Você já planejou seu chá de bebê?

O chá de bebê é um momento muito esperado por todas as gestantes. Contudo, sempre existe uma grande dúvida em relação a data ideal e a como preparar o tão sonhado evento. Pensando nisso, a Tricae separou as melhores dicas e informações para ajudar todas as futuras mamães! Venha conhecer e aproveite muito este momento tão especial.

Share Button

Você já planejou seu chá de bebê?

O chá de bebê é um momento mágico na vida das futuras mamães e de todos os seus convidados. É hora de celebrar a chegada do novo membro da família e, junto das pessoas mais próximas, esperar ansiosamente pelo grande momento. Os preparativos para a festa não vem com manual de instrução e por isso é necessário ter um tempinho disponível para organizar tudo.

 

O primeiro passo é saber qual é a data ideal para a realização do evento. Depois que esta decisão for tomada, é essencial buscar tudo o que você deseja para que o seu chá de bebê seja do jeitinho que você sempre sonhou. A decoração, as comidas, quem será convidado e onde a grande festa será realizada são alguns pontos essenciais a serem analisados e que certamente fazem toda a diferença. A decisão da data e o preparativo da festa parecem ser assuntos muito difíceis de serem tomados, mas a Tricae irá ajudar todas as futuras mamães a fazer as melhores escolhas.

 

O período indicado para a realização do chá de bebê é entre o 6º e 7º mês de gravidez. Mas porque não esperar um pouquinho mais para a realização do grande evento a fim de que ele esteja ainda mais próximo do nascimento da criança?

 

Desconforto durante a festa

cha de bebe

Não é novidade para ninguém que as mamães adoram exibir as suas barriguinhas redondas e salientes no chá de bebê. Contudo, depois do sétimo mês de gravidez o desconforto causado pelo peso do bebê é enorme. A reta final está próxima e o cansaço vai tomando conta das mamães, o que torna as pequenas tarefas diárias muito mais fatigantes. Os pés ficam cada vez mais inchados e as dores na coluna vão ganhando espaço, por conta do peso da barriga. Apesar do bebê ser grande, ele ainda consegue se virar e chutar bastante o abdômen da mamãe, causando fortes contrações que também ajudam para que o desconforto venha à tona.

O cansaço e o desconforto vêm e a disposição para receber todos os convidados vai embora. Ao planejar um chá de bebê, a mamãe fica cercada de diversas pessoas e precisa dar atenção para cada uma delas, de modo que os convidados sintam-se bem à vontade e felizes com a companhia da estrela da festa. Por isso, é interessante que a data da festa seja antes do 8º mês, a fim de que todos consigam curtir ao máximo este momento tão especial.

 

Bebê apressadinho

cha de bebe

O chá de bebê é uma evento comemorativo que ajuda a futura mamãe a montar o enxoval e deixar tudo preparado para o grande dia. É essencial que as roupinhas, fraldas e outros itens básicos já estejam em ordem para a chegada do recém-nascido, já que ele depende de tudo isso para sentir-se confortável e protegido. A mala maternidade também deve estar pronta com antecedência para que as roupinhas do bebê já estejam separadas para o uso na maternidade. Vale lembrar que as gestantes devem se consultar com médicos regularmente durante todo o período da gravidez e, depois de alguns meses, a data prevista para o nascimento da criança já é estipulada. Agora só resta aguardar pelo grande momento!

 

No entanto, nem tudo acontece da forma como imaginamos, já que existem diversos bebês apressadinhos que insistem em conhecer o mundo antes da hora. Pensando nisso, é interessante preparar o chá de bebê com dois ou três meses de antecedência da data prevista, a fim de que a mamãe não corra o risco de entrar em trabalho de parto antes do grande evento. Além disso, preparar a festa com um pouco de antecedência evita que o bebê venha ao mundo sem que tudo esteja preparado e devidamente organizado, com roupinhas e outros itens prontos para o acolhimento do recém-nascido.

