Bonecas: o guia completo

Preparamos um guia completo das bonecas com os principais modelos, desde as que estão em alta no momento até as que nunca saem de moda, assim quando sua filha mencionar alguma delas você não vai ficar mais por fora do assunto, confira!

Share Button

As bonecas estão presentes nas brincadeiras das crianças há milênios e durante esse tempo os tipos de bonecas foram aumentando e os materiais em que elas são confeccionadas  foram se modernizando e ficando mais resistentes. Com os avanços tecnológicos as bonecas foram ganhando novas habilidades, como falar, chorar e andar. E quanto mais bonecas foram sendo criadas, mais dúvidas entre qual modelo escolher para presentear as crianças foram surgindo. E para ajudar os pais nessa tarefa preparamos um guia completo das bonecas com os principais modelos, desde as que estão em alta no momento até as que nunca saem de moda, assim quando sua filha mencionar alguma delas você não vai ficar mais por fora do assunto, confira:

 

guia bonecas

 

200ac

PERSONAGENS INFANTIS

Um tipo de boneca que sempre faz muito sucesso são as inspiradas em personagens infantis. A cada ano que passa novos desenhos animados e filmes infantis são lançados e com isso uma gama de produtos com o tema do momento chega às lojas para alegria da criançada. Confira alguns personagens que são sucesso no momento:

 

 

Peppa Pig é um desenho animado vencedor de vários prêmios e exibido em mais de 180 países. Peppa é uma porquinha que vive com sua família. Ela gosta de visitar seus avós e cuidar de seu irmão George. Os episódios são repletos de atividades cotidianas e assuntos com os quais as crianças se identificam, tudo muito divertido e cheio de aprendizado. Além de passar na tv, também tem Peppa Pig em DVD, assim os pequenos podem assistir a hora que quiserem.


Ever After High é o sucesso mais recente da Mattel, depois de Monster High. As EAH são filhas de personagens famosos dos contos de fadas como Cachinhos Dourados, Bela Adormecida, Pinóquio, Branca de Neve e várias outras, e estão reunidas em histórias que buscam um lindo final feliz, num universo repleto de magia, beleza e muita atitude.

Dora, a aventureira, é uma simpática menininha de 7 anos que vive muitas aventuras. Ela e seu amigo Botas, um macaquinho brincalhão, ajudam seus amigos a se livrarem do perigo, e para isso viajam em busca de soluções, nesse caminho eles sempre acabam fazendo novas amizades e aprendendo muitas coisas.

My Little Pony é uma série de desenho animado que passa na TV, sua estreia foi em 2010 nos EUA e rapidamente se espalhou por outros países. Na história a pônei unicórnio Twilight Sparkle é encarregada por sua mentora a aprender sobre a amizade na cidade de Ponyville, lá ela fica amiga de Applejack, Rarity, Fluttershy, Rainbow Dash e Pinkie Pie. Juntas as pôneis vivem aventuras e ajudam-se entre si e a outros habitantes de Ponyville, enquanto descobrem como lidar com momentos difíceis da amizade.


Smurfs, esses azuizinhos já são conhecidos de longa data, mas vamos recapitular um pouco sua história. Os Smurfs ganharam força recentemente com o lançamento de seus filmes no cinema. Eles são pequeninas criaturas azuis que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio de uma floresta. Os vilões da história são o feiticeiro Gargamel e seu gato Cruel, que vivem nos arredores da aldeia Smurf.


Monster High são personagens inspiradas em filmes de suspense, monstros e ficção científica, algo que foge do esteriótipo de desenhos de meninas. Um sucesso entre as meninas, a série começou nos EUA, mas devido ao grande sucesso logo se espalhou pelo mundo todo. Monster High traz fatos do cotidiano de adolescentes na escola, o fato das personagens serem monstrinhas não impede que os acontecimentos vividos por elas sejam diferentes do cotidiano da meninas da vida real.

Galinha Pintadinha, nasceu em um canal de vídeos infantis que hoje está próximo de atingir a marca de um bilhão de visualizações na web. A fórmula do sucesso é simples, uma personagem cativante, cores vibrantes e músicas do cotidiano infantil brasileiro que grudam na cabeça e fazem as crianças ficarem vidradas na tela do computador. Devido ao sucesso, hoje a Galinha Pintadinha atravessa o país com shows musicais, lançou DVDs e mais uma infinidade de produtos.

