Significado da Páscoa: uma data alegre e importante

Entenda o significado da Páscoa e saiba mais sobre a tradição desta data tão especial e seus pratos típicos. Aproveite ao máximo a vinda do coelhinho com brincadeiras e diversão de sobra na caça aos deliciosos ovos de chocolate!

Share Button

Significado da Páscoa - Tricae 02

A Páscoa está se aproximando, e com ela muitas comidas deliciosas como a tradicional Colomba Pascal, o saboroso bacalhau e, claro, ovos de chocolate, mas nem todo mundo sabe o significado que cada um desses alimentos possui dentro desta celebração e, mais importante ainda, acabam deixando de lado ou esquecendo o significado da Páscoa.
Para os judeus, a data é lembrada como forma de agradecimento a Deus pela libertação do povo de Israel na travessia pelo Mar Vermelho com a ajuda de Moisés. Nessa data, eles fazem e comem o matzá ou ázimo, pães sem fermento para que eles lembrem que não deu tempo de fermentar o pão devido à rápida fuga do Egito, esses pães também são conhecidos como pão do sacríficio, como acompanhamento do pão são servidas ervas amargas, que simbolizam a vida de amargura vivida na terra egípcia. Além disso, na refeição pascal, é comum jantar cordeiro assado, mas não é obrigação. Nessa ocasião a história da libertação é relembrada. As crianças cantam músicas e buscam um pedaço do matzá, que algum adulto esconde pela casa, e quando acham ganham um prêmio. A celebração da Páscoa no calendário judaico ocorre 163 dias antes do início do ano judaico, o que varia de ano para ano.
Para os cristãos, a data representa a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, o momento em que sua alma reencontrou o corpo após a morte. Jesus, filho de Deus que habitou a terra entre os homens, foi crucificado por se denominar filho de Deus. Três dias após sua morte ele ressuscitou. Desde então os cristãos comemoram essa data como a festa da esperança na vida eterna. Na sexta-feira da paixão de Cristo, os cristãos não comem carne vermelha ou de aves, como forma de lembrarem que Deus cedeu seu próprio filho para salvar seu povo dos pecados. Na páscoa cristã é comum a família se reunir para um almoço, onde são servidos peixes e presenteando os parentes e crianças com ovos de páscoa feitos de chocolate. Antigamente os ovos dados de presentes eram ovos brancos, pintados com tintas coloridas, muitas vezes com figuras religiosas, mas não eram comestíveis.
Essa data é muito importante para ambos os casos, pois foram momentos sofridos, mas de vitórias e esperança. A páscoa é uma época que aproxima os familiares para que todos reflitam sobre as dificuldades que seus antepassados superaram e criem força e esperança para enfrentar tudo o que está por vir.

 

Alguns alimentos servidos na Páscoa

Significado da Páscoa - Tricae 03 A história da Colomba surgiu a partir de uma lenda italiana em que um rei estava furioso com a resistência militar, na cidade de Pavia, e só desistiu do confronto após ganhar um bolo em forma de pomba de um padeiro de Paiva. Assim, o doce representa a paz e a vinda do Espírito Santo, ambos relacionados ao símbolo da pomba. A semelhança entre a Colomba e o Panettone é uma dúvida frequente entre as pessoas, mas a maior diferença é que enquanto o segundo tem uvas passas, o primeiro tem um gosto mais presente de cascas de laranja cristalizadas. A decoração da Colomba é variada e elaborada, podendo receber cobertura de chocolate, amêndoas ou até glacê.
O prato principal em muitos lares costuma ser o bacalhau por ser um hábito trazido pelos portugueses, pois era barato e comum entre o povo. Porém depois da Segunda Guerra Mundial o alimento ficou mais caro devido à falta do peixe no mercado e então o consumo dele ficou restrito para datas cristãs mais especiais como o Natal e a Páscoa, mas muitas famílias servem outros tipos de peixes.
Significado da Páscoa - Tricae 04 Como dito anteriormente, os ovos de páscoa nem sempre foram de chocolate. Inicialmente eles eram ovos de galinha esvaziados e decorados com desenhos coloridos, posteriormente esses ovos passaram a ser preenchidos com chocolate. O costume de esconder os ovos para que os pequenos encontrem é antigo, o que mudou é o conteúdo dos ovos que hoje são feitos de chocolate por inteiro com a ajuda da tecnologia. Alguns inclusive têm recheios mais exóticos e até têm surpresas dentro, mas o real significado do ovo está ligado à fertilidade e à vida, assim como o símbolo do coelhinho da Páscoa. O coelho se reproduz com rapidez e frequência e no Egito Antigo ele representava o nascimento e a esperança de novas vidas, que é a ideia da Páscoa em si.
Há outros detalhes específicos sobre esta data tão especial, porém tudo depende da tradição e dos costumes de cada família. As brincadeiras com a criançada deixam tudo ainda mais divertido com as máscaras de coelho, maquiagens e tudo mais. Invente novas atividades, brinque de caça ao tesouro, peça ajuda na decoração ou qualquer outra atividade de deixe seu pequeno ainda mais próximo de você. Aproveite esse momento para unir a família e nos conte se a sua possui alguma outra tradição.

 

Share Button