Jogos e brincadeiras na educação infantil estimulam o aprendizado

Ir à escola pode parecer pouco divertido, mas, com jogos e brincadeiras na educação infantil, esta experiência fica muito mais proveitosa e prazerosa. Confira algumas dicas de como acabar com a rotina maçante dentro da escola.

Share Button

Jogos educativos header - Tricae

A educação infantil apresenta uma série de dificuldades tanto para a criança quanto para o professor. A rotina, os desafios do aprendizado e tantas outras questões, são desafios diários enfrentados por ambos. Para quebrar a formalidade do dia a dia, os professores podem se utilizar de jogos educativos na educação infantil, que fazem a criança aprender de uma maneira divertida e nada entediante.

 

Há diversos tipos de jogos que podem ser aplicados dentro de uma sala de aula ou até mesmo fora dela. Desta maneira, as crianças sentem muito mais prazer e se sentem muito mais motivadas a aprender, já que brincar, para os pequenos, é quase tão fundamental quanto se alimentar, pois é nestes momentos que elas desenvolvem uma séria de habilidades, desde o raciocínio, até o convívio entre diferenças e também promovem atividades físicas, muito importante nesta fase da vida.

 

Para cada matériao é possível encontrar jogos e brincadeiras que cativam e estimulam os baixinhos a aprenderem cada vez mais. Ciências, gramática, matemática e outras áreas do conhecimento podem ser ensinadas através de atividades divertidas que fogem do tradicional caderno, lápis e lousa. Com elas, o professor pode aprender um pouco mais sobre as individualidades de cada criança e, assim, é possível para ele cuidar particularmente de cada aluno, entendendo suas vocações e suas dificuldades.

 

Jogos de matemática

 

Jogos de matemática - TricaeAs aulas de matemática são as maiores responsáveis pelo desenvolvimento do raciocínio lógico de uma criança. Aprender a solucionar cálculos vai muito além de uma simples conta, é assim que a criança aprende a resolver problemas usando o que ela tem em mãos, ou seja, com alguns números ela consegue resolver uma questão e, assim, no futuro, será mais fácil para ela resolver as mais diversas questões com recursos disponíveis, e isso não se limita apenas a questões matemáticas e sim a todas as esferas que cercam sua vida.

 

Uma brincadeira bastante divertida é a Gincana Matemática, onde o professor cria um circuito com diversas folhas espalhadas pelo chão, cada uma com um problema matemático. As crianças fazem o circuito resolvendo cada problema em uma folha de respostas individual. Assim que todas as crianças passarem pelo circuito, o professor recolhe as folhas respostas e as corrige, então, a criança que acertar o maior número de problemas ganha a gincana. O prêmio pode ser um chocolate, um ingresso de cinema, ou seja, fica a critério do professor.

 

Outro jogo interessante é a sacolinha matemática, onde o professor enche uma sacola com cartões e em cada um destes há problemas matemáticos, depois ele divide a turma em equipes e cada uma dessas elege um representante. Os representantes então retiram um problema da sacolinha e tentam resolvê-lo junto de suas equipes. A cada acerto, a equipe fica com o cartão, caso erre, o cartão volta para a sacola. No final, vence quem tiver mais cartões. Assim como na gincana, os prêmios podem variar de acordo com a preferência do professor.

 

Jogos educativos de inglês

 

Jogos educativos de inglês - TricaeNo mundo de hoje, saber inglês é fundamental e, por isso, é importante que as crianças tenham contato com este idioma desde cedo. Mas, aprender inglês vai além de um idioma, as crianças passam a ter contato com uma cultura muito diferente da nossa e, por isso, vão sendo estimuladas desde cedo a compreenderem e aceitarem as diferenças, além, claro, de exercitar o cérebro e estimular o raciocínio.

 

O jogo da forca, muito comum, pode ser uma excelente opção para a turma ir desenvolvendo seu conhecimento do idioma. O professor pensa em uma palavra e vai dando dicas em inglês para a classe tentar desvendar. Este jogo, além de muito divertido, vai fazer com que as crianças trabalhem em equipe e aprendam palavras de um vocabulário novo e, também, sua pronúncia correta.

 

Palavras cruzadas ou cruzadinhas também são formas bem divertidas de se ensinar inglês aos pequenos. O professor pode pegar uma lista pronta ou elaborar a sua própria e repassar aos alunos, que podem solucioná-la em grupo ou individualmente. As dicas para as palavras podem ser em inglês ou em português, porém, é mais interessante que seja no idioma britânico, para estimular ao máximo a capacidade das crianças de compreender outra língua.

 

Jogos para educação infantil

Jogos para educação infantil - Tricae

Apesar de ser muito prazeroso e recompensador, aprender nem sempre parece divertido aos olhos das crianças, talvez pelo fato da rotina maçante deixar os pequenos um pouco esgotados. Por isso, quebrar esta rotina com brincadeiras e jogos para educação infantil é uma ótima maneira do professor cativar e envolver seus alunos, unindo o aprender à diversão. Manter a criançada motivada e afim de aprender é difícil, mas não impossível, principalmente quando os jogos educativos entram em cena para combinar aprendizado e diversão.

 

Share Button