Chiquititas, é uma novela brasileira produzida pelo SBT que teve início em 2013 e tem previsão de término para março de 2015. A história gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. O orfanato Raio de Luz é um lugar que está sempre de portas abertas para acolher crianças abandonadas e dar a elas um lar.

 

500ac

Bonecas que não saem de moda

Barbie: foi criada por Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler em 1959. A boneca foi criada para a filha do casal, chamada Barbara. A menina adorava brincar de boneca e mesmo durante a adolescência ela continuava brincando, foi então que seus pais tiveram a ideia de criar uma boneca que acompanhasse o crescimento da filha e também fosse adolescente como ela. a boneca foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de Março de 1959 e até hoje é um brinquedo que as meninas adoram. A Barbie, sua “família e amigos” acompanham a moda da época e estão sempre atuais e cheias de estilo.

Minnie: é uma das personagens mais marcantes da Disney. Ela é uma ratinha que nasceu quase junto com o Mickey, afinal o ratinho não é nada bobo e tratou logo de ter uma namoradinha. A primeira aparição da Minnie foi no episódio intitulado Steamboat Willie. Nele, Mickey, no meio de uma perseguição, esbarra na Minnie que estava quase perdendo o barco pelo qual esperava e a salva. Desde então o casal não se desgrudou mais. A Minnie está sempre ao lado do simpático ratinho para ajudá-lo a resolver todos os problemas.

Princesas Disney, uma franquia que pertence a Walt Disney Company, composta por personagens femininas de diferentes filmes da Disney. Elas são realezas por nascimento, pelo casamento, por serem consideradas princesas devido aos seus atos heróicos diante da realeza, ou pelo nível muito elevado em seu país. As bonecas princesas Disney  tem variado muito desde sua criação e atualmente é composta por: Branca de Neve, Cinderela, Aurora (Bela Adormecida), Ariel (Pequena Sereia), Bela, Jasmine, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel e Mérida. Há boatos de que até o fim do ano, Elza, do filme Frozen entre nessa lista.


Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos, criada por Mauricio de Sousa em 1963. Tudo começou com tirinhas de jornal e só no final dos anos 60 que a turma começou a ganhar identidade e foram lançadas as primeiras revistas. Em 2008 a série ganhou uma versão mangá com a história dos personagens adolescentes, a Turma da Mônica Jovem. Ao longo dos anos a Turma da Mônica recebeu vários filmes de animação, tendo iniciado a produção em tempos em que a animação era muito rara e pouca no Brasil, o mais recente foi lançado em 2013, o “Cine Gibi 6 – Hora do Banho”.

 

Kokeshi

Bonecas de Pano

 

As bonecas, por volta de 1930, eram confeccionadas com pano e costuradas a mão, seus “criadores” eram costureiras e artesãos. Pergunte para sua vó como eram suas bonecas quando era criança que provavelmente ela dirá que eram de pano e ainda te contará muitas histórias sobre essa época. Como seu enchimento é fofinho, geralmente espuma, é uma ótima opção de boneca para bebês. Um exemplo de boneca de pano muito famosa no Brasil é a Emília, do Sítio do Pica Pau Amarelo, criado pelo escritor Monteiro Lobato.

 

 

Boneca que fala

As bonecas foram se modernizando com o tempo e hoje em dia existem muitos modelos que falam e se mexem. Toda a criança precisa conviver com outras da mesma faixa etária, mas dependendo do período, a boneca é uma grande companheira. E entre as meninas esse tipo de boneca é um sucesso, pois elas acabam se tornando companheiras durante as brincadeiras e são tratadas como amigas ou filhas, pois não é novidade de que as meninas adoram fingir que são mães de sua bonecas, não é?! Muitas dessas bonecas que falam são educativas, algumas cantam cantigas, outras ensinam a contar e a decorar o alfabeto, e tem até as que falam mais de uma língua!


secXIC_Franca

 

Boneca Bebê

 

Como dito anteriormente, muitas crianças gostam de imitar os pais em suas brincadeiras e quando se tem uma boneca que parece bebê de verdade fica bem mais fácil brincar de casinha e ser a mamãe nesse faz de conta. Brincar de mamãe e filhinha é uma brincadeiras preferidas entre as meninas, elas dão comidinha, mamadeira, levam pra passear e são super carinhosas.

