DIY: brincadeiras com papelão

Com um material praticamente sem custo, você pode turbinar a brincadeira do seu filho e dar asas a sua imaginação! As caixas de papelão podem se transformar em casinha, carro, avião… E você pode decorar do jeito que quiser, deixando tudo colorido! Estimule a imaginação do seu filho com brincadeiras feitas de papelão e vire criança novamente participando de todo o processo!

Share Button

O papelão é um material que não é muito valorizado e geralmente é descartado. Mas ele é uma ótima opção para construir objetos, veículos, casinhas e muito mais para as crianças brincarem e estimularem a imaginação, e o que é melhor: o gasto é mínimo. Você pode adquirir em alguns mercados (que distribuem gratuitamente), usar aquelas caixas de TVs, computadores ou micro-ondas – em muitos condomínios há uma área separada para papelões.

Se você não gosta da aparência original dele, pode enfeitar da maneira que quiser, usando tinta, papel colorido, glitter e o que sua criatividade permitir. Aqui vão ideias para você fazer em casa, com pouco material.

1. Casinha
Essa casinha tem a vantagem de caber em qualquer espaço, porque ela é dobrável. No site She Knows você pode conferir o passo a passo em imagens. E para deixar o momento mais divertido, chame as crianças para enfeitar o teto e desenhar janelas nas laterais. Se quiser, pode colocar almofadas na parte de dentro, deixando a casinha mais confortável para os pequenos brincarem durante muito tempo.

2. Zig Zag
Esse promete deixar seu pequeno brincando um tempão, fascinado pelos objetos que vão escorregando. Com tubos ou pedaços compridos de papelão, forme um zig zag e cole em um pedaço de papelão maior, conforme a imagem acima. Os objetos precisam deslizar facilmente, então opte por bolinhas e carrinhos. Saiba como fazer no blog a happy wanderer.

3. Labirinto
Fazer um labirinto parece ser muito complicado, mas não é. Separe caixas de papelão e corte passagens em alguns lados, junte todas as partes com fita adesiva ou clipe de papel do tipo binder. É bacana fazer em espaços grandes e colocar mais de uma entrada para que a brincadeira fique ainda mais divertida.

4. Navio pirata
Essa brincadeira é ideal para fazer com amigos e irmãos, já que cada um pode ter uma função no navio pirata. O objetivo de um pirata é viajar oceanos em busca do tesouro perdido (que podem ser balas ou o que as crianças mais gostarem). Você pode fazer espadas para todos com papelão também e tornar a brincadeira mais divertida.

5. Castelo
Uma ótima ideia para fazer sua filha sentir-se uma princesa ou para o seu filho sentir-se como um príncipe. Nas caixas que representam as torres, corte formas retangulares e desenhe algumas janelas pequenas. Junte todas as partes com fita adesiva e certifique-se de que seu pequeno consiga passar pela abertura. Confira mais detalhes desse castelo no blog What I Live For.

6. Semáforo
Ideia bem simples para deixar a brincadeira de carros ainda melhor: um semáforo. Conforme você vai girando, ele muda de cor. No blog ikatbag você pode encontrar o passo a passo e colocar esse semáforo para funcionar. A brincadeira pode acontecer de duas maneiras: quem está no carro deve parar no vermelho para o pedestre atravessar e quem está a pé não pode atravessar quando o semáforo estiver verde.

7. Caminhão de bombeiro
Esse caminhão de bombeiro vai levar a brincadeira do seu pequeno para outro nível. As rodas podem ser feitas com papelão também. Colando tiras por dentro da caixa, você pode criar alças e pendurar nos ombros do seu filho, assim ele pode correr com maior liberdade.

8. Foguete
Um foguete rumo ao espaço sideral! A dica é decorar o papelão com papel alumínio para deixar com aparência metálica e cores fortes como roxo e verde para ficar mais colorido. Não esqueça das janelas arredondadas. Você pode planejar uma roupa especial para que a criança sinta-se como um verdadeiro astronauta.

9. Avião
Com apenas duas caixas grandes é possível montar um avião para o seu pequeno explorar o mundo afora. A cabine do piloto pode ficar ainda mais interessante se tiver um volante, feito também de papelão, para voar para onde quiser. Se você tiver mais filhos, pode colar mais caixas na parte traseira e deixar o avião maior.

10. Trem
O trem exige um pouco mais de trabalho, porque é necessário fazer a cabine do maquinista e os vagões, mas a diversão fica ainda melhor. Chame os amiguinhos dos seus filhos para brincarem juntos fazendo barulhos de trem. É possível adaptar a ideia do carro de bombeiro, que mostramos no item 7, e juntar cada vagão com barbante.
Gostaram das ideias? Você pode conferir mais inspirações clicando aqui. E se fizer alguma dessas brincadeiras, compartilhe com a gente!

Share Button