DIY: Aprenda a fazer papel reciclado

Sustentabilidade é o assunto mais discutido hoje em dia e as crianças aprendem isso desde cedo em casa e na escola, mas o que vocês acham de mostrar como uma reciclagem funciona na prática? Leia nosso post e a aprenda a fazer papel reciclado, as crianças vão aprender brincando!

Share Button

DIY - aprenda a fazer papel reciclado

 

As crianças estão mais do que afiadas quando o assunto é sustentabilidade. Não só na escola como em vários outros lugares é possível encontrar campanhas e dicas de como cuidar do meio-ambiente, mas será que isso já é suficiente?

 

Reciclar muitas vezes pode ser associado a uma tarefa chata e obrigatória e, por isso, nada melhor do que mudar essa visão da meninada. Este deve ser um momento prazeroso e que realmente faz a diferença. Afinal, reciclar brincando é muito mais divertido, não é mesmo? Aprenda a reciclar papel em casa e aproveite muito essa atividade divertida, que está de olho no meio ambiente!

 

Materiais:

Papel velho
Balde
Liquidificador
Tela ou peneira
Recipiente grande
Panos velhos

 

Opcionais:

Corante
Glitter
Folhas secas
Tecido rasgado
Pétalas de flor

 

Modo de preparo:

1. Para começar, corte todo o papel em pequenos pedacinhos e coloque tudo dentro de um recipiente com água. Espere no mínimo 24 horas certificando-se de que todo o papel está em baixo da água para que as fibras se soltem. Se desejar, adicione um corante na água para que seu pequeno confeccione papéis coloridos!

Papel Reciclado - Aprenda a fazer

 
2. Pegue a mistura da bacia e jogue no liquidificador para transformá-la em uma pasta. O ideal é ir jogando aos poucos para não queimar o motor do eletrodoméstico. Em seguida, jogue tudo dentro do recipiente e despeje um pouco de água até que a pasta fique submersa em aproximadamente 10 centímetros.

 
3. Agora é hora de pegar a tela e colocar a mão na massa. Segure-a com as duas mãos, leve ao fundo da bacia e mexa na água para que todas as fibras fiquem espalhadas. Feito isso, comece a subir a tela até tirar completamente a mão de dentro da bacia. As fibras de papel estarão em cima da tela. Agora é a hora de usar a criatividade para incrementar o papel: folhas secas, pétalas de rosa, glitter, pedacinhos de tecido – o que a imaginação permitir – podem ser acrescentados à experiência.

Papel Reciclado - Como fazer

 
4. Seu papel reciclado artesanal está quase pronto! Deixe a tela descansando por pelo menos um dia com um pano seco estendido sobre as fibras e depois desse prazo verifique se o papel já está bem sequinho. Geralmente 24 horas são suficientes, mas tudo irá depender do calor e da umidade do ar. Depois de pronto, retire o papel com bastante cuidado.

 
Seu papel reciclado será um sucesso e com certeza as crianças adoraram a experiência!

 

Curiosidades

 

Você sabe por que o papel se junta novamente?

Todo papel tem uma cola natural que está na celulose e quando várias moléculas de celulose se juntam, formam uma fibra. Essa fibra se solta no começo da experiência, no momento em que os papeis são rasgados, mas logo eles se unem de novo por conta do contato com a água seguido do contato com o ar. Supercurioso não é mesmo?

 
 

Share Button