5 jogos educativos para fazer em casa

Que tal desenvolver atividades em casa e aprender com o filho?

Share Button

Nada melhor do que aprender brincando, não é? Os jogos educativos despertam o interesse dos pequenos e transformam o aprendizado em vivência. Confira aqui cinco brincadeiras para fazer em casa e curtir com a criançada!

jogos educativos
Foto: Shutterstock

Entre os benefícios dos jogos educativos, estão:

  • Desenvolvimento da criatividade, sociabilidade e inteligências múltiplas
  • Oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar ativamente
  • Enriquecimento do relacionamento entre pais e filhos
  • Conquista de novas habilidades
  • Aprender a lidar com os resultados
  • Aceitar e respeitar regras
  • Desenvolver e enriquecer sua personalidade
  • Proporcionar autoconfiança e concentração
  1. Jogo com formas geométricas

Desenvolva brincadeiras em que a criança precise colocar formas geométricas em seu devido lugar. Utilize papel colorido, feltro ou EVA para desenhar e recortar cada um dos formatos.

Se a criança já souber ler você pode escrever o nome do formato que ela terá que colocar no lugar. Caso ainda não tenha sido alfabetizada, você pode desenhar o contorno das formas para que ela encaixe.

* Preços sujeitos a alteração.

  1. Força na concentração

Use duas folhas de papel colorido ou EVA para desenhar dois tabuleiros, um para cada participante. Em uma folha de outra cor, recorte o dobro de peças das casas do tabuleiro e desenhe formas diferentes em cada um deles. Lembre-se que é preciso ter duas peças iguais de cada forma, uma para cada jogador.

Separe as duplas de peças e divida igualmente. Em seguida, utilize seu tabuleiro para organizar suas peças. Depois de pronto, chegou a vez do pequeno olhar o tabuleiro e organizar as peças de acordo com as suas.

Turbine a brincadeira. A dica é cronometrar o tempo que ele leva para terminar e fazer uma competição entre vocês.

* Preços sujeitos a alteração.

  1. Atividade com números

Você precisará de cartolina, adesivos de bolinhas coloridas e dez prendedores de madeira. Primeiro, recorte um círculo na cartolina e divida-o em 10 partes, como uma pizza. Em cada “fatia” cole adesivos coloridos: um na primeira, dois na segunda e assim por diante.

Em seguida, escreva do número 1 ao 10 em pequenos pedaços de papel e cole nos prendedores. Não tem segredo: entregue os prendedores à criança e peça para ela prender cada “fatia” ao número correspondente de bolinhas.

* Preços sujeitos a alteração.

  1. Estimule a leitura

Você vai precisar de um Twister. Caso não tenha, solte a imaginação e faça o seu com com cartolinas. Esse processo já vai render muita diversão.  O jogo consiste em girar a roleta e colocar o pé e mãos nos círculos indicados. Nessa versão, além de colocar a mão e o pé nos locais indicados, a criança precisará ler a palavra escrita nele.

Selecione algumas palavras simples, cole nos círculos e comece a brincadeira.

* Preços sujeitos a alteração.

  1. Jogos sobre quantidades

Que tal ensinar ao pequeno sobre quantidades usando objetos divertidos, como jacarés comilões? A criança terá que apontar a boca do jacaré para o lado que tiver mais objetos.

Faça o jacaré com cartolina branca e EVA verde. Não se esqueça dos dentinhos nem dos olhinhos. Separe alguns objetos da sua casa e comece a diversão.

* Preços sujeitos a alteração.

 

Share Button