Curiosidades sobre gêmeos

É possível que irmãos gêmeos sejam filhos de pais diferentes? Você sabe como é possível distinguir gêmeos idênticos de forma fácil? Se você acha muito interessante que duas pessoas possam ser praticamente idênticas, então vai gostar da lista de curiosidades sobre gêmeos que preparamos.

Share Button

Gêmeos são pessoas únicas e iguais ao mesmo tempo. Para quem não está acostumado, ver duas pessoas extremamente parecidas é fascinante. Se você é mãe ou pai de gêmeos já deve estar acostumado com as diferenças entre seus filhos, tanto físicas quanto psicológicas, e sabe dizer quem é quem – pode até impressionar outros familiares, que juram que os dois são idênticos!

Você sabia que os irmãos gêmeos possuem várias peculiaridades? Listamos algumas abaixo:

Gêmeos podem ter pais biológicos diferentes
Por mais rara que seja, essa situação pode acontecer. Se a mulher liberar dois óvulos, em vez de apenas um, e tiver relações sexuais com dois homens, cada óvulo pode ser fertilizado por espermas de cada parceiro.
Gêmeos podem ser de diferentes raças

Se os pais forem de raças diferentes, a combinação dos genes pode acabar resultando em diferentes características, como cor da pele e dos cabelos.
Cães farejadores conseguem descobrir a diferença entre gêmeos idênticos
Pesquisa feita com pastores alemães mostrou que os cães podem identificar cada um dos gêmeos pelo cheiro que se dá por fatores externos, como alimentos e infecções.
Mesmo separados, gêmeos podem ter vidas parecidas
Nos Estados Unidos, dois bebês gêmeos foram adotados por duas famílias diferentes. Ao se reencontrarem 39 anos depois, ambos compartilhavam a mesma história: os dois receberam o nome de Jim, foram casados duas vezes (as primeiras esposas se chamavam Linda e as segundas, Betty) e tiveram um cachorro que chamaram de Toy. Algumas outras similaridades também apareceram, o que deixou até os estudiosos de uma universidade surpresos.
Se homens gêmeos idênticos se casarem com mulheres gêmeas idênticas, seus filhos serão primos e irmãos ao mesmo tempo
Pode parecer confuso, mas quando um homem e uma mulher têm filhos, os pequenos têm os mesmos genes dos pais. No caso de gêmeos idênticos, eles possuem o mesmo DNA. Por isso, quando gêmeos idênticos têm filhos com gêmeas idênticas, os pequenos serão primos pela lei, mas irmãos geneticamente, já que vão compartilhar o mesmo material genético.
Mulheres que dão à luz a gêmeos podem viver mais
Isso se dá ao fato de que geralmente as mães de gêmeos são mais saudáveis e mais fortes do que aquelas de gestações regulares. Alguns acreditam que gêmeos são uma evolução da espécie humana e só aquelas que são as mais saudáveis podem carregar dois ou mais bebês ao mesmo tempo.
Mulheres altas têm maior probabilidade de ter gêmeos
As mulheres altas possuem mais IGF, uma proteína que aumenta as chances da mulher ovular. Quanto mais dessa proteína ela tiver, maiores são as chances de conceber gêmeos.
Mulheres que comem muitos laticínios também estão mais propensas a ter gêmeos

Um estudo mostrou que as mulheres que consomem laticínios têm cinco vezes mais chance de ter gêmeos. Assim como os humanos, as vacas também produzem a proteína IGF (que falamos acima) e ela está presente no leite.
Gêmeos interagem um com o outro dentro do útero
Essa proximidade dos irmãos gêmeos vem desde a gestação, quando ainda estão dentro da barriga da mãe. Quando já possuem autonomia para se mexer no útero, os irmãos tocam o outro com carinho.
Uma das formas mais fáceis de distinguir gêmeos é pelos umbigos
Os umbigos são cicatrizes e, por isso, não dependem do DNA. Então o umbigo de um é um pouquinho diferente do outro.
Gêmeos idênticos não possuem as mesmas impressões digitais
Impressões digitais são formadas pelo DNA durante o primeiro trimestre da gestação, mas quando os bebês se movem dentro do útero, eles tocam o saco amniótico e acabam com linhas e curvas diferentes um do outro.
Quase metade dos gêmeos inventam a própria língua

Bebês e crianças que convivem muito próximos tendem a inventar um idioma próprio, mas essa incidência é muito maior em gêmeos. Geralmente eles dominam a língua criada antes de conseguirem produzir palavras na língua materna.
Você conhecia essas curiosidades? Sabe de mais alguma? Compartilhe com a gente!

Share Button