Como avisar a chegada do segundo bebê

É muito comum acontecer disputas entre o filho mais velho e o mais novo. O ciúme pode surgir desde quando o menor está na barriga da mãe. Nesse post damos algumas dicas para evitar que o primogênito sinta-se deixado de lado e o que fazer antes e depois do segundo bebê chegar. É muito importante criar um vínculo com os irmãos desde cedo, pois vai durar para o resto da vida.

Share Button


Ter o segundo filho faz com que tudo seja em dobro: mais gastos, mais choros, mais correria. Mas também são mais alegrias, mais diversão, mais orgulho, mais coisas boas. Além disso, as pessoas que têm irmãos tendem a assimilar melhor os valores de compartilhar, cuidar e ter compaixão.

No blog já abordamos o assunto sobre brigas entre irmãos, onde falamos um pouquinho sobre o ciúmes que um sente do outro. Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse sentimento que pode começar quando você avisa que está esperando um segundo bebê.

É importante explicar para seu filho que um irmãozinho está para chegar desde quando você confirmar que está grávida. Ele deve se acostumar com a novidade o quanto antes, o que evita que ele sinta-se traído ou abandonado pelos pais. Em seguida, o ideal é envolvê-lo em todas as atividades relacionadas ao novo integrante da família – antes e depois do nascimento.

Anunciando a gravidez
Não é necessário elaborar um discurso todo pomposo para anunciar a chegada do segundo bebê caso o seu filho mais velho seja muito pequeno, pois ele não vai entender. Se ele for maiorzinho, aposte em uma explicação mais completa, de forma que ele entenda que o pequeno que está na barriga da mamãe também terá necessidades e sentimentos.

Procure ressaltar os aspectos positivos dessa novidade, alguns exemplos são: seu primogênito terá alguém para brincar de esconde-esconde, para quem ele pode ensinar várias coisas, uma pessoa a mais em quem ele pode confiar… Enfim, ter um irmãozinho ou irmãzinha trará muitas coisas boas para ele. Depois que ele já estiver familiarizado com a ideia, está na hora de contar para o resto da família e também para os amigos. Anúncios criativos estão cada vez mais em alta, veja:
big brother

“Serei promovido a irmão mais velho”, diz o aviso na lousa.


Usar matemática pode ser bem legal!


Essa é para quem gosta de vídeo game! Esse menino está vestido como o Mario à espera do jogador dois.

Antes do irmãozinho chegar

Tente não fazer nenhuma mudança brusca de rotina antes ou depois da chegada do segundo bebê, mas, se for necessário, faça meses antes do parto. Por exemplo: se com a chegada do irmãozinho, você não vai mais buscar seu filho na escola, comece a não busca-lo por alguns dias e vá aumentando gradativamente.

Envolva-o o máximo que puder! Incentive o pequeno a falar com o bebê dentro da barriga, deixe-o sentir os chutes, leve-o para escolher brinquedos para o irmão. Quanto mais envolvido ele estiver, menor é a chance de ter ciúme do bebê quando ele chegar. Se você perceber que ele não gosta do assunto, não o force a fazer as coisas, mas não o deixe por fora do que está acontecendo. Ele deve ter a noção de que vai acontecer mesmo que ele não queira.

E se alguém na família acabou de ter um bebê? Melhor ainda! É uma ótima opção para acostumar o pequeno.

Depois da chegada do irmãozinho

Por mais que o novo agregado da família exija mais atenção, não deixe seu primeiro filho de lado. Reserve algumas horas do dia para dar atenção exclusivamente para ele. Essa dica também vale para os outros membros da família que vierem visitar o segundo bebê, porque eles podem se empolgar com o novo pequenino e acabar deixando o mais velho de lado.

Continue envolvendo o primogênito em todas as atividades. Ele pode te ajudar a dar banho, fazer dormir, contar histórias… Não fique receosa de deixar que ele toque no irmãozinho mais novo, o ideal é ensiná-lo a encostar devagar e com muito carinho, explicando que o pequenino ainda é muito frágil.

A chegada de um irmãozinho pode ser bem difícil para algumas crianças, mas com o tempo elas aprendem a amá-lo. E quando menos esperar você pode ser surpreendida um dia e ver o seu mais velho falando palavras carinhosas para o mais novo, sem que ninguém diga para ele fazer. Nessa hora todas as suas preocupações irão embora e você vai ter certeza de que eles vão se apoiar para o resto da vida e serão grandes companheiros.

Share Button