Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição

Quem não lembra de Nino, Zequinha, Pedro e Biba? A exposição do Castelo Rá-Tim-Bum chega ao MIS, em São Paulo, e vai cativar novos e antigos fãs. Com a presença dos atores e cenário completo, a exposição Castelo Rá-Tim-Bum é parada obrigatória para as mamães e seus filhos. Veja mais aqui no blog da Tricae.

Share Button

Castelo Rá-Tim-Bum Header - Tricae

Quem foi criança nos anos 90 certamente se lembra disso: “BUM BUM BUM, Castelo Rá-Tim-Bum..”. Pois é pessoal, quem viveu esta época se lembra de Nino, Zeca, Pedro, Biba e todos os outros personagens que viviam e visitavam o Castelo mais famoso do Brasil. A série Castelo Rá-Tim-Bum foi ao ar pela primeira vez em maio de 1994 e teve seu último capítulo exibido em 1997.

 

O enredo conta a história de Nino, um “jovem” garoto de 300 anos que vive em um castelo junto de seu tio, o Dr. Victor, um grande feiticeiro e cientista, de sua tia-avó Morgana, uma famosa feiticeira de 6.000 anos de idade, além de diversas criaturas incríveis e super divertidas. O mais legal é que este castelo se localizava no centro de São Paulo, um local bastante inusitado para feiticeiros.

 

Castelo Rá-Tim-Bum: A história

Castelo Rá-Tim-Bum Personagens - Tricae

O aprendiz de feiticeiro Nino, nunca foi a escola, afinal, uma criança de 300 anos de idade não é muito comum de se ver. Nino foi morar no Castelo Rá-Tim-Bum com seus tios Victor e Morgana porque seus pais haviam partido para uma expedição no espaço sideral e viram a oportunidade de ajudar Nino a desenvolver seus talentos em feitiçaria com seus tios bruxos. Em um castelo cheio de criaturas mágicas e brinquedos inusitados, Nino sentia a falta de amigos humanos, como ele e, por isso, fez um feitiço que aprendera com seu tio e acaba trazendo três crianças que haviam acabado de sair do colégio.

 

As crianças eram Pedro, Biba e Zequinha, que a princípio se assustaram com o castelo e as criaturas que lá habitavam. Após o primeiro choque, se tornaram grandes amigos de Nino e passaram a visitar este novo amigo diariamente, passando por grandes aventuras e descobertas no universo mágico do Castelo Rá-Tim-Bum.

 

Personagens do Castelo Rá-Tim-Bum

Castelo Rá-Tim-Bum Biblioteca - Tricae

Nino (Antonino Stradivarius Victorius II):: Interpretado por Cássio Scapin, Nino nasceu em São Vicente, uma das províncias da Terra de Vera Cruz. Seu pai é Antonino Quântico Stradivarius II e sua mãe Ninotchka Astrobaldo Stradivarius. Nino é o personagem principal da série e está presente em todos os 90 episódios. Suas características principais são a roupa cheia de cores e listras e seu cabelo tigelinha com um fio arrepiado em forma de anzol no cocuruto.

 

Dr. Victor (Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius): Interpretado por Sérgio Mamberti, Dr. Victor é irmão da mãe de Nino, ou seja, ele tio do garoto. Dono do Castelo Rá-Tim-Bum, poderoso feiticeiro, inventor de muitos talentos e amante das máquinas, ele trabalha em uma empresa, mas seu cargo nunca foi dito. Dr. Victor é praticamente um pai para Nino, já que ele é bastante rígido com o garoto, principalmente quando ele não quer realizar suas tarefas. Quando fica zangado, ele solta seu grito característico “ Raios e Trovões”, além de causar os próprios. Dr. Victor tem 3000 anos, por isso, conviveu com grandes figuras históricas, como o inventor e artista italiano, Leonardo Da Vinci.

