Cardápio saudável para crianças

Turbine as refeições do pequeno com opções para cada grupo alimentar

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cardápio saudável para crianças
Foto: Shutterstock

Existem três grupos alimentares: energéticos, reguladores e construtores. Cada um deles é indispensável na garantia de um cardápio saudável para crianças. Você sabe quais alimentos cumprem muito bem as funções necessárias desses grupos?

Energéticos

Esses alimentos são os principais responsáveis por fornecer a energia que o corpo precisa para realizar as suas atividades, de funções vitais como respiração e digestão até a movimentação.

Raízes como mandioca, batata doce, abóbora cabotiá, arroz e pão são superfáceis de colocar no cardápio. Prefira a versão integral do arroz e do pão, que contêm maior teor de fibras e ajudam a regular o funcionamento do intestino.

*Preços sujeitos a alteração

Reguladores

Aliados na proteção do organismo contra doenças, esse grupo é representado pelas frutas e verduras, as maiores fontes de vitaminas e minerais da alimentação. Que tal incluir 5 porções de frutas e 5 de legumes e verduras ao longo do dia para turbinar a imunidade? Aproveite a versatilidade desses alimentos e os inclua em sucos e vitaminas e no lanche da tarde em forma de sanduíches e suflês.

Aposte nas folhas escuras, ricas em ferro, como a couve. Além disso, tenha sempre à mão agrião, tomate, manga e maçã.

Tá fácil, vai?

*Preços sujeitos a alteração

Construtores

O nome já diz tudo: os alimentos construtores atuam na construção de novos tecidos, além de formarem anticorpos e auxiliar em cada fase do crescimento. Aqui entram produtos de origem animal e vegetal.

Opte pelo consumo de carnes magras, ovos e iogurtes. Alie isso ao famoso feijão. Pois é! Não é a toa que ele e o arroz formam uma superdupla – o feijão é um construtor de origem vegetal e está sempre à mão. Assim fica fácil, fácil cuidar da alimentação.

Além dele, grão de bico, lentilha e alimentos oleaginosos como as nozes e amêndoas são nota 10! 😉

*Preços sujeitos a alteração

Fique de olho

Não proíba a criançada de sair da rotina vez ou outra, mas busque estreitar a relação com esses grupos alimentares. Com o tempo, eles irão descobrir seus alimentos preferidos e então, pergunte! Faça do pequeno seu maior aliado 😉

 

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