 

 Matryoshka

 

Bonecas Colecionáveis

Adora Doll: são bonecas super realistas e se parecem muito com bebês de verdade. Para chegar a esse resultado as bonecas são pintadas a mão num trabalho artesanal e de muita perfeição. Tudo na boneca Adora Doll foi feito pensando em parecer o mais real possível, tanto que seu peso é igual ao de um bebê recém-nascido e o cheirinho é uma delícia. Com roupas estilosas e com ótimo acabamento, as bonecas Adora Doll deixam as meninas apaixonadas e até as mamães vão querer voltar a brincar de boneca.

Barbie Collector: já citamos a Barbie nesse post por ser uma boneca que nunca sai de moda. E foi pensando nisso que a Mattel há algum tempo investe em parcerias com estilistas, celebridades e filmes, tudo isso para lançar bonecas que são praticamente mini obras de arte. Ricas em detalhes, a linha Barbie Collector, já tem um público fiel de colecionadores. Muitas atrizes de Hollywood – Marylin Monroe, Elizabeth Taylor e Audrey Hepburn – entraram para o hall da fama da Mattel e ganharam suas réplicas neste formato especial de boneca. Essa linha ainda tem bonecas étnicas com roupas típicas e aparência de vários países. Vale a pena conferir!

Guia Completo de bonecas - tricae

 

Mini Bonecas

 

Bonecas são um sucesso indiscutível e para atender a diversos públicos as marcas estão sempre atrás de novidades, tudo isso para alegrar o dia a dia das crianças. As mini-bonecas são um tipo específico de bonecas que vêm ganhando cada vez mais seu espaço no coração das meninas. Superdelicadas, as mini-bonecas têm tudo que as bonecas maiores tem, roupinhas, acessórios, casa, carro e animais de estimação, só que tudo isso numa versão mini. Uma facilidade desse tipo de boneca é que por serem pequenas são fáceis de transportar e as meninas podem levá-las para onde quiserem.

Polly Pocket tem uma história parecida com a da Barbie, ela também foi criada pelo pai, Chris Wiggs, para sua filha. A garotinha não se interessava muito por bonecas bebês, então seu pai criou uma boneca com um formato bem menor do que o convencional, chamada Polly Pocket, ele também fez sua casinha e móveis. Depois de seis anos a Polly foi licenciada e começou a ser comercializada. Porém, lá pelos anos 90, a empresa não ia tão bem, foi quando Chris recebeu uma proposta da Mattel para comprar a Polly. Para evitar que a boneca saísse do mercado ele fechou negócio. A Mattel fez algumas modificações na pequena boneca, deixando ela um pouquinho maior, mas ainda mantendo ela em formato de miniatura, além disso acrescentou roupas da moda e vários outros acessórios estilosos que chamam muito a atenção das meninas.


Littlest Pet Shop, também conhecidos como LPS são miniaturas baseadas em animaizinhos da animação Littlest, que mostra a história de um grupo de animais em miniatura que moram em um pet shop, em Littlest Lane, e têm a sua própria casa na árvore dentro da loja. Na história, uma linda garotinha, Blythe Baxter, muda-se para um apartamento que fica em cima da loja de animais Littlest Pet Shop e descobre que pode falar com os animais. Quando a loja fica em risco de fechar, a menina tenta ajudar os seus amiguinhos para que isso não aconteça. Então além dos bonequinhos de estimação a linha Littlest tem também as bonequinhas Blythe, com roupinhas e acessórios fashion. E para completar a diversão, cada embalagem Littlest vem com um card exclusivo para a meninada se divertir no site.

secXVIII


Gostaram do nosso  guia? Conte para gente qual a boneca preferida da sua filha ou alguma experiência bacana sobre bonecas, vamos adorar saber 😉

Fontes: Museu dos Binquedos, Dicas e Turismo, Info Escola,  Girafa Mania, Wikipedia.

Share Button