Você sabe como escolher mochilas para as crianças?

Nem só para ir à escola: para além da funcionalidade escolar, as mochilas são sinônimo de praticidade mas escolhê-las nem sempre é uma tarefa fácil. A decisão certa está no conforto de cada modelo para cada idade.

Share Button
escolher mochila crianças
Foto: Shutterstock

Sinônimo de praticidade, mochilas escolares são itens versáteis para todas as ocasiões. Útil em diversas atividades, se engana quem pensa que o acessório só serve para ir à escola. Mas escolher a mochila (para a escolinha ou não) dos pequenos nem sempre é uma tarefa fácil. São tantos modelos lindos, não é? O problema é que a aparência não é tudo. Os critérios de peso tem que ser o conforto  e o tamanho dos modelos para cada faixa etária. Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a tomar a decisão certa.

Mochila de costas

As mochilas de costas são aquelas que possuem duas alças e, como o próprio nome já diz, são carregadas nas costas.

Cuidados ao escolher a mochila de costas:

Alças: devem ser largas, acolchoadas e ajustáveis para não causar dores nos ombros.

Acolchoamento: ideal para não incomodar a criança caso tenha objetos pontiagudos dentro da mochila.

Dica: oriente o seu filho a usar as duas alças da mochila e não carregar em apenas um ombro, porque isso causa deformidades na coluna. Para evitar as dores, o peso da mochila, recomendado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia, deve ser no máximo 10% do peso da criança.

*Preços sujeitos a alteração

Mochila de rodinhas

A mochila de rodinhas é a escolha certa para evitar as dores nas costas, já que ela equilibra o peso e evita esforço. Vale lembrar que isso não significa que dá pra encher de coisas. Em lugares onde as rodinhas não vão, como as escadas, a criança terá que carregar a mochila na mão.

Cuidados ao escolher a mochila de rodinhas:

Puxador: ele precisa ser ajustável para regular de acordo com a altura da criança. O ideal é que ela carregue a mochila com o braço esticado.

Dica: Mesmo que a mochila de rodinhas equilibre bem o peso, é bom orientar a criança para alternar as mãos para puxá-la.

*Preços sujeitos a alteração

Mochilas de costas e rodinhas

O conforto da mochila de costas com a praticidade da mochila de rodinhas em um produto só. Além dos cuidados que já falamos acima, deve-se tomar cuidado para que o puxador da mochila não incomode a região das costas e do pescoço. Algumas marcas até oferecem a opção do carrinho da bolsa ser removível, oferecendo mais conforto para usá-la apenas com a alça.

*Preços sujeitos a alteração

De olho no tamanho

O tamanho da mochila deve ser adequado ao tamanho da criança, ou seja, deve cobrir a região do tronco do pequeno. Assim, o peso fica bem distribuído e não sobrecarrega a coluna.

Dica: Não se esqueça do identificador! Nele, o responsável coloca o nome da criança, turma e um número de telefone.

Dicas aprovadas? Confira aqui a nossa seleção de mochilas escolares e escolha o modelo ideal para os baixinhos:

*Preços sujeitos a alteração

 

Share Button