Será que os brinquedos do seu bebê são educativos?

Os brinquedos para bebês são essenciais para ajudá-los no desenvolvimento. Veja os brinquedos educativos para o seu filho!

Share Button

brinquedos para bebês

Poucos pais sabem, mas as brincadeiras que realizamos com os nossos filhos ajudam e muito no crescimento deles. Os brinquedos para bebês são importantes na vida dos pequenos, principalmente nos primeiros meses de vida, pois são com eles que aprendem as coisas básicas da vida. Estes produtos, que para muitos podem não ter utilidade nenhuma, serve para estimular habilidades características de cada fase do desenvolvimento infantil. Mas para isso é importante que os pais atentem-se nas características principais e para ajudá-los preparamos um texto com todas as dicas e todos os brinquedos educativos que são essenciais para os bebês.

 

No que os brinquedos podem ajudar?

Como estamos falando dos bebês, vamos nos concentrar apenas nos brinquedos para bebês de até 1 ano de idade. É fundamental, na hora de comprar o brinquedo para o seu filho, que preste bastante atenção na classificação. As maiorias dos produtos vêm com essa especificação na embalagem e são fundamentais para garantir a diversão dos pequenos e por isso é ideal que o brinquedo esteja adequado à idade da criança.

brinquedos para bebês

Existem diversos modelos e cada um tem sua função. Alguns são ótimos para desenvolver as sinapses, ou seja, a comunicação entre os neurônios. Outros as habilidades intelectuais e a coordenação motora. Inclusive, é essencial para que eles tenham noção do tamanho e das cores. Não podemos esquecer que com os brinquedos vem a responsabilidade, aquela velha regrinha de colocar tudo no seu lugar e cuidar com muito carinho para que ele não quebre e, claro, emprestar para os amiguinhos se divertirem também. Tudo isso contribui para que eles consigam conviver de modo mais fácil entre a sociedade.

 

Quais são os modelos ideais de brinquedos para bebês?

Para essa fase, o ideal são brinquedos com cores vivas, sonoros e que fiquem na mão do bebê. Mas para ajudá-los, separamos alguns modelos que irão facilitar essa infância tão gostosa.

Chocalho: Este brinquedo é ótimo, pois além de ser um brinquedo sonoro que desperta a atenção das crianças, eles também estimulam a audição do bebê a coordenação motora. Além disso, eles ajudam no desenvolvimento da visão, pois são coloridos e alegres. As cores atraem o olhar do bebê e o processo de brincar com ele exercita a percepção ao tocar na peça. Ele percebe que é capaz de movimentar o objeto e com o som que este reproduz ajuda a desenvolver na audição.

 

brinquedos para bebês

 

Andador Musical: Este é um brinquedo importantíssimo para as crianças que estão começando a dar os primeiros passos, além disso, elas se divertem com a música e estimulam a coordenação motora com a bandeja do andador que é cheia de brincadeirinhas. As músicas são bem-vindas, pois os bebês estão acostumados a ter contato com os sons desde o útero.

 

Mordedores: São importantes quando os dentes começam a aparecer, por volta dos 7 meses, que é nesse momento que a criança está na fase de se relacionar com o mundo através dos cinco sentidos. Por isso é comum que ela leva tudo a boca e o mordedor não só estimula como também não deixa com que ela morda algo perigoso, que pode até correr o risco de engolir ou estragar os dentinhos.

 

 

Preste atenção antes de comprar o brinquedo do seu filho!

Antes de comprar o brinquedo para o seu bebê é necessário tomar alguns cuidados e prestar bastante atenção nas especificações dos produtos, pois alguns podem oferecer riscos à segurança ou saúde do seu filho:

Selo do INMETRO: Esta é uma das primeiras coisas que se deve observar ao comprar um produto, independente se for brinquedo ou não, pois este selo se certifica que o produto é seguro. Antes de começar a ser vendido, os produtos passam por testes de resistência, tipos de materiais que foram fabricados e se este atende a todas às especificações de segurança exigidas.

shutterstock_75520312

Peças: Deve prestar muita atenção se o produto não contém peças pequenas, por mais que pensamos que iremos monitorá-los durante suas brincadeiras, não é recomendável ter brinquedos desse tipo em casa. Normalmente, se o brinquedo é recomendado para crianças de até 1 ano, não precisam se preocupar, mas em caso de dúvidas é só analisar um pouco mais. Além do tamanho da peça, perceba se o produto contém pontas pontiagudas ou qualquer outro termo que possa vir a machucar a criança.

 

Gosto da criança: Muitos pais acabam comprando brinquedos que agradam mais a eles do que aos próprios filhos e muitas vezes o brinquedo pode ficar de lado. Em alguns casos é legal levar o bebê na hora da escolha do brinquedo, pois só com o entusiasmo dele é possível perceber se o brinquedo ficará ao lado dele ou jogado no canto. Caso não seja possível levá-lo, tente comprar aquilo que mais o agrada e faz o estilo dele.

 

Agora vem a parte mais importante, brincar com os seus filhos! Todos os brinquedos para bebês podem ajudar no desenvolvimento e na coordenação motora, mas para um crescimento e uma infância feliz, a companhia dos pais é essencial.

 

shutterstock_77180656

 

Share Button