Mensagem de Páscoa

Share Button

Mensagem de Páscoa significado - Tricae

A páscoa chegou e com ela, diversos significados e sentimentos vêm à tona. Afinal, por que comemoramos este dia? Por que trocamos ovos de chocolate com entes queridos? A resposta para ambas as perguntas é uma só: celebrar o amor entre as pessoas. As festividades que surgiram com os judeus para celebrar a fuga do Egito, passaram a ser celebrada pelos cristãos para relembrar os sacrifícios que Jesus Cristo fez em nome do bem da humanidade.

 

As comemorações de páscoa têm início no Domingo de Ramos, que simboliza a chegada de Jesus em Jerusalém, passando pela Sexta-Feira da Paixão, que marca a sua crucificação e termina no Domingo de Páscoa, que celebra a sua ressurreição. É uma data festejada por todas as religiões cristãs, seja pelos católicos, seja pelos evangélicos, seja pelos espíritas e etc.

 

Significado da Páscoa

O principal sentido da Páscoa é a celebração e um momento de união entre as pessoas de uma família. É muito mais do que um simples feriado, é um momento de se reunir com pessoas amadas e, juntos, comemorar a união e o amor entre todas as pessoas. Unindo religiões e nações, a Páscoa é um dia muito especial para todos, pois é um momento para dividir os alimentos, como Jesus fez durante a Santa Ceia, que nada mais era do que uma celebração pascoal, a chamada Pessach, páscoa dos povos judeus.

 

A Páscoa é muito mais do que chocolates e coelhos, é um momento para renovar a fé do ser humano, seja em relação à sua espiritualidade e religião, seja em relação à sí mesmo. É um momento para refletir e buscar uma evolução espiritual, para ser, a cada dia, uma pessoa melhor e solidária com o próximo, independente se for um parente, amigo ou desconhecido. É neste dia que nos lembramos da importância de se estender a mão para uma pessoa que necessita de ajuda ou de uma palavra de conforto.

 

Símbolos da Páscoa

Coelhinho da Páscoa: Talvez seja o símbolo mais marcante das festividades relacionadas à Páscoa. Pesquisas revelam que o coelho foi adotado na Europa, já que a Páscoa ocorre no final do inverno do hemisfério norte e é justamente quando os coelhos deixam as tocas em busca de alimento para suas ninhadas. Logo, as pessoas associaram o fim do inverno rigoroso com o surgimento dos coelhos nos campos e florestas, representando uma espécie de renascer, uma nova esperança. O coelho simboliza fertilidade e a esperança de uma vida melhor.
Ovos de Páscoa: Antigamente, a tradição era que as pessoas trocassem ovos de verdade decorados com seus entes e vizinhos. Seu significado era relativamente o mesmo do coelho, fertilidade e esperança. Os ovos de chocolate surgiram na França, quando confeiteiros do Rei deposto na Revolução Francesa enxergaram uma nova oportunidade de se sustentar.
Sinos: Os sinos são os mensageiros da ressurreição de Cristo. Até hoje, no momento certo, eles são badalados para informar que Jesus retornou do mundo dos mortos.
Colomba Pascal: Pouca gente repara neste detalhe, mas colomba pascal é feita em formato de pomba, e sua cobertura geralmente é branca, simbolizando a paz entre os povos e a presença do Espírito Santo.
Pão e Vinho: Simbolizam o corpo e o sangue de Jesus. Além disso, eram os alimentos que Jesus partilhou durante a Santa Ceia, representando a solidariedade entre as pessoas.

 

Atividades de Páscoa

Mensagem de Páscoa atividades - Tricae

As atividades de Páscoa podem ser as mais diversas possíveis. Cada família tem sua forma única de celebrar a data. Alguns malham o Judas no Sábado de Aleluia, outros preferem fazer brincadeiras de caça aos ovos com as crianças, outros simplesmente se reúnem para celebrar com uma ceia farta, sem a presença de carne vermelha. Seja qual for a sua tradição, as atividades de Páscoa são perfeitas para unir e divertir a família ou amigos. O importante é estar ao lado de quem se gosta e celebrar a união e a solidariedade.

 

Nós da Tricae desejamos à todos uma feliz Páscoa, que os sonhos sejam realizados, que a fé seja restaurada e que as crianças aproveitem cada momento da melhor forma possível. Conte conosco para todos os momentos da sua vida e lembre-se que o amor é o sentimento mais puro e belo que o ser humano pode ter. A solidariedade precisa ser estimulada e praticada por todos e a Páscoa é o momento perfeito para ensinar este valor às crianças. Muitos chocolates, risadas e diversão para todos vocês e suas famílias. FELIZ PÁSCOA!

 

Share Button