Brelfie, o selfie materno que está dando o que falar

Você gosta de tirar selfies? O que acharia se alguém proibisse você de postar as suas fotos? Pois saiba que muitas mães foram discriminadas após postarem suas selfies nas redes socias, e tudo isso por que elas estavam amamentando. Esse tipo de foto ficou conhecida como “brelfie” e tem causado muita polêmica recentemente, pois trouxe à tona a discussão sobre amamentação em público, confira os detalhes e as celebridades que já postaram suas brelfies.

Share Button

Quem nunca tirou uma selfie que atire a primeira @! Com o avanço das câmeras dos celulares, o boom dos aplicativos de fotos e as centenas de redes sociais para compartilhamento de fotos, como o Instagram, uma nova moda ganhou força: tirar selfies. Na academia, no elevador, no restaurante e até na montanha russa vemos pessoas com seus celulares em punho tentando encontrar seu melhor ângulo.

 

E em meio a isso mães do mundo todo, já acostumadas a compartilhar fotos da sua vida e de seus filhos por meio das redes sociais, começaram a postar selfies – apelidadas de brelfies – enquanto amamentam, afinal esse é mais um momento da rotina delas e não viram problema nenhum em fazer isso, inclusive a top model Gisele Bundchen postou sua foto amamentando Vivian, sua filha mais nova, e outras celebridades também.

 
Gisele Bundchen - Brelfie

 
Celebridades amamentando em público - Brelfie

 

Da mesma forma que muitas mulheres postam fotos dos seus decotes enquanto malham, ou homens do seu abdômen sarado na praia, essas mães acham natural registrar e publicar esse momento em seus perfis sociais. Esse é um espaço delas e cada um tira a selfie que quiser, concorda? Mas não é bem sim que muita gente pensa, as brelfies estão dando o que falar no mundo online. Nem todo mundo achou bacana essa ideia, muitos acreditam que o momento da amamentação seja algo muito íntimo para ser fotografado e compartilhado na internet para quem quiser ver. Inclusive o Facebook e Instagram, quando as primeiras brelfies começaram a surgir na timeline, removeram as fotos alegando serem inadequadas, mas essa atitude não foi muito longe, depois de milhares de revindicações e petições ambas as redes sociais voltaram atrás e permitiram que as brelfies fossem postadas, além disso publicaram um comunicado a respeito:

 

“Nós concordamos que a amamentação é natural e bonita. Estamos contentes em saber que é importante para as mães compartilharem suas experiências com outras pessoas no Facebook. A grande maioria destas fotos estão em conformidade com as nossas políticas.”

 
Brelfie nas redes sociais

 
Essa discussão entre certo ou errado, pode ou não pode, continua rolando na internet e as brelfies se tornaram um dos assuntos mais comentados recentemente, pois essa discriminação contra as fotos de mães amamentando trouxe à tona uma antiga discussão sobre amamentar em público. Muitas mães já relataram que foram impedidas de amamentar em locais públicos, que são olhadas com desprezo ou escutam comentários rudes num momento em que elas estão alimentando seus filhos, de forma saudável e recomendada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

 

Em Portugal o projeto Loove, da jornalista Catarina Beato e do fotógrafo Tiago Figueiredo, registra mães amamentando e busca conscientizar as pessoas de que esse momento é um ato de amor entre mãe e filho que merece respeito.

 

Brelfie - Loove

 

No México o projeto When Nurture Calls, realizado por estudantes da University of North Texas, registrou o que muitas mães são condicionadas a fazer quando precisam amamentar e estão em locais públicos. Elas costumam ser “convidadas” a amamentarem no banheiro, local pouco apropriado para fazer uma refeição, não acham?

 
When Nurture Calls - Brelfie

 

No Brasil o projeto a Hora do Mamaço, que recebeu o Certificado Oficial de participação pelo sucesso da celebração da Semana Mundial de Aleitamento Materno pela WABA (The World Alliance for Breastfeeding Action), organizam mamaços – encontro entre mães para amamentarem em público – em vários lugares do Brasil a fim de conscientizarem a sociedade do Ato de Amamentar, além disso o projeto está buscando assinaturas para que seja criada uma lei (Lei de Proteção à Mãe que Amamenta: em qualquer hora e em qualquer lugar) que proteja as mães que amamentam em locais públicos quando precisam.

 
Hora do mamaço - Brelfie

 

Se você concorda com essa iniciativa pode assinar a petição através desse link: https://secure.avaaz.org/po/petition/Lei_de_Protecao_a_Mae_que_Amamenta_em_qualquer_hora_e_em_qualquer_lugar/?aDorebb

 

Aqui no blog da Tricae já falamos o quão importante é a amamentação, inclusive demos várias dicas sobre esse assunto para as mães que possuem dúvidas a respeito, e agora que já explicamos sobre a brelfie e a polêmica sobre amamentar em público, queremos saber sua opinião a respeito: o que você acha das brelfies e sobre amamentar em público?

Update: o projeto, do vereado Aurélio Nomura (PSDB), que prevê multa para os locais que proibirem ou constrangerem uma mãe durante a amamentação foi aprovada em segunda votação na Câmara de São Paulo. Agora só resta a aprovação do prefeito Fernando Haddad (PT)! A multa será de R$500 e em caso de reincidência o valor dobra.

 
 

Share Button