Contos de Fadas: um mundo de mágica para seu pequeno

Os contos de fadas fazem parte da infância de quase todas as crianças e criam um cenário mágico! O mais interessante de tudo é que essas incríveis histórias transmitem valores éticos e morais para os baixinhos, tornando-as ainda mais incríveis. Veja essas e várias outras informações nesse post imperdível de contos de fadas!

Share Button

Contos de Fadas - Tricae

Os contos de fadas encantam crianças há gerações e trazem mais luz e esperança para a vida dos baixinhos. Por meio de muita magia e grandes morais, estimulam a criatividade da molecada e fazem com que a infância se torne ainda mais divertida! O mais legal de tudo é que não são só as fadas que estão presentes nessas lindas histórias, como também outros animais e figuras mágicas que complementam o enredo.

Os contos de fadas são bem parecidos com os contos populares e com as fábulas. Em todos esses casos encontra-se uma narrativa mais curtinha em que o principal objetivo da história é transmitir valores éticos e morais para a sociedade, de geração em geração. Antigamente, esses valores eram passados no boca a boca, até que, com a chegada dos filmes e das plataformas online, podemos encontrar esse universo mágico mais facilmente, disponível 24 horas por dia para a criançada. Essa transmissão de valores é essencial para que as crianças encarem o mundo de uma forma mais inocente e esperançosa, além de contribuir eficientemente para uma sociedade com mais amor e respeito ao próximo.

Na grande maioria dos contos clássicos, um herói precisa passar por diversos obstáculos até acabar com o mau e encontrar o caminho da felicidade, enquanto que nos contos mais atuais é possível encontrar aspectos mais contemporâneos. Boa parte dos contos de fadas começam com o famoso “Era uma vez” com a finalidade de apresentar um enredo possível para qualquer tempo, seja ele no passado, no presente ou no futuro. Caracteristicamente, os contos de fadas envolvem alguma forma de magia e encantamento. Apesar do nome, as fadas não fazem parte da maioria dos personagens, e sim alguns animais falantes e princesas castigadas pela bruxa má. Como exemplos, podemos destacar Rapunzel, Branca de Neve e os Sete Anões e A Bela e a Fera.

Os valores apresentados são essenciais para uma boa convivência em sociedade e independem da época em que estamos inseridos. Amar o próximo, respeitar os limites individuais e se esforçar para fazer a coisa certa são virtudes que independem da cultura ou do meio em que as pessoas estão inseridas.

O espectador dos contos de fadas se depara com personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e que muito se assemelham com seu universo individual, com conflitos, medos e sonhos. As estapas da vida, a convivência com outras culturas e os sentimentos presentes em cada um de nós são expostos de forma objetiva para explicar o mundo de forma lúdica, nos permitindo criar diferentes formas de lidar com tudo isso. Para as crianças, as vantagens são ainda maiores, já que elas estão na fase de amadurecimento, moldando seus ideais e construindo suas próprias ideias. Absorver todo esse conteúdo positivo, portanto, é muito mais fácil e certamente pode trazer incontáveis benefícios para os baixinhos e para todas as pessoas que os rodeiam.

Histórias de contos de fadas

 

Contos de Fadas - Tricae

Apesar do que a maioria das pessoas pensam, inicialmente os contos de fadas não foram escritos para as crianças e os seus objetivos também não eram transmitir valores para a sociedade. No começo, tratavam de temas fortes e críticos presentes na sociedade, oferecendo um conteúdo exclusivo para os adultos. As versões infantis – que são consideradas clássicas – nasceram um tempo depois a partir da segmentação desse conteúdo e da busca pelos valores sociais positivos que deveriam ser transmitidos para toda a sociedade.

Sua grande popularização ocorreu no século XlX em função da atividade de vendedores ambulantes que vendiam artigos domésticos e pequenos contos chamados de chapbooks (“livros baratos” em inglês). Esses livros eram vendidos por poucos centavos e apresentavam histórias simplificadas do folclore, além dos contos de fadas expurgados das passagens mais fortes. Aos poucos, foi-se enxergando um grande potencial nessas histórias, até que os contos se popularizaram completamente por todo o mundo.

