Brincadeiras para as férias

Menos é mais! Atividades tradicionais podem se transformar em grandes aventuras com muita imaginação

Share Button

 

brincadeiras para as férias
Foto: Shutterstock

Está dada a largada! Chegaram as tão esperadas férias. Longe da escolinha, uma coisa é certa: a criançada tem muita energia para liberar. Organize um calendário com atividades que não podem faltar na programação.

Reunimos algumas ideias para você não deixar a diversão acabar em jogos eletrônicos – use o frio ao favor dos pequenos 😉

 

Se joguem no sofá

brincadeiras para as férias
Foto: Shutterstock

Não tem jeito: frio + férias = chocolate quente, pipoca e muitos filmes. Realize uma sessão com os títulos queridinhos da criançada, reúna os priminhos e os amigos e veja a magia acontecer. Vale se inspirar nas animações escolhidas e fazer jogos. Que tal organizar uma caça ao antídoto que pode re-transformar o Imperador (ou seja, uma criança escolhida) em humano, como em A Nova Onda Do Imperador, em que a vilã, Izma e seu ajudante, Kronk, o transformam em uma lhama? Deixe que os pequenos liberem a imaginação: estimule e crie possibilidades. Determine qual é o antídoto, prepare o esconderijo e até mesmo pistas. O mesmo vale para as músicas que eles tanto gostam: produzam seus próprios videoclipes!

*Preços sujeitos a alteração

 

Batata quente, quente, quente…

 

Deixe queimar! Organize jogos tradicionais e aproveite a união da criançada para desenvolver jogos da sua própria infância. Batata quente, gato mia, boliche com meias e garrafas e o jogo das cadeiras vão fazer a cabeça das crianças!

Uma brincadeira que dá pano para manga por horas a fio só precisa de etiquetas colantes e uma caneta. Cada criança escreve um personagem e cola na testa da outra, sem que ela veja o que está escrito. A brincadeira consiste em rodadas de perguntas e respostas até que os pequenos adivinhem o que está na cara: que nome querido das telonas (ou livros) eles são.

    *Preços sujeitos a alteração

     

    Atuar ou não: eis a questão

    brincadeiras para as férias
    Foto: Shutterstock

    Vale promover uma pequena contação de histórias com fantoches ou juntar a galerinha para fazer um projetos com caixas de papelão. Ajude-os a transformar o material em espadas e capacetes de astronauta, por exemplo.

    Escrevam juntos um roteiro: peça para que uma criança comece a história, a próxima complemente e assim por diante – como num esquema de “eu fui para a lua e levei….” em que os participantes têm que dizer o que levaram, continuando a brincadeira. A diferença é que eles não precisam repetir todos os itens: ajude-os a compilar as ideias e os pequenos devem se encarregar de produzir e apresentar um teatro. Já pensou? Risadas garantidas sem grandes esforços.

    *Preços sujeitos a alteração

     

    Sob o céu azul – ou nem tanto assim

    brincadeiras para as férias
    Foto: Shutterstock

    Jogar amarelinha, pular corda, cabo de guerra e atividades com bola podem entrar no calendário, certo? Em dias menos frios, casacos reforçados e os pequenos reunidos com certeza vão dar o que falar. Não tenha medo de deixá-los explorar o condomínio, o quintal ou os arredores – dentro dos limites de segurança e contanto que um adulto esteja ciente, é claro. O ponto é: permita que usem e conheçam os espaços que os cercam.

    Além disso, ir ao cinema ou realizar um piquenique no parque não devem perder a vez. Comidas quentes e jogos ao ar livre não fazem mal a ninguém!

    Sair de casa e interagir com certeza renderão muitas histórias até o fim de julho. Não vai caber tanta diversão nas redações de “como foram minhas férias” no primeiro dia de aula. 😛

    Share Button