5 atitudes para promover a educação dos filhos

Não há dúvidas de que a participação dos pais na educação dos filhos é fundamental para o desenvolvimento deles. Com atitudes simples, que podem ser incorporadas na rotina da família, você vai ajudar seu filhote a se tornar um adulto consciente, responsável e engajado na sua comunidade.

Share Button

educação dos filhos

Não há dúvidas de que a participação dos pais na educação dos filhos é fundamental para o desenvolvimento deles. Mamães e papais têm muito a oferecer aos pequenos e o apoio emocional faz toda a diferença na sala de aula. São atitudes simples que podem ser incorporadas na rotina da família e vão ajudar seu filhote a se tornar um adulto consciente, responsável e engajado na sua comunidade.

  1. Valorize os professores, a escola e o conhecimento

Faça parte das atividades escolares! Frequente reuniões de pais e eventos como gincanas, festas e apresentações de trabalho. Assim, as crianças vão entender que a escola é muito mais do que aquelas horinhas dentro da sala de aula. Sempre que possível, leve e/ou busque seus filhos no colégio e não se esqueça de perguntar como foi o dia deles.  

[easingslider id=”12573″]

  1. Estimule habilidades importantes para a vida

Mais benéfico do que obrigar as crianças a sentarem em frente aos livros, é mostrar a importância de ganhar novos conhecimentos. Jogos educativos e livros infantis são boas alternativas para incentivar o aprendizado. Se a criança demonstrar interesse, estimule-a a aprender a tocar algum instrumento.

Respeito é outro ensinamento importante que deve ser aprendido na infância. Ou seja, explique desde cedo que as diferenças existem e devem ser respeitadas independente de cor, sexo, classe social ou orientação sexual.

[easingslider id=”12581″]

  1. Insira a educação escolar no dia-a-dia

A escola deve ser prioridade na vida das crianças ou seja, nada de faltar sem motivo. Ajude os pequenos a arrumar a mochila e o uniforme e fique atenta para as semanas de prova e lições de casa. Ter um horário de estudo e um cantinho especial para isso faz toda a diferença. Na hora de fazer tarefa, desligue a televisão, a música e deixe os brinquedos longe! Assim, você evita distrações.

[easingslider id=”12590″]

  1. Apoie as decisões do seu filho

A regra de ouro é sempre acreditar no potencial das crianças, mesmo quando as expectativas parecerem muito altas. Demonstrar confiança irá motivá-las a correr atrás dos seus sonhos.

Durante a adolescência, serão muitas as dúvidas com relação ao futuro profissional, a escolha de uma graduação e uma carreira. Vai ser de grande ajuda se você apresentar aos seus filhos um número variado de opções para o futuro e deixá-los livres para tomarem suas próprias decisões.

[easingslider id=”12600″]

 

  1. Ampliar o repertório cultural e esportivo

Não deixe o pequeno passar o dia na frente de telas de televisão ou do computador. Divida o tempo disponível para a prática de esportes e para visitar parques, museus, cinemas, teatros, além de outras atividades culturais.

O que vocês acharam? São os pequenos gestos que fazem toda a diferença! O que vocês fazem para incentivar o aprendizado e a busca por conhecimento das crianças?

Fonte: Todos pela Educação, Fundação Lemann

Share Button