Filmes para crianças com ensinamentos para a vida toda

As férias estão aí, e entre passeios e brincadeiras, recomendamos que você reserve um tempo com as crianças para assistir filmes educativos infantis. Além de ser um entretenimento relaxante, a sétima arte pode proporcionar muitos ensinamentos. Filmes para as crianças possuem uma forma leve e descontraída para tratar de assuntos sérios, como um filho que se perde (Nemo) ou a seguir a vida depois da perda de um ente querido (Up!). Confira nossa lista de indicados para a sessão pipoca das férias!

Share Button

filmes educativos

As tão esperadas férias de verão estão aí, serão dois meses inteiros para as crianças curtirem um bom e merecido descanso. Para essa época recomendamos muita diversão, brincadeiras e passeios, mas também aconselhamos reservar na agenda momentos de tranquilidade e descanso, pois é sempre bom. Por isso preparamos uma lista com 5 filmes educativos, e se você pensou que esses filmes poderiam ser chatos ou cansativos e que as crianças não iriam curtir pensou errado, pois nossa lista só tem filme divertido e atual, os filmes que escolhemos não possuem o rótulo de “educativo”, mas contam histórias que têm muito a nos ensinar.

 

Os filmes são um entretenimento relaxante, prazeroso e de reflexão. As histórias que se passam do outro lado da tela podem ser parecidas com a nossa vida ou nos mostrar vidas e pessoas muito diferentes de nós, histórias que nos servem como exemplo do que fazer ou não fazer, histórias que nos trazem boas risadas e deixam o dia mais leve. Enfim, a sétima arte tem o poder de nos fazer, rir, chorar e refletir sobre nossa vida e atos. Isso não é diferente com as crianças e filmes podem servir não só como distração, mas também como ensinamento.

 

Filmes infantis possuem uma forma leve e amigável para tratar de alguns assuntos bem delicados e complicados, como quando Carl perde sua esposa Ellie (Up! Altas Aventuras), ou tratar de assuntos complexos e filosóficos como a importância de cada pessoa dentro de um universo tão gigantesco como o nosso (Vida de Inseto). Agora chega de spoiler e vamos à nossa lista de indicados para a seção pipoca das férias!

 

5 filmes infantis que ensinam valores importantes para a vida toda

 

1. Wall-E (2008) – Não deixe para reciclar amanhã o que pode ser reciclado hoje

wall-e filmes educativos

Este filme mostra os impactos do consumo excessivo dos homens e na quantidade de lixo produzida por causa disso. A mensagem que fica ao assistir Wall-E é de que precisamos reciclar, caso contrário a Terra será devastada e não haverá mais condições de sobrevivência humana por aqui. O filme acaba e um alerta fica na cabecinha das crianças e de todos que assistiram: precisamos reduzir a quantidade de lixo que geramos, reciclar tudo que for possível e nos preocuparmos mais com nossas riquezas naturais que estão sumindo.

 

2. Up! Altas Aventuras (2009) – Acredite nos seus sonhos com a mesma força com que enche bexigas

up! altas aventuras - filmes educativos

Esse filme além de fofo é emocionante. Ele nos ensina a lutar por nossos sonhos e ideais, a cuidar e ficar ao lado da nossa família nos momentos difíceis, a superar a dor da perda de um ente querido e o valor da amizade. O filme termina com clima de esperança e confiança, e na cabeça a meta de lutar por nossos objetivos, mesmo que pareçam distantes e inalcançáveis.

 

3. Procurando Nemo (2003) – Continue a acreditar, continue a acreditar…

procurando nemo - filmes educativos

Mesmo diante de tantos problemas em nosso caminho é possível encontrar uma saída ou nova direção. Não podemos nos abater com o que de ruim acontece conosco, pelo contrário, podemos aprender muito com os tropeços que a vida nos dá e ainda rir de tudo isso depois. A peixinha Dory não cansa de repetir “continue a nadar, continue a nadar” e é assim que precisamos agir quando queremos encontrar uma luz no fim do túnel, é só continuar a acreditar que existe uma luz logo ali na frente.

 

4. Vida de Inseto (1998) – Trabalhe em grupo e com união

vida de inseto - filmes educativos

Podemos parecer pequenos no meio da multidão, mas temos nossa importância e tudo o que fazemos influencia os outros ao nosso redor. As formiguinhas trabalham em grupo por um bem comum, e na nossa vida e escola também é assim, com a união de todos e dedicação podemos conquistar muitas coisas. O filme Vida de Inseto nos ensina a não desistir diante dos obstáculos.

 

5. Monstros S.A. (2001) – Rir é o melhor remédio e as aparências enganam

monstros s.a. - filmes educativos

Procure levar a vida com mais leveza e não se assuste quando um problema parecer um bicho de sete cabeças, a pequena Bu sabe muito bem como fazer isso. Já os monstrinhos, que tentam assustar e ameaçar os mais frágeis, descobrem que isso não leva a nada, é muito mais legal e prazeroso sermos amigos. Quando damos boas risadas e olhamos os outros com outros olhos e sem preconceito a vida flui muito mais facilmente.

 

Gostaram da nossa listinha? Se você conhece algum filme que merecia estar nessa lista escreva abaixo nos comentários e quem sabe ele não venha parar aqui 😉

 

Share Button