Hoje, os contos fazem parte da infância de boa parte das crianças, com histórias encantadoras repletas de magia. Valores éticos e morais são passados para todas as gerações na esperança de um mundo melhor, que só será possível por meio da inocência e da bondade dos baixinhos. Transmitir valores preciosos aos pequenos é indispensável para uma sociedade mais justa.

Lista de Contos de Fadas

Fizemos uma pequena lista de Contos de Fadas clássicos que continuam sendo extremamente adorados por todas as crianças. São livros e DVDs pra lá de encantadores que os pequenos adoram e que certamente poderão ensinar grandes lições para todas as crianças. Venha conferir!

DVD – Cinderela
DVD Cinderela - TricaeCinderela é uma mulher pobre que trabalha como doméstica de uma família bem malvada. A patroa e suas duas filhas recebem um convite para ir ao baile do príncipe e se recusam a levar a pobre moça. Com a ajuda da Fada Madrinha, Cinderela consegue ir ao baile com um lindo vestido e encontra o seu grande amor por conta de um sapatinho de cristal. Um exemplo de que todos os sonhos são possíveis!

DVD – Bernardo e Bianca
DVD Bernardo e Bianca - TricaeA Sociedade de Proteção e Ajuda, formada por camundongos de diversos países, se reúne por conta da descoberta de uma garrafa com a mensagem da pequena Penny. Bianca e Bernardo, integrantes dessa reunião, resolvem partir em uma incrível aventura para investigar o caso. Juntos, eles vão até o orfanato em que Penny morava para descobrir o que aconteceu com a garota, apresentando uma história linda de amor ao próximo.

DVD – Bambi
DVD Bambi - TricaeEm uma floresta encantadora nasce um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de “Príncipe da Floresta” porque seu pai é o mais respeitado do local. Sua mãe acaba falecendo e Bambi precisa se virar sozinho. Durante a narrativa, o Príncipe da Floresta faz amizade com vários animais até o dia em que chegam alguns caçadores no local. A partir daí, Bambi precisa mostrar muita coragem para conduzir os outros animais a um lugar seguro.

Livro – Chapeuzinho Vermelho
Livro Chapeuzinho Vermelho - TricaeChapeuzinho Vermelho é uma pequena menina que sempre ia levar doces à sua avó, que estava doente. Um dia ela encontra o Lobo Mau que a engana e chega antes do que ela à casa da vovó. Graças a um corajoso caçador, nada acontece com as personagens e tudo acaba bem. A grande lição dessa narrativa é que as crianças não podem acreditar em tudo o que escutam por aí.

Livro – A Lebre e a Tartaruga
Livro A Lebre e a Tartaruga - TricaeA Lebre e a Tartaruga é uma fábula super famosa que pode ensinar muitas coisas para as crianças. A história retrata uma corrida bem desvantajosa entre uma lebre e uma tartaruga. A lebre abre uma grande vantagem ao longo do percurso e resolve descansar enquanto a tartaruga se mantém disposta à chegar na reta final. No fim, a tartaruga vence a corrida, provando que quem acredita sempre alcança.

Livro – O Patinho Feio
livro-patinho-feio-tricaeO Patinho Feio é outro clássico da literatura e ensina as crianças a nunca terem preconceito com as diferenças. Quando nascem os filhotes de uma pata, um deles é bem diferente e toda a família o repudia. Então, o patinho feio sai de casa e encontra alguns cisnes. Depois, ele se transforma em um lindo cisne e descobre que pertencia a outra família. Mesmo assim, volta para sua casa e perdoa sua mãe e seus irmãos.

E você, o que acha dos contos de fadas? Já mostrou todos os clássicos para seu filho? Comente aqui em baixo para sabermos sua opinião!

Share Button