Brincadeiras de rua: relembre a sua infância

Relembre todas as brincadeiras de rua mais divertidas e ensine-as para o seu filho. São 10 brincadeiras para lembrar da doce infância e para mostrar aos pequenos o quão divertido era. Esqueça os video-games e computadores e leve-os para rua!

Share Button

Muitas mães devem se lembrar de quando juntavam todos os amigos para fazer aquelas  brincadeiras de rua. É ótimo dar a liberdade para que seu filho brinque na rua, sempre com supervisão. Sendo assim, vamos relembrar algumas brincadeiras que marcaram a infância de todos?

Brincadeiras de rua - Tricae
Foto: Shutterstock

Brincadeiras antigas

1. Esconde-esconde

Chame os amigos e escolha, por meio de um sorteio, quem irá procurar pelas pessoas. A pessoa sorteada deve contar até o número estipulado pelos jogadores, enquanto o restante das crianças se escondem.

Quando quem procura achar alguém, deve correr até o lugar em que fez a contagem, bater na parede e gritar: “1, 2, 3 Gabriela pega”, por exemplo. Mas, caso a criança consiga chegar primeiro no local, ela bate na parede e grita: “1, 2, 3 Gabriela salva”. O primeiro a ser pego será quem procura na próxima rodada, mas todos devem ser achados.

2. Pega-pega

Escolha quem será o pegador. Ele deverá correr atrás dos outros jogadores: quem ele pegar primeiro vira o próximo pegador e assim sucessivamente.

3. Amarelinha

Fique atrás do início do traçado, do lado oposto da palavra “céu”, e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador, sem pular na casa onde ele está, e volte para trás do traçado. Quem errar dá o lugar a outro jogador.

* Preços sujeitos a alteração.

4. Cabra-cega

Um grupo de pessoas sorteia quem será a cabra-cega. O escolhido será vendada e rodada 10 vezes. Depois disso, deve ir atrás das outras pessoas, que ficarão num círculo se mexendo e escapando. Quando o cabra-cega pegar alguém, deverá adivinhar quem é a pessoa e, se adivinhar, trocará de lugar com ela.

5. Barra manteiga

Dividida um grupo de pessoas em dois e cada grupo deve ir para um lado e ficar em fileira, um ao lado do outro. Trace uma linha com um giz na frente de cada grupo e todos os jogadores devem ficar com a palma da mão virada para cima e o cotovelo dobrado na altura da cintura.

Uma pessoa do grupo oposto deve ir ao time adversário e escolher um deles para bater na mão. Quem for tocado corre atrás do outro jogador que, se for pego antes de voltar ao seu time, passa a integrar a equipe adversária. A equipe que terminar com o maior número de jogadores vence.

6. Queimada

Separe os jogadores em dois grupos, trace uma linha no meio e uma outra quase no final de cada uma das metades. Faça um sorteio para ver qual dos times começará com a bola. Um jogador do time sorteado deve arremessar a bola contra o adversário, com intuito de acertar alguma parte do corpo da pessoa.

A pessoa que for queimada deve ir para trás da linha desenhada no final do campo. Assim, sempre que a bola passar essa linha, ela poderá pegá-la e arremessar no time que a queimou. Quem queimar o outro time inteiro primeiro ganha o jogo.

* Preços sujeitos a alteração.

7. Rouba bandeira

Jogam dois grupos, cada um com seu campo e sua bandeirinha. No fundo de cada campo, coloque o objeto que representará a bandeira do time. O objetivo de cada time é roubar a bandeira dos adversários e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for “salvo” por alguém do seu próprio time. Ganha o time que capturar a bandeira adversária mais vezes.

8. Taco

As equipes são formadas por 2 integrantes, ficando um de cada equipe junto a “cela”. Enquanto uma equipe está com o taco, a outra fica com a bola. O objetivo do jogo é cruzar (ou bater) os tacos.

A equipe que bater os tacos na quantidade préestabelecida primeiro ganha o jogo, mas para isso tem que rebater a bola arremessada pela equipe adversária, que tem o objetivo de derrubar a cela. Quando a cela é derrubada a equipe que está com a bola passa a ficar com o taco.

9. Bobinho

É uma brincadeira de bola. Os jogadores vão jogando a bola um para o outro e o objetivo do bobinho é roubar a bola. Se conseguir, quem chutou a bola pela última vez será o novo bobinho. Pode ser brincado com os pés ou com as mãos.

10. Alerta

O jogador pega a bola, joga pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.

* Preços sujeitos a alteração.

btn_veja-mais

 

Share Button