mesmos valores ou se encaixam nas necessidades dela. Assim, ela aprende a ponderar suas atitudes e as dos amigos.

 

Share Button