 

Morgana (Morgana Astrobaldo Stradivarius Victorius): Interpretada por Rosi Campos, Morgana é tia-avó de Nino e possui “apenas” 6000 anos de idade e está sempre acompanhada de Adelaide, sua ave de estimação. Por causa da sua idade, Morgana viveu diversos eventos históricos e ao longo de suas participações, contava lendas e casos referentes à história da humanidade.

 

Zequinha: Interpretado por Freddy Allan, Zequinha é o mais novo das três crianças, sempre sapeca e curioso, ele não aceita qualquer resposta para suas perguntas e tudo ele pergunta “Por quê?”, sendo até irritante as vezes. Quando os personagens chegavam ao limite com as perguntas, respondiam simplesmente: “Por que sim, Zequinha!”. Os “porquês” de Zequinha eram a deixa para um novo personagem aparecer, Marcelo Tas surgia para responder as infinitas dúvidas de Zequinha.

 

Biba: Interpretada por Cinthya Rachel, Biba é a mais velha das três crianças e tem 10 anos de idade. Esperta, muito feminina e decidida, Biba adora importunar seus amigos e se julga a mais madura da turma. Apesar de sempre querer tirar sarro com Pedro, no fundo ela tem uma queda pelo garoto.

 

Pedro: Interpretado por Luciano Amaral, o Lucas Silva e Silva da série “Mundo da Lua”, Pedro tem 10 anos de idade, a mesma de Biba. Como sua própria aparência expõe, Pedro é o intelectual da turma e está sempre acompanhado de seus óculos redondos vermelhos e sua cartola azul. Na ausência de Nino, Pedro é o líder da turma, por se julgar mais esperto que os outros. Além disso, ele esconde um amor pela sua grande amiga, Biba.

 

A exposição

Castelo Rá-Tim-Bum Quarto do Nino - Tricae

A exposição que começa hoje (16/06) está no MIS (Museu da Imagem e do Som), surpreende os visitantes com o cenário idêntico ao da série da TV Cultura. A diversão é tanta que a exposição mais parece um parque de diversões para os fãs de Zeca, Nino, Pedro, Biba e os demais personagens do Castelo Rá-Tim-Bum.

 

A cada espaço é possível que o visitante seja inserido no mundo fantástico do Castelo, como o famoso saguão de entrada onde está a enorme árvore e a cobra Celeste. Além disso, é possível subir as escadas e entrar em cada ambiente do Castelo, como os quartos de Nino, com seus brinquedos e outros objetos, e também o quarto Morgana, por exemplo. A cada ambiente, imagens e músicas são apresentadas aos visitantes e não é difícil encontrar alguém saindo da exposição cantando as músicas compostas por Arnaldo Antunes, como o clássico “Banho é Bom”.

 

Além da exposição, aos finais de semana ocorrem algumas atividades paralelas, como espetáculos com alguns dos atores principais da série, como Rosi Campos (Morgana) e Angela Dip (Penélope). O museu também promove cursos, como aula de Stop Motion (entre 13 de agosto e 5 de setembro), que ensina as técnicas de animação com massas de modelar.

 

Quando? De 16 de julho a 12 de outubro de 2014. A exposição está aberta de terça a sexta, das 12h às 21h. Sábados, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.
Onde? MIS – Museu da Imagem e do Som, Av. Europa, 158, São Paulo-SP.
Quanto? R$10,00 a inteira e R$5,00 a meia. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet através do site ingressorapido.com.br. Para mais informações: (11) 2117-4777 ou entre aqui no site do MIS.

Castelo Rá-Tim-Bum Cenário - Tricae

Mamães, falo como um fã de Castelo Rá-Tim-Bum, vale muito a pena levar os pequenos para conferirem a exposição, que retrata uma série que foi um marco da televisão brasileira, com conteúdo de qualidade para as crianças. A TV Cultura sempre foi referência em conteúdo infantil e a série Castelo Rá-Tim-Bum foi um de seus trabalhos mais importantes e significativos. Conteúdo 100% nacional e cheio de histórias e fatos interessantes sobre a cultura brasileira e também mundial. Não deixe de conferir!

 

Share Button