 

Os preparativos para o chá de bebê

 

Agora que você já sabe a data perfeita para o seu chá de bebê, que tal começar a olhar os preparativos? Aos poucos a festa vai ganhando forma e, quando você menos esperar, o grande evento estará pronto com uma decoração que é a sua cara! É muito interessante que a mamãe faça uma lista de todos os gastos antes de começar a comprar os itens que irão compor o evento. Assim, dificilmente você terá um orçamento acima do esperado e com certeza irá curtir muito a festa que celebrará a chegada do mais novo membro da família.

 

Chá de mulheres ou misto?

cha de bebe

O primeiro passo é decidir se a mamãe quer um chá de bebê só para mulheres ou se deseja a companhia do pai da criança e outros convidados para participar da grande festa. O chá de bebê mais tradicional é feito só com mulheres e repleto de momentos super alegres. A futura mamãe convida suas amigas e outras familiares mais próximas para brincadeiras pra lá de divertidas como “quanto mede a barriga da mamãe” e “bingo do bebê”, por exemplo. Com a ausência dos homens, é possível ficar mais à vontade para participar dos jogos.

 

Contudo, existem muitos casais que gostam de dividir todos os momentos especiais e, por isso, acabam optando pelo chá misto. O mais legal de misturar todas as pessoas mais próximas – incluindo homens e mulheres – é que ninguém fica de fora da grande festa. Afinal, os homens também podem participar das brincadeiras e dividir a alegria com a gestante. Uma ideia bem interessante é fazer um churrasco com outros aperitivos que agradem a todos. As bebidas alcoólicas também são interessantes para receber os convidados e fazer com que eles aproveitem o coquetel antes do prato principal ser servido.

 

Convites, presentes e decoração

 

Montar uma festa para o chá de bebê dá muito trabalho e por isso uma ajuda é muito importante para que a mamãe grávida não fique super atarefada. Uma pessoa próxima e que gosta de ajudar é a melhor opção e as duas podem deixar tudo em ordem para o grande evento!

 

Os convites devem ser mandados no endereço de cada um dos convidados com pelo menos uma semana antes da festa. Cuidado para não enviá-los com mais de um mês de antecedência, já que muitas pessoas acabam deixando o convite em algum canto e esquecem o dia do chá de bebê. Criar um evento no Facebook pode ser muita boa solução para que isto não aconteça. Não se esqueça de combinar a decoração da festa com os convites!

cha de bebe

A lista de presentes, por sua vez, deve ser bem distribuída a fim de que a mamãe ganhe coisas que possam ser utilizadas durante toda a primeira infância da criança. Estipular um determinado número de pessoas para levar roupas tamanho P, outros convidados para o M e assim por diante é uma boa solução. Para os familiares mais próximos você pode pedir presentes mais sofisticados, como o bebê conforto e o carrinho de bebê. Assim, você não terá presentes repetidos e seu pequeno irá ter todo um enxoval completo quando vier ao mundo.

 

A decoração pode ser simples, usando apenas o branco e alguma outra cor clarinha que a mamãe preferir, mas também existe a possibilidade de fazer festas temáticas. Muitas mamães optam por festas com alguma tema da Disney ou outros personagens famosos de desenhos animados, entrando no clima do mundo infantil. É só deixar a criatividade tomar conta que você com certeza ficará satisfeita com o resultado final.

 

Algumas empresas oferecem serviços especializados para montar a decoração, o cardápio e os convites da festa. Você pode optar por contratar uma delas ou organizar o chá de bebê por conta própria. Apesar do trabalho diminuir bastante, essas empresas não são essenciais. Tudo irá depender do empenho dos organizadores para que o chá de bebê seja fantástico!

Peça aos convidados que confirmem a data para que você saiba o número mais aproximado possível de pessoas que participarão do evento. Assim, a chance de faltar alguma coisa diminui e você estará totalmente preparada para aproveitar o seu chá de bebê. Esperamos que tenham gostado das dicas e que todas as mamães aproveitem ao máximo esse momento tão especial!

Share Button