Donas da Rua: Turma da Mônica e empoderamento feminino

Todo mundo conhece (e ama) a Mônica, a menina baixinha e dentuça que está sempre dando coelhadas para se defender dos meninos do bairro. É por isso que foi lançado o projeto Donas da Rua: a ideia é criar uma plataforma virtual na qual as meninas podem contar histórias de empoderamento.

Share Button

Donas da Rua

Fonte: Turma da Mônica

Todo mundo conhece (e ama) a Mônica, a menina baixinha e dentuça que está sempre dando coelhadas para se defender dos meninos do bairro. O que poucas pessoas sabem é que antes da turminha ser dela, o grupo de crianças era formado apenas por meninos. A personagem foi criada em 1963, mas os gibis surgiram em 1959, com o Franjinha e o Bidu. A menininha de vestido vermelho se tornou tão popular que virou a grande estrela das histórias do Maurício de Sousa.

Por ser um exemplo muito forte para as meninas do Brasil inteiro, a Maurício de Sousa Produções lançou o projeto Donas da Rua. A ideia é criar uma plataforma virtual e colaborativa na qual as meninas podem contar (em texto ou vídeo) histórias de como e por que se sentem empoderadas. Para dar o pontapé inicial, a produtora se tornou signatária da ONU Mulheres, uma entidade das Nações Unidas que luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino.

As histórias selecionadas para o Donas da Rua terão uma curadoria de conteúdo, para que ele seja apropriado para todas as idades. O projeto será lançado oficialmente no site da Turma da Mônica.

“Desde sua criação, Mônica é um exemplo de que as meninas (e as mulheres) devem ter seu espaço garantido na sociedade sem aceitar nenhum tipo de maus-tratos ou violência. Com o projeto Donas da Rua queremos reforçar a autoestima das meninas e a defesa de seus direitos, algo que faz parte do DNA da nossa Turminha desde o princípio”, explica Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiração para a personagem.

E para quem gosta mais de outras meninas da turma, não tem problema! Magali, Rosinha, Tina, Pipa e todas as outras garotas dos quadrinhos estão juntas nessa, para provar que todas as meninas são donas da rua, de suas escolhas e atitudes.

É fã da turminha e ficou empolgada com a ideia? Nós também! Confira aqui a nossa seleção de produtos dos personagens.

[easingslider id=”12536″]

 